Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como escolher o melhor cooktop para sua casa?

Nosso passo a passo ajuda a você a fazer a melhor decisão na hora de comprar um cooktop para sua cozinha

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

28 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Os cooktops estão se tornando incrivelmente populares no Brasil, após conquistarem as cozinhas da Europa e dos Estados Unidos. Além das vantagens na hora de customizar o ambiente, os charmosos fogões de mesa podem funcionar a gás, por eletricidade ou por indução, o que oferece uma grande variedade de opções aos consumidores.

Elegantes, práticos e cheios de funções para ajudar na hora de preparar os alimentos, ainda é possível ficar com dúvidas na hora de encontrar o cooktop perfeito. Seja para quem tem um espaço pequeno ou para quem tem sonhos de ter uma cozinha digna de um chef profissional, nós ajudamos você a fazer a melhor escolha para a sua casa.

Cooktop Gourmet Indução

Primeiro passo: verificar suas necessidades e o seu orçamento

Antes de escolher o produto ou modelo que você irá comprar, o mais importante é ter uma ideia do quanto você terá disponível para gastar na compra e também quais são as suas principais necessidades e quais funcionalidades podem ajudar você a ter mais praticidade.

Por exemplo, alguns cooktops possuem queimadores com tripla chama, que preparam alimentos em maior quantidade e com maior rapidez, mas também são mais caros. Outros modelos podem vir com um timer com aviso sonoro, para avisar quando é hora de tirar a panela do fogo.

Segundo passo: escolher entre a gás, elétrico e por indução

Essa também é a hora de decidir se você irá comprar um cooktop a gás, elétrico ou por indução. Cada um deles tem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na hora da decisão de compra.

Fizemos um pequeno resumo de cada um deles aqui, para você saber por onde começar.

Cooktop a gás

Cooktop Esmaltec Gourmet Tripla Chama

Prós: o cooktop a gás é bastante prático, principalmente pelo fato de aceitar qualquer tipo de panela. A maioria das casas já possui saída a gás ou espaço para botijão, outro ponto prático desse modelo de eletrodoméstico. O aquecimento é instantâneo e o controle da temperatura também. É ainda o modelo mais barato.

Contras: design costuma ser menos moderno do que os cooktops elétricos ou por indução. Há também riscos maiores de causar acidentes com fogo e combustão.

Cooktop elétrico

Prós: design atraente e praticidade na instalação. Ótimo para cozinhas planejadas. Para quem procura um cooktop, é geralmente mais barato do que um fogão cooktop por indução, mas mais caro do que um cooktop a gás.

Contras: precisa de panelas específicas para funcionar e as mudanças de temperatura são mais lentas do que nos dois outros tipos de fogão, o que dá menos controle sobre o preparo dos alimentos.

Cooktop por indução

Cooktop por Indução

Prós: fogões por indução são extremamente eficientes, além de serem fáceis de limpar, já que são uma superfície lisa. É um modelo seguro, principalmente para quem possui crianças em casa, já que não gera calor em contato com a pele humana.

Contras: o custo desse tipo de fogão é mais alto. Também é necessário utilizar panelas específicas e comprar um forno à parte.

Terceiro passo: escolher o tamanho

O cooktop é um tipo de fogão que precisa ser embutido em uma bancada ou mesa para poder funcionar corretamente. Isso significa que é muito importante saber o tamanho exato do seu espaço e do modelo que você irá comprar. Principalmente porque os fogões de mesa desligam sozinhos quando ficam superaquecidos. Uma bancada que não tenha as medidas adequadas para o modelo pode atrapalhar a ventilação, levando o cooktop a apresentar mau funcionamento e até causando avarias no aparelho.

Você pode encontrar o tamanho indicado do nicho da bancada para cada modelo de cooktop no manual de instalação do produto, que hoje em dia é facilmente encontrado no site dos fabricantes. Aparelhos com o mesmo número de bocas também costumam ter um tamanho de nicho próprios.

Por exemplo, o Cooktop a Gás Built 4 Bocas BLT4QPR tem medidas de 58 x 5 x 46 cm. O tamanho do nicho, parte inferior que se encaixa na bancada é de 49,5 x 34,5 cm. O tamanho de bancada para acomodar esse cooktop de forma segura seria de, pelo menos, 63 x 51 cm.

fogão gourmet iluminado

Quarto passo: com ou sem forno?

Ao contrário dos fogões de piso e embutidos, os cooktops não vêm acompanhados de um forno, o que significa que é necessário comprar um separadamente, caso você queira ter a opção de preparar pratos assados, entre outros.

Fornos de embutir podem ser encontrados a partir de R$500,00 e trazem as mesmas funcionalidades do forno de um fogão de piso, podendo trazer funções extras, como grill, duplo forno, timer etc.

A vantagem de comprar um forno separadamente é poder colocá-lo em um local mais acessível, não sendo necessário se abaixar para pegar os pratos, por exemplo.

Quinto passo: potência dos queimadores

Fogão de embutir cooktop

Antes de finalizar sua compra, verifique a potência de cada queimador. Quanto maior a potência, mais rápida será a cozedura. Em um modelo cooktop, as bocas costumam ter uma potência que varia entre 1.000w e 4.000w, em modelos mais sofisticados.

Uma potência maior significa que os alimentos ficarão prontos com maior rapidez e que temperaturas maiores podem ser alcançadas. Os queimadores mais modernos vêm com funções específicas para fazer a chama ser mais intensa, como a tripla chama, quadri chama ou mega chama.

Leia mais: Melhores fogões para comprar em 2019

As melhores ofertas de cooktop você encontra aqui no Promobit, assim como ótimos cupons de desconto para ajudar você a economizar nas suas compras. Confira também as ofertas FastShop e promoções Submarino para conseguir os melhores aparelhos para a sua casa.