Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Como escolher um ferro de passar? Saiba qual o ideal para você

Você sabe como escolher um ferro de passar? Veja as dicas que separamos e não erre mais na escolha do seu!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

10 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

É possível encontrar uma grande variedade de ferros de passar atualmente, ainda que grande parte dos tecidos utilizados nas roupas não necessitem da fase de passar, esse eletroportátil ainda é muito utilizado por quem gosta de tirar os amassados das peças e até mesmo ter certeza que o calor ajuda na eliminação de bactérias das peças. Mas será que você sabe como escolher um ferro de passar? Ou está comprando gato por lebre? Veja a seguir as dicas que separamos para você se atentar no momento de escolher o seu. 

Tipos de ferro de passar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Ferro a vapor

O ferro a vapor ganhou muito espaço no mercado pela sua praticidade em passar diversos tipos de tecido, principalmente os mais grossos, como é o caso do jeans. Isso pois, o vapor ajuda a deixar as fibras das roupas mais macias facilitando o processo de deixá-las esticadas. Além disso, esse tipo de ferro costuma ser mais econômico e conta com diversos recursos tecnológicos que auxiliam na economia.

Contudo, esse modelo tende a ser mais pesado e caso não haja a sistema de auto limpeza, corre o risco de entupir as saídas de água.

Ferro a seco

O ferro a seco é um dos modelos mais comuns de se encontrar. Seu modo de funcionar é basicamente como qualquer outro, sendo a única diferença a ausência do reservatório de água. Ou seja, é necessário contar com um borrifador de líquido caso seja necessário umedecer os tecidos para obter o resultado desejado.

Esse tipo de ferro é muito indicado para tecidos delicados, como seda, uma vez que a presença do vapor pode ocasionar manchas e estragar o tecido. Mas é ineficiente nos tecidos mais grossos como jeans, por exemplo.

Como escolher um ferro de passar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Antes mesmo de buscar uma opção de ferro e até mesmo entender como escolher um ferro de passar, é necessário saber quais as suas necessidades de consumo. Isso pois, existem modelos para grandes demandas de roupas, para viagens, compactos, com grandes reservatórios de água, sem fio etc. Além disso, para escolher um ferro de passar adequado para você é importante estar atento ao material das suas roupas, dessa maneira o aparelho não irá danificá-las. Mas sabendo disso, agora vamos ao que analisar nos modelos:

Material da base

O primeiro ponto a se verificar no momento de escolher um ferro de passar é, além do material do modelo, qual o material usado na base. Isso pois, esse é o principal ponto de contato com as peças e dependendo podem danificar os tecidos. 

Os modelos mais baratos costumam ter a base de alumínio polido, que não deslizam com tanta facilidade e podem acabar derretendo detalhes das peças e desbotando estampas e cores. Portanto, prefira os modelos com base de cerâmica, teflon ou durillium que além de serem materiais antiderrapantes, distribuem o calor de maneira uniforme na peça, não danificando ou desbotando as peças.

Peso

Para quem utiliza o ferro para passar grandes quantidades de peças, o peso pode ser um fator preocupante a longo prazo, dando dores no braço e pulso. Por isso, prefira os modelos mais leves, ainda que o reservatório seja menor, e separe as peças por categorias dos tecidos mais grossos aos mais leves. 

O peso também pode ser um fator importante para quem viaja com frequência e precisa levar o aparelho. Atualmente contamos com os ferros para essa finalidade, contudo alguns usuários reclamam do material não ser tão bom. Então se deseja um ferro de passar durável pode optar por um modelo tradicional leve e pequeno.

Consumo de energia

Por fim, mas não menos importante, verifique a potência e consumo do ferro de passar. Mesmo o ferro a vapor ser mais econômico, alguns fatores simples podem render uma boa economia de energia no final do mês.


Se você chegou até aqui, então já sabe como escolher ferro de passar, então por que não aproveitar as ofertas de eletroportáteis no Promobit? Com um cupom Americanas ou cupom Submarino você paga mais barato nas suas compras.