Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como fazer o celular carregar mais rápido?

Descubra algumas dicas de como fazer o celular carregar mais rápido e como prolongar a vida útil da bateria

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

17 de ago de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Com o uso constante do celular no dia a dia, muitas vezes nos vemos em meio a perrengues causados por sua bateria. Seja por ela terminar muito rápido com pouco tempo de uso, ou por precisarmos de uma carga rápida antes de sair de casa. E é comum para muitos usuários achar que não há nada que possa ser feito quanto a isso, o que não é totalmente verdade. Logo, confira algumas dicas de como fazer o celular carregar mais rápido e algumas boas práticas para prolongar a vida útil de bateria do aparelho. 

Compre agora o carregador portátil Xiaomi na Amazon

Utilize o carregador certo e da melhor forma   

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Existem alguns pontos a se atentar no uso do carregador que fazem diferença na hora de dar carga e são alguns dos principais fatores quando a questão é como fazer o celular carregar mais rápido. O primeiro deles é buscar sempre carregar o celular pela tomada, e não apenas pelo USB conectado no computador ou em um hub. Portas USB tendem a liberar menos energia do que uma tomada convencional, acarretando em uma demora maior para carregar o celular. 

Um segundo ponto relacionado ao carregador é dar preferência por utilizar o carregador original por ter uma melhor compatibilidade, já que foi feito para ser utilizado nele. Cabos de outros aparelhos podem ocasionar em um carregamento mais lento, e cabos alternativos ou piratas correm o risco de causar até “efeitos colaterais”, como danos na parte interna do aparelho ou até explosões. 

Mas, existe um cenário onde é recomendado utilizar um carregador diferente daquele que acompanha o aparelho na caixa. Em alguns casos, o celular conta com uma potência de carregamento maior do que o conector que vem junto à ele, por exemplo, celulares que permitem potências de até 33W mas o carregador presente em sua caixa possui apenas 25. Neste caso, o recomendado é procurar por um modelo oficial da mesma marca, e com o máximo de potência possível. 

Alterações no celular que também ajudam

Para além do carregador, há também certas coisas para se fazer no aparelho que também ajudam em como fazer o celular carregar mais rápido. Não utilizar o smartphone ou até mesmo desligá-lo durante o carregamento são duas práticas que contribuem para a velocidade da carga, já que é uma garantia que toda a energia está indo para a bateria em si. Ativar o modo avião também contribui, tanto para uma maior economia, já que o aparelho gasta muita bateria para procurar e manter o sinal, quanto para carregar de uma forma mais rápida também. 

Manter a temperatura do celular controlada também é de suma importância, não só para carregar mais rápido, como também para a “saúde” do aparelho. E uma das formas de fazer isso é retirando a capinha no momento do carregamento. Como praticamente todos os smartphones da atualidade possuem baterias de íon-lítio, seu carregamento se dá de uma forma mais rápida quando o aparelho se encontra em temperaturas mais baixas. 

Compre agora o carregador Turbo Power 20W Motorola na Amazon

Aumentando a vida útil de sua bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além de saber como fazer o celular carregar mais rápido, existem algumas práticas que contribuem para a aumentar a vida útil da bateria. Uma delas é de não deixar a bateria chegar em seus “extremos”, ou seja, evite que ele zere por completo assim como evite carregar até os 100%. Toda bateria possui ciclos limitados de carregamento, relacionadas a quantas vezes ela pode descarregar e ser carregada novamente, portanto, mantê-la acima dos 20 e abaixo dos 85% permite explorar cada ciclo ao máximo sem desgastar tanto a bateria. 


Aproveite os cupons de desconto Aliexpress para economizar ao máximo na compra de seus novos acessórios para smartphone.