Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Como escolher a melhor lavadora de alta pressão para o que precisa?

Explicamos as principais características de uma lavadora de alta pressão e separamos algumas dicas para você prestar atenção na hora de escolher um modelo.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

30 de mai de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Lavadoras de alta pressão podem ser uma grande ajuda para realizar aquelas limpezas mais pesadas ou trabalhosas, seja na sua casa ou em ambientes maiores e corporativos. Mas na hora de conferir as especificações de cada aparelho, saber o que cada ponto significa pode ser complicado para os iniciantes na área.

Vazão, PSI, tipos de motor, potência, acessórios. Nós explicamos como tudo funciona e no que cada característica influencia no funcionamento desses aparelhos.

Leia também:10 melhores lavadoras de alta pressão para comprar em 2019

Para escolher um bom produto é sempre importante saber qual uso você dará para ele. Se você pretende limpar áreas pequenas e com pouco nível de sujeira, dificilmente precisará de um equipamento voltado para uso profissional. Por outro lado, se quer limpar grandes espaços, não adianta economizar em um aparelho menos potente, que não dará conta do recado.

Características das lavadoras de alta pressão

As lavadoras de alta pressão são construídas para facilitar a limpeza de áreas grandes, como calçadas, paredes, telhados, muros e, em alguns casos, até veículos. Como o aparelho consegue fazer a água jorrar em alta velocidade, a própria água consegue tirar aquelas sujeiras que ficam impregnadas nas superfícies e nem sempre saem apenas com uma vassoura ou aspirador de pó.

E você não precisa ficar paranoico com o uso da água. Em geral, devido à sua eficiência, esses aparelhos tendem a economizar até 80% da quantidade de água que seria necessária em uma limpeza tradicional. Mas, é lógico, ter um consumo consciente é sempre importante.

Pressão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A pressão é a medida utilizada para indicar a força com que o jato de água sai da mangueira do aparelho e é indicada em PSI, forma abreviada de pound force per square inch (ou libra-força por polegada quadrada, em tradução livre). Algumas marcas preferem informar essa medida como libras, ao invés de PSI, mas as duas significam a mesma coisa.

Normalmente essa medida varia entre 1.000 e 3.000 PSI, sendo que quanto maior o número, maior é a pressão da máquina.

Mas é importante ressaltar que existem algumas diferenças entre essas medidas de pressão. A chamada pressão de trabalho é a medida da pressão na saída da pistola e alcança a superfície que será higienizada. Já a pressão de pico é a medida da pressão no exato momento em que a água sai da pistola.

Se você está procurando um modelo para uso doméstico, 1.000 PSI serão o suficiente para atender suas necessidades. Mas se a lavadora precisar ser utilizada para usos mais pesados, o ideal é pegar uma de pelo menos 2.000 PSI.

Vazão

A vazão, medida geralmente em litros por hora, informa a quantidade de água que sai da máquina em determinado período de tempo (às vezes é mostrada também em litros por minuto, apesar de ser menos comum).

Máquinas que apresentam uma vazão maior tem um poder de arrasto maior, tirando mais facilmente as sujeiras da área que precisam ser limpas.

Peso

É importante considerar o peso do aparelho que você está pensando em comprar, pois ele irá afetar diretamente na mobilidade da máquina. Então sempre considere se você precisará mover a lavadora com frequência ou não. Aparelhos mais completos e potentes também costumam ser mais pesados.

Potência

Antes de falar da potência, é importante lembrar que uma maior potência não significa uma força maior (a força é medida pela pressão, lembra?). A potência, nesse caso, mostra o consumo de energia elétrica do equipamento. A medida da pressão precisa ser suficiente para aguentar a pressão de água, mas não precisa ser a mais alta, já que isso gastará mais energia elétrica.

A potência é sempre medida em watts e costuma variar entre 1.000W e 3.000W.

Leia mais:Como calcular o consumo de energia de um eletrodoméstico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Comprimento do cabo e da mangueira

O comprimento do cabo delimita a distância que o corpo do aparelho poderá alcançar enquanto ligado na tomada. Se você tiver uma ideia do tamanho do ambiente que precisará limpar, fica mais fácil decidir sobre o comprimento do cabo.

Já a mangueira ajuda a alcançar lugares com o bico do aparelho e direcionar o jato de água de forma mais eficiente.

Tipos de motor

Normalmente os motores das lavadoras de alta pressão são de dois tipos: de indução ou universais. A principal diferença está na velocidade de rotação de cada um deles, que influencia tanto a durabilidade do motor e seu peso, como o custo geral do equipamento.

De forma geral, os motores universais são mais utilizados em aparelhos voltados para o uso doméstico, devido a sua rotação mais elevado e também por ter menos peso, fazendo com que todo o aparelho acabe sendo bem mais leve. Em contrapartida, esses motores têm durabilidade menor e não é indicado que sejam utilizados por períodos prolongados de tempo.

Os motores de indução, por outro lado, são ótimos para trabalhos intensos, podendo ficar ligados por longos períodos e serem utilizados diversas vezes no mesmo dia. Além disso, sua vida útil é bem maior do que a dos motores universais. O lado negativo é exatamente o contrário do outro tipo de motores: os de indução possuem peças maiores, o que o tornam mais pesados e sua rotação é mais baixa. Por isso eles são recomendados para aparelhos de uso profissional e pesado.

Bombas de pressão

As bombas e pistões são as peças que permitem que as lavadoras de alta pressão consigam expelir água com força suficiente para realizar toda a limpeza necessária. No mercado, os dois tipos de bomba mais encontrados são a axial e a radial.

A bomba axial é a mais aconselhada para ser usada em limpezas domésticas por ser mais leve e compacta, tornando o aparelho mais econômico. Pelo mesmo motivo que são indicadas para usos pontuais, não são tão boas para usos profissionais, que precisam de um sistema mais resistente. É aí que entram as bombas radiais, que são mais robustas e ideais para fins industriais, mas também são mais pesadas.

Lança com bico regulável

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este é um acessório comum nas lavadores e o incluímos em nossa lista por ser importante para quem quer fazer usos variados do aparelho. Às vezes esse acessório vem junto com o produto, outras vezes é necessário comprá-lo separadamente.

O bico regulável permite que você ajuste a força e dispersão do jato de água, fazendo com que o produto fique mais versátil. Você pode deixar o jato mais concentrado ou mais delicado, mudando à vontade, dependendo de cada superfície que você deseja higienizar.


Agora você já sabe os pontos mais importantes para escolher uma lavadora de alta pressão perfeita para as suas necessidades. Não esqueça de conferir nossas

ofertas de eletrodomésticos

 e cupons Carrefour para conseguir a sua por um preço ainda melhor.