Promobit
Promobit Explica

Como escolher sofá para sala pequena?

Entenda porque é melhor dar preferência a móveis grandes e de cores claras quando for escolher o sofá da sua sala.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Escolher os móveis para casa é sempre uma tarefa complicada, ainda mais em cômodos pequenos, pois, além de conforto e combinar com decoração, ele precisará encaixar no espaço disponível e não atrapalhar a circulação das pessoas pelo cômodo.

Para ajudar nessa escolha, nós separamos algumas dicas e “hacks” que ajudarão na hora de escolher o melhor sofá para uma sala pequena.

Escolha o maior sofá possível

Ao contrário do que possa parecer, é melhor apostar em um único sofá grande do que uma combinação de peças menores. Isso porque quanto mais objetos espalhados pelo lugar, maior a sensação de “falta e espaço”.

Apesar de não existirem regras na hora de decorar um ambiente, se o objetivo é criar a impressão de que ele é maior, o ideal é sempre contar com móveis maiores e em menor quantidade. No caso do sofá, é muito mais interessante ter um modelo de 3 lugares, do que um de 2 lugares e uma cadeira ou poltrona.

sofa grande

Claro, não dá para esquecer da função básica do móvel: acomodar as pessoas confortavelmente enquanto estão no ambiente. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para que o móvel não sacrifique a circulação no cômodo. O ideal é que pelo menos 60 cm sejam deixados para essa função. Se estiver em dúvidas sobre as dimensões do novo sofá, uma dica é desenhá-lo com uma fita crepe no chão e medir a distância dos demais móveis e paredes até ele.

Outra dica para escolher o tamanho do sofá é ficar atento ao comprimento dos braços, que podem “roubar” um bom espaço útil.

Prefira cores claras

Se você está decorando uma sala pequena, essa é uma dica de ouro. Dê sempre preferência a cores claras, pois elas dão a sensação de que o espaço é maior. Uma sala do mesmo tamanho, sendo uma pintada de branco e outra de preto, criarão sensações completamente diferentes ao adentrar nelas, sendo de maior e menor amplitude, respectivamente.

É importante entender que é possível fugir do branco ao criar uma decoração com clores claras, principalmente se a cor já tiver sido escolhida para as paredes. Nesse caso, o ideal é brincar com um tom mais aberto para o sofá, como um azul, cinza ou até mesmo opções mais vibrantes, como vermelho. O sofá pode ser um elemento de contraste, desde que combine com o restante do ambiente e seja a única peça grande a ter essa função.

Chaise é um grande aliado

Além de aumentar o conforto na hora de sentar no sofá e assistir TV ou apenas relaxar, o chaise é um importante aliado para otimizar o espaço e conseguir acomodar mais pessoas no ambiente sem deixá-lo entulhado com cadeiras e poltronas. A principal dica que deixamos é optar por um modelo de sofá com chaise retrátil, pois, após ser usado, ele irá retornar para “dentro” do móvel e liberar ainda mais espaço no cômodo.


Agora que você sabe como escolher o móvel para a sua sala, aproveite as nossas promoções de sofá e encontre o modelo ideal para a sua decoração e seu bolso.