Take a fresh look at your lifestyle.

Como economizar energia com o ar-condicionado?

Separamos dicas sobre como economizar energia com o ar-condicionado para você aproveitar o melhor do aparelho e não se desesperar com a conta de luz.

Os ar-condicionados no geral têm fama de serem gastões quando o assunto é energia elétrica. É verdade que eles vão ocupar uma parte importante da sua conta, mas dá para diminuir esse impacto com alguns macetes. Para ajudar você a descobri-los, hoje separamos algumas dicas sobre como economizar energia com o ar-condicionado. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado em promoção?

1 – Fique atento aos BTUs e ao local de instalação

ar condicionado split
Fonte: Chloé Pinheiro | Saúde

O BTU é a medida utilizada para entender a potência de refrigeração do ar-condicionado no ambiente, ou seja, a quantidade de “frio” que ele é capaz de produzir para refrescar o cômodo. Tanto que ao ler as especificações técnicas desses aparelhos, você perceberá que eles possuem características como 12 mil BTUs, 9 mil BTUs, etc. 

Para calcular a quantidade de BTUs que o seu ar-condicionado deve ter, você deverá primeiro saber onde ele será instalado e considerar algumas variáveis: metragem do ambiente, quantidade de pessoas que vão usar o ambiente por dia; quantidade de aparelhos eletrônicos ligados no cômodo; se a área tem grande exposição solar ou não. 

Escolher a quantidade de BTUs adequada no ar-condicionado é importante para que o aparelho apresente bom custo-benefício e você não desperdice energia elétrica, já que um equipamento com mais BTUs do que o necessário resulta em desperdício de dinheiro na compra, e um equipamento com menos BTUs do que o necessário consumirá mais energia durante a utilização. Para saber em detalhes como calcular o número de BTUs que o seu ar condicionado precisa ter, é só ler nosso artigo sobre o assunto. 

Leia também: 

2 – Priorize ar condicionados inverter 

Quando estiver selecionando uma lista de modelos para comprar, priorize os ar-condicionados inverter. Essa é uma tecnologia que controla o fluxo de energia e a forma como os produtos (não só o ar-condicionado, mas também geladeiras, por exemplo) operam, o que resulta em economia de energia. 

O inverter acaba por melhorar a capacidade de funcionamento dos aparelhos e, especialmente nos ar-condicionados, ele atua para que não seja preciso desligar completamente o motor depois que o ambiente atinge a temperatura determinada (o que acontece com os modelos que não possuem a tecnologia inverter). 

Mas, qual o problema de o ar condicionado ligar e desligar constantemente? A curto prazo, nenhum, mas essa é uma prática que desgasta o motor e o compressor do aparelho, o que diminui a vida útil do ar-condicionado. Para receber dicas de modelos inverter, leia nosso artigo explicativo sobre o que é um ar-condicionado inverter, pois lá demos algumas sugestões. 

3 – Opte por aparelhos com selo Procel A

O selo Procel é um indicador energético que diz se um aparelho consome muita energia elétrica ou não. A classificação vai de A (mais eficiente energeticamente) a G (menos eficiente) e, como é possível deduzir, o melhor é optar por aqueles que apresentam eficiência de energia A, pois são os mais econômicos. 

Quando um aparelho é classificado com o selo Procel A, quer dizer que ele passou por diversos testes e análises indicados pelo programa e, ao fim deles, foi indicado como o mais econômico para a categoria a que pertence. Mais informações sobre o regulamento dos testes ou como eles funcionam podem ser vistas no Regulamento para concessão do selo Procel. 

4 – Use a função sleep e função timer

ar condicionado inverter

Alguns ar-condicionados possuem funções chamadas sleep e timer e ambas são uma boa para economizar energia com o ar condicionado. Na primeira, o ar condicionado programa a temperatura ideal para uma boa noite de sono e, com a segunda, é possível programar um horário para que o ar-condicionado desligue sozinho. 

5 – Mantenha o ar condicionado limpo, principalmente as saídas de ar 

Essa dica não tem a ver exatamente com economia de energia, mas impactará na durabilidade do seu aparelho. Limpar o filtro do ar-condicionado é essencial, pois sujeira, pó e ácaros acumulados podem prejudicar o funcionamento dele. Além disso, o acúmulo de poeira nos filtros resulta em mais consumo de energia pelo aparelho, pois dificulta a passagem do ar e reduz a taxa de retirada de calor do ambiente. Vale lembrar também que deixar os filtros sujos pode ser prejudicial para a saúde respiratória. 


Quem aproveita as promoções de ar-condicionado do Promobit paga mais barato pelo produto. Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, dá para economizar ainda mais!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!