Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Caseiro é mais saboroso: como escolher batedeira para pão?

Reunimos dicas sobre como escolher batedeira para pão para você que precisa de um aparelho que comporte até 1 quilo de massa.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

27 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Brioche, panetone, pão recheado, rosca doce… É possível preparar várias massas de pão deliciosas em casa, mas para isso muitas vezes é necessário contar com os instrumentos ideais, como uma batedeira. Para você que quer adquirir uma, mas não sabe o que deve procurar no aparelho para encontrar a melhor, hoje ensinamos como escolher batedeira para pão sem errar. 

Opte pelos modelos planetários 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Movimento planetário da batedeira com a pá em globo

Uma batedeira para pão de qualidade será profissional, logo funcionará rotação planetária. Isso significa que suas pás giram tanto em torno do eixo e em volta dele como realizam o movimento de translação, atingindo toda a tigela, para aproveitamento máximo. Batedeiras desse tipo são mais potentes do que as comuns, mas também mais caras. 

Já que falamos das pás, é importante explicar para que serve cada uma: a primeira se assemelha quase a um globo e serve para claras em neve; a que parece uma raquete ou uma pá serve para bolos, cookies ou qualquer outra receita que leve muita manteiga e açúcar; já o gancho é o indicado para bater pães, panetones e outras massas bem pesadas. 

O gancho sova a massa do pão na batedeira quando ela está nas velocidades baixas, como a primeira ou a segunda, no máximo. Aliás, é importante mantê-la assim para que o glúten se desenvolva melhor na massa (ele é o responsável pela retenção da fermentação, o que faz a massa crescer). Se a sua batedeira para pão for muito rápida mesmo nas velocidades mais baixas, saiba que isso não é um impeditivo para utilizá-la, pois você pode controlar melhor a velocidade utilizando um dimer.   

Priorize tigelas de inox com grande capacidade 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A tigela deste modelo de batedeira Kitchenaid possui 5,7 litros de capacidade

Na hora de escolher batedeira para pão, se possível, opte por aquelas que acompanham tigela de inox, pois elas são mais resistentes. O gancho, no movimento planetário, atinge toda a superfície da tigela, o que a deixa mais propensa a riscos, por exemplo. Além disso, batedeiras desse tipo costumam tremer um pouco sem sair do lugar, então é importante que a tigela seja mais firme. 

Outros materiais possíveis são o plástico (que, se for o escolhido, deve ser firme para aguentar altas e baixas temperaturas normalmente) e o vidro, que é tão fácil de limpar como o inox, mas pode quebrar com muito mais facilidade, então não é tão recomendado. 

Quanto à capacidade, procure por tigelas que aguentem pelo menos um quilo de massa, como a da Cadence Orbital Colors, que possui espaço para três litros. Prefira ainda aquelas que têm alça, pois assim fica mais fácil transferir possíveis líquidos para a forma, além de carregá-la de um lugar para outro. 

Repare se os batedores estão mais ao canto da tigela

Seja por fotos ou pessoalmente, procure reparar, com a batedeira montada, se os batedores estão mais centralizados ou ao canto da tigela, porque é importante que eles consigam raspar todo o conteúdo dela sem o auxílio de uma pá. Essa parece ser uma diferença mínima em todo o processo de fazer um pão, mas trará mais praticidade para o preparo. Leve em consideração que o ponto de uma massa de pão boa é ela se desprender totalmente do refratário, então os batedores estarem bem rentes a ele pode ajudar. 

A variação de velocidade é mais importante do que a quantidade delas 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Opções de velocidade de uma batedeira Kitchenaid

Quando estiver pesquisando modelos de batedeira, vai perceber que elas possuem diversas velocidades: três, cinco e até dez. Mas, será que essa quantidade faz diferença? A resposta é: depende. O mais importante é o quanto as velocidades variam, ficam mais rápidas, quando você troca uma pela outra. Não adianta ter dez velocidades se a mais baixa não for muito diferente da mais rápida, não é? 

Então, para reparar nisso antes de comprar uma batedeira, você pode participar de fóruns de discussão sobre o assunto, assistir a vídeos na internet e reparar no funcionamento delas ou até perguntar para cozinheiros e pessoas especializadas em fazer pão, para saber quais batedeiras eles usam. O texto de melhores batedeiras planetárias também pode te ajudar. 


Agora que você já sabe como escolher batedeira para pão, dê uma olhada nas nossas promoções de batedeira para escolher a sua! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!