Take a fresh look at your lifestyle.

Como fazer a troca da pasta térmica do PS4?

Seu PS4 anda meio barulhento? Então talvez esteja na hora de fazer uma limpeza interna pesada e trocar a pasta térmica. Veja como fazer!

Trocar a pasta térmica do PlayStation 4 é uma tarefa ingrata, porém necessária. Você já deve ter notado, após meses de uso, que seu PS4 começa a fazer mais barulho, como se as ventoinhas estivessem prestes a explodir. Isso acontece por conta do acúmulo de poeira no interior do console, que acaba prejudicando o sistema de ventilação, que leva ao superaquecimento do aparelho e possíveis problemas de desempenho.

Embora pareça um problema grave quando ligamos e o ruído das ventoinhas fica cada vez mais alto, uma boa limpeza pode dar conta do recado, além de aumentar o tempo de vida do console. É durante essa limpeza que é feita a troca da pasta térmica, mas aqui vai um aviso muito importante: o procedimento é simples e bem rápido de fazer, porém é necessário remover os adesivos que cobrem os parafusos da carcaça do console. Uma vez removidos os adesivos, se vai junto a garantia do PS4. 

Quer receber avisos sempre que aparecer PlayStation 4 em promoção?

Então, se o seu PS4 ainda está na garantia, não recomendamos seguir com esse procedimento, e sugerimos que você procure uma assistência autorizada. No entanto, como sabemos que entre nossos leitores temos aventureiros natos, vamos explicar como proceder com a limpeza e troca da pasta térmica do seu PS4 de forma segura.

Leia Mais:

Limpeza e troca da pasta térmica do PS4

ps4 console e dualshock 4

Antes de começar, certifique-se de que possui as ferramentas necessárias para a operação. Você vai precisar de uma chave philips, uma chave torx com furo, pincéis e cotonetes para limpeza, álcool isopropílico e a pasta térmica.

Feito o check list dos itens, vamos ao que interessa: primeiro você vai retirar o HD, então muito cuidado, pois essa é uma das partes mais sensíveis do PS4. Ele fica sob a parte brilhante da carcaça do console, que sai tranquilamente se for forçada para fora com cuidado. Você vai encontrar o HD preso por um parafuso, use a chave apropriada e retire-o cuidadosamente.

Uma dica importante: quando você estiver retirando os parafusos da carcaça do seu PS4, lembre-se de guardá-los em um local seguro, talvez um copo ou caneca.

Removido o HD é hora de retirar o restante da carcaça. Comece pela parte de trás, após localizar os 4 adesivos que cobrem os parafusos. Como já mencionamos, a remoção dos adesivos invalida o prazo de validade do console. Use a chave apropriada e separe os parafusos. Para remover a tampa fosca, basta destravar a parte da frente puxando-a para fora. Você vai ouvir alguns estalos que indicam que a tampa pode ser retirada com segurança. Pegue os pincéis, cotonetes e o álcool, porque aqui você vai começar o trabalho de limpeza. Remova todos a poeira acumulada com bastante cuidado.

Quer receber avisos sempre que aparecer controle de PS4 em promoção?

Destrave a tampa da parte de trás puxando-a para fora, você vai ouvir novamente os estalos, então poderá removê-la com segurança. A fonte de alimentação pode ser acessada pela parte inferior do console, para removê-la, use a chave apropriada para retirar os parafusos. Desconecte o cabo que fica ligado na parte lateral da fonte. Aqui é preciso cuidado e atenção, pois a remoção pode exigir um pouco de esforço devido aos pinos que alimentam a placa. 

Ainda na parte inferior, você precisará retirar a antena bluetooth (não deve ser difícil encontrá-lo, é um fio que cruza o console). Basta retirar o conector de um dos lados e puxar o outro com bastante cuidado. Desconecte todos os cabos dessa região e dê continuidade na limpeza.

Ao lado do cooler você vai encontrar o leitor de blue-ray, onde será preciso retirar alguns parafusos específicos para remover todo o conjunto. Quando conseguir removê-lo (lembrando sempre de guardar os parafusos), você terá acesso à ventoinha, onde será feito o trabalho pesado de limpeza e a troca da pasta térmica.

Quer receber avisos sempre que aparecer jogos de PS4 em promoção?

Depois de dar uma geral no seu PS4, você precisará voltar a placa lógica para fazer a troca da pasta térmica, então retire a bateria para não ter problemas. Limpe a pasta térmica que estiver sobre o processador usando um pano com álcool isopropílico. Quando estiver tudo limpo, aplique uma pequena quantidade de pasta térmica sobre o processador e espalhe com cuidado.

Prontinho, agora é hora de remontar tudo. Reinstale o cooler, coloque a placa metálica que possui o dissipador de calor e não se esqueça de usar os parafusos corretos em cada buraco. Instale a bateria na placa lógica e deixa-a com cuidado sobre a placa lógica, então coloque a outra proteção metálica. Reconecte todos os cabos, tomando o cuidado pois são bastante sensíveis. Depois você vai instalar a fonte de alimentação limpar e encaixar a tampa dos dois lados do console. Reinstale o HD, coloque a tampa brilhante que o cobre e, por último, coloque os parafusos da parte inferior de volta.

O acúmulo de poeira no console é um problema recorrente, mas nada que uma boa limpeza não ajude!


Agora que você sabe como trocar a pasta térmica do seu PlayStation 4, que tal aproveitar as melhores promoções e descontos com cupom Americanas e cupom Submarino?


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!