Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Como fazer a troca da pasta térmica do PS4?

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

8 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Trocar a pasta térmica do PlayStation 4 é uma tarefa ingrata, porém necessária. Você já deve ter notado, após meses de uso, que seu PS4 começa a fazer mais barulho, como se as ventoinhas estivessem prestes a explodir. Isso acontece por conta do acúmulo de poeira no interior do console, que acaba prejudicando o sistema de ventilação, que leva ao superaquecimento do aparelho e possíveis problemas de desempenho.

Embora pareça um problema grave quando ligamos e o ruído das ventoinhas fica cada vez mais alto, uma boa limpeza pode dar conta do recado, além de aumentar o tempo de vida do console. É durante essa limpeza que é feita a troca da pasta térmica, mas aqui vai um aviso muito importante: o procedimento é simples e bem rápido de fazer, porém é necessário remover os adesivos que cobrem os parafusos da carcaça do console. Uma vez removidos os adesivos, se vai junto a garantia do PS4. 

Aproveite as melhores promoções de games da internet!

Então, se o seu PS4 ainda está na garantia, não recomendamos seguir com esse procedimento, e sugerimos que você procure uma assistência autorizada. No entanto, como sabemos que entre nossos leitores temos aventureiros natos, vamos explicar como proceder com a limpeza e troca da pasta térmica do seu PS4 de forma segura.

Limpeza e troca da pasta térmica do PS4

ps4 console e dualshock 4

Antes de começar, certifique-se de que possui as ferramentas necessárias para a operação. Você vai precisar de uma chave philips, uma chave torx com furo, pincéis e cotonetes para limpeza, álcool isopropílico e a pasta térmica.

Feito o check list dos itens, vamos ao que interessa: primeiro você vai retirar o HD, então muito cuidado, pois essa é uma das partes mais sensíveis do PS4. Ele fica sob a parte brilhante da carcaça do console, que sai tranquilamente se for forçada para fora com cuidado. Você vai encontrar o HD preso por um parafuso, use a chave apropriada e retire-o cuidadosamente.

Uma dica importante: quando você estiver retirando os parafusos da carcaça do seu PS4, lembre-se de guardá-los em um local seguro, talvez um copo ou caneca.

Removido o HD é hora de retirar o restante da carcaça. Comece pela parte de trás, após localizar os 4 adesivos que cobrem os parafusos. Como já mencionamos, a remoção dos adesivos invalida o prazo de validade do console. Use a chave apropriada e separe os parafusos. Para remover a tampa fosca, basta destravar a parte da frente puxando-a para fora. Você vai ouvir alguns estalos que indicam que a tampa pode ser retirada com segurança. Pegue os pincéis, cotonetes e o álcool, porque aqui você vai começar o trabalho de limpeza. Remova todos a poeira acumulada com bastante cuidado.

Destrave a tampa da parte de trás puxando-a para fora, você vai ouvir novamente os estalos, então poderá removê-la com segurança. A fonte de alimentação pode ser acessada pela parte inferior do console, para removê-la, use a chave apropriada para retirar os parafusos. Desconecte o cabo que fica ligado na parte lateral da fonte. Aqui é preciso cuidado e atenção, pois a remoção pode exigir um pouco de esforço devido aos pinos que alimentam a placa. 

Ainda na parte inferior, você precisará retirar a antena bluetooth (não deve ser difícil encontrá-lo, é um fio que cruza o console). Basta retirar o conector de um dos lados e puxar o outro com bastante cuidado. Desconecte todos os cabos dessa região e dê continuidade na limpeza.

Ao lado do cooler você vai encontrar o leitor de blue-ray, onde será preciso retirar alguns parafusos específicos para remover todo o conjunto. Quando conseguir removê-lo (lembrando sempre de guardar os parafusos), você terá acesso à ventoinha, onde será feito o trabalho pesado de limpeza e a troca da pasta térmica.

Depois de dar uma geral no seu PS4, você precisará voltar a placa lógica para fazer a troca da pasta térmica, então retire a bateria para não ter problemas. Limpe a pasta térmica que estiver sobre o processador usando um pano com álcool isopropílico. Quando estiver tudo limpo, aplique uma pequena quantidade de pasta térmica sobre o processador e espalhe com cuidado.

Prontinho, agora é hora de remontar tudo. Reinstale o cooler, coloque a placa metálica que possui o dissipador de calor e não se esqueça de usar os parafusos corretos em cada buraco. Instale a bateria na placa lógica e deixa-a com cuidado sobre a placa lógica, então coloque a outra proteção metálica. Reconecte todos os cabos, tomando o cuidado pois são bastante sensíveis. Depois você vai instalar a fonte de alimentação limpar e encaixar a tampa dos dois lados do console. Reinstale o HD, coloque a tampa brilhante que o cobre e, por último, coloque os parafusos da parte inferior de volta.

O acúmulo de poeira no console é um problema recorrente, mas nada que uma boa limpeza não ajude!


Agora que você sabe como trocar a pasta térmica do seu PlayStation 4, que tal aproveitar as melhores promoções e descontos com cupom Americanas e cupom Submarino?