Campanha Aniversario Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Como escolher um notebook gamer entre as várias opções do mercado?

Saiba aspectos que devem ser avaliados para quem deseja comprar um aparelho compatível com jogos on-line

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

21 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Fomentando em jogos como World of Warcraft e plataformas como Steam, o mercado de games on-line deslanchou nos últimos anos e é um verdadeiro filão de vendas. Segundo a consultoria Newzoo, especializada em estimativas para o setor de jogos, o mercado games online gerou US$ 152 bilhões em receita global em 2019, valor que deve chegar a US$ 196 bilhões em 2022.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Mas essas previsões não surgiram do nada: elas provêm do interesse dos usuários tanto em adquirir jogos on-line como equipar seus computadores ou notebooks para suportar esse jogos, que exigem especificações de hardware mais potentes do que se encontra nos dispositivos comuns.

E a busca por uma máquina compatível com diferentes jogos cresceu especialmente ao longo de 2020, como mostra esse gráfico gerado pelo Google, com um pico bem expressivo entre abril e junho (muito provavelmente, por conta do período de distanciamento gerado pela pandemia), mas ainda bem maior do que o registrado nos anos anteriores.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso você está pensando em comprar ou substituir seu notebook por uma máquina mais compatível com os jogos da geração atual, esse post é para você.

Dica master: pesquise, pesquise e pesquise

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Analysis Strategy Study Information Business Planning

Apresentamos abaixo algumas das principais características que devem ser buscadas em um notebook gamer, mas sem nos aprofundarmos nos hardwares disponíveis atualmente para garantir que a “vida útil” dessa matéria seja mais longa.

Com as instruções abaixo, você já consegue entender os parâmetros cruciais na busca de um equipamento e comparar com as especificações técnicas das máquinas disponíveis no mercado.  O principal ponto é entender o que você acha mais importante e buscar máquinas que cumpram essa função e caibam no seu orçamento. 

É claro que seria ótimo adquirir um notebook com todas as configurações de ponta, mas sabemos que os preços são bem altos, então é opção que temos é escolher de forma inteligente e compatível com o que se acha mais importante na hora do jogo.

Então vamos às características que você deve observar:

Armazenamento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de o valor ainda ser alto, vale a pena investir no SSD como opção de armazenamento por conta das vantagens como inicialização mais rápida e execução mais silenciosa (o que faz diferença, quando se pensa em ficar horas e horas ouvindo o barulho até que baixo, mas constante, de um HD).

Uma dica para contornar a relação preço x armazenamento é optar por notebooks que permitam que possibilitem instalar mais de um SSD ou que tenha entradas tanto para SSD como para HD. Falando de interfaces, a mais recomendada para uso gamer é a com suporte a SSDs NVMe em PCIe 4x, com quatro vias, por ser mais rápida do momento.

Design

Enquanto padrão de notebooks game costuma ser mais discreto (dando preferência a questões como hardware e software mais potentes), vale prestar atenção a questões como o formato das aberturas que a máquina tem  para “expulsar” o calor gerado dentro da máquina e a presença de portas Gigabit Ethernet, as mais avançadas para conexão por cabo.

Memória RAM

Da mesma forma que acontece quando se fala com smartphones,quanto mais memória, menos preocupações você terá nesse aspecto.  Um computador equipado com 8GB já consegue dar conta do trabalho de guardar os dados utilizados pelo jogo durante seu funcionamento, mas caso você possa optar por uma máquina já com 16GB, sua vida ficará mais tranquila.

Placa de vídeo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A placa de vídeo é um equipamento essencial para se observar na escolha ou montagem de um notebook gamer, porque esse componente é responsável por suportar toda a execução de gráficos — ou seja, gerar todas as imagens do jogo. A principal referência dentro desse mercado são as placas da linha GTX, da GeForce, que é uma marca específica da Nvidia para jogos. Mas também vale consultar os componentes da linha RX, da AMD.

Processador

Como o nome já diz, o equipamento ajuda a processar diversas ações dentro do computador, inclusive quando se fala em  games.  Apesar de a placa de vídeo lidar com a geração de gráficos, fatores como resolução e qualidade da imagem ficam comprometidos caso o processador não atue de forma rápida o suficiente. Pensando em marcas mais conhecida, as linhas “H” de marcas como AMD e Intel costumam oferecer boas opções.

Tela

Apresentando esse tópico somente para dizer que, como o mercado atual possui praticamente o mesmo padrão (15,6 polegadas e resolução Full HD), é quase impossível fugir dessa configuração. Só confira questões como resolução e quantidade de cores, que de fato podem variar.


Aqui no Promobit você sempre economiza aproveitando as melhores promoções de notebook. Seu novo computador portátil pode ficar com o preço ainda menor conferindo o cupom Submarino.