Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como será a retrocompatibilidade do PS5?

A nova geração de consoles tá chegando e a Sony já afirmou que o PS5 terá retrocompatibilidade com o PS4, mas como vai funcionar?

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

4 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A retrocompatibilidade do PS5 foi um assunto bastante discutido nas últimas semanas, após o anúncio da Sony sobre o tema em outubro. A retrocompatibilidade é a capacidade de consoles novos de conseguir rodar jogos das gerações passadas. Com isso, são necessárias diversas atualizações para que games desenvolvidos para plataformas antigas se adaptem às novas plataformas e possam ser jogados sem bugs.

A Sony confirmou que PS5 terá retrocompatibilidade com o PS4, com algumas restrições, mas não terá com os 3 primeiros consoles da marca: PS1, PS2 e PS3.

Como será a retrocompatibilidade no PS5?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A retrocompatibilidade do PS5 será nos dois formatos: digital e mídia física ― para esse formato o jogador precisa ter a versão do PS5 com entrada de discos.

Com discos

Para quem tem a versão física dos jogos de Playstation 4, basta inserir o disco no PS5. O console identifica o game e inicia uma atualização para torná-lo compatível. Depois é só selecionar o menu Games e abrir o jogo ― lembre-se apenas de manter o disco no console, do contrário o jogo pode ser interrompido.

Com jogos digitais

Cerca de 99% dos games de PS4 poderão ser jogados no PS5, incluindo títulos como The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima. Jogos digitais de PS4 podem ser baixados no PS5 direto da PlayStation Store, porém não é possível converter jogos em mídia física em licenças digitais ― caso você tenha muitos jogos nesse formato, não poderá usar a retrocompatibilidade com o PS5.

Jogos com Game Boost

Alguns dos títulos disponíveis terão o benefício do “Game Boost”, um sistema criado pela Sony para aprimorar jogos da geração passada, permitindo que rodem com maior resolução e taxa de quadros mais estáveis, melhorando a performance.

No entanto, o progresso de jogos antigos nem sempre será compatível com o PS5, essa decisão caberá aos desenvolvedores de cada game. Porém, saves antigos guardados em memórias externas ou nuvem, ainda podem ser usados.

Fora as limitações, alguns títulos de PS4 ficarão com carregamentos mais rápidos, embora alguns possam apresentar erros ou comportamento inesperado quando jogados no PS5.

Limitações da retrocompatibilidade do PS5

A Sony apresentou uma lista com algumas limitações na hora de jogar jogos de PS4 no PS5. O menu Share do PS4, por exemplo, não estará disponível no PS5, nem as funções Torneios e Live From Playstation ou aplicativos de PS4, que funcionam como segunda tela.

Além disso, a nova câmera HD do PS5 não é compatível com jogos de PS4. Em relação aos controles, DualSense e DualShock 4, ambos funcionarão normalmente, porém somente para jogos de PS4.

Os títulos de PS4 que não rodam em PS5 estarão marcados na Play Store com a tag “apenas PS4”.

Fonte: Playstation.Blog


No Promobit você encontra as melhores promoções de games! Aproveite o cupom Americanas ou cupom Submarino e garanta seu s jogos favoritos pelos preços mais barato!