Take a fresh look at your lifestyle.

Como comprar uma cafeteira

Conhecer seu café favorito e os tipos de aparelho é a melhor forma de comprar uma cafeteira ideal para seu dia a dia

Dizer que o café é a paixão dos brasileiros já se tornou um clichê, mas tem seu fundo de verdade. A bebida é facilmente encontrada em escritórios, consultórios, faculdades, co-workings e, claro, também em residências por todo o país. A forma como ele é preparado varia muito e agrada os mais diversos gostos.

Se você está procurando dicas para comprar uma cafeteira para a sua casa ou escritório, nós preparamos um guia especial com os pontos que precisa ficar atento na hora de escolher o aparelho ideal para você. 

Considere suas necessidades

Esta dica serve para qualquer compra que você irá fazer. Entender suas necessidades é essencial para escolher um bom aparelho e também para economizar. Você não precisa de uma máquina ultra potente se você quer apenas um cafézinho de manhã para acordar, mas uma máquina muito simples não dará conta se você pretende usá-la no seu escritório com outras dez pessoas.

Decida quanto você está disposto a investir na sua máquina, quantas pessoas vão utilizar o aparelho, se você faz questão de algum tipo específico de café e em quais momentos você gostará de ter a bebida em mãos.

Conhecer os aparelhos que chamam sua atenção também é importante. Você pode pesquisar mais sobre eles indo diretamente em lojas físicas para tirar suas dúvidas, procurar avaliações de outros usuários na internet ou pedir ajuda no nosso Fórum.

Tipos de café

Antes de escolher qual tipo de cafeteira comprar, é importante conhecer o tipo de café que você ama. Dependendo da forma como é feito – coado, expresso, moído etc – a bebida irá incorporar sabores diferentes.

Para algumas pessoas, esse detalhe pode não fazer tanta diferença, ou a necessidade por uma máquina mais prática (como as de café expresso ou café em cápsulas) ganhe das variações do café coado na hora. Por isso, considere o quanto isso faz diferença para os seus dias.

Café coado

O café coado é o estilo mais clássico da bebida, não sendo sequer necessário ter uma máquina eletroeletrônica: água fervida, um filtro de papel e o pó de café já são suficientes. É também a forma mais comum de fazer café na maior parte das casas.

No entanto, diversos aparelhos conseguem trazer um café moído para quem quer economizar o tempo de ferver a água e deixar tudo pronto. Essas cafeteiras elétricas replicam o processo manual de coar o pó da bebida, permitindo até mesmo configurar um pouco a composição final, com um sabor mais forte ou mais fraco.

Café expresso

O café expresso é muito famoso pelo seu método de preparo, utilizando alta pressão, que nas máquinas industriais (como em cafeterias e bares) pode chegar a até novecentos quilopascais (imagine que o café moído é espremido por uma força de dez vezes a atmosfera, não é pouca coisa).

Devido à forma como é preparado, o expresso traz um sabor e textura bastante marcantes, com uma espuma típica no topo. Isso faz com que ele também seja usado no preparo de outras bebidas à base de café, como o cappuccino, que muitas vezes pode ser preparado na mesma máquina.

Café em grãos

grãos de café
Fonte: Pixabay

O café em grãos, apesar de não tão comum quanto o café moído, pode ser encontrado em supermercados e estabelecimentos da área. Seu formato de grão bruto não diz tanto respeito ao formato de preparo, já que ele terá que ser moído de qualquer forma, mas quem faz questão de boa qualidade costuma preferir o formato em grãos para manter o gosto original.

Café em cápsulas

Os cafés em cápsulas são muito procurados por quem quer praticidade e rapidez sem abrir mão do bom gosto do café. Outra vantagem é que, com uma mesma máquina, é possível preparar diversos tipos de bebida, dependendo da cápsula: como café com leite, cappuccino, café expresso e até descafeinado.

Tipos de cafeteira

Conheça os principais tipos de cafeteira disponíveis no mercado para garantir o sucesso da sua compra.

Cafeteira de coador

Como mencionado acima, os modelos de coador realizam a mesma função de preparar um café coado manualmente, só que praticamente sem esforço.

Alguns dos modelos mais completos trazem até mesmo a função de timer, com o aparelho começando o preparo da bebida na hora que você escolher.

Importante lembrar que esse tipo de máquina utiliza filtros de papel ou pano para funcionar, então considere esse gasto no seu orçamento.

Cafeteira italiana

cafeteira italiana
Fonte: Pixabay

A cafeteira italiana é bastante procurada por quem quer garantir o gosto tradicional do café. Costuma funcionar com café em grãos e usa pressão para fazer a bebida.

O modelo evita gastos com filtros e pode ser encontrado em diferentes tamanhos, mas é necessário colocar o aparelho no fogo médio, já que não é um modelo elétrico.

Prensa francesa

Como a cafeteira italiana, a prensa francesa é bastante prática, mas funciona melhor com uma moagem mais grossa. O aparelho usa um êmbolo para empurrar os grãos de café e preparar a bebida.

Para quem gosta de um café mais rico, este é o modelo ideal, pois é capaz de extrair mais óleos dos grãos.

Cafeteira de expresso manual

As cafeteiras de expresso podem ser divididas em manual, semi-automática ou superautomática, o que indica o nível de funções que a máquina consegue realizar sozinha.

A manual, por exemplo, exige a moagem prévia do café e depois a ativação da água. Por sua vez, a semi-automática ainda necessita da medição manual por parte do usuário, mas já é capaz de programar a quantidade certa para a xícara.

A superautomática é o modelo mais tecnológico das três e consegue fazer todo o trabalho necessário para apresentar uma xícara de café (ou mais) perfeita para o consumidor. Uma de suas grandes vantagens é que a moagem do grão é feita na hora, o que deixa o sabor mais reforçado.

Cafeteira de cápsula

As cafeteiras de cápsulas são perfeitas para quem quer rapidez e praticidade, além da oportunidade de experimentar diferentes tipos de bebidas a base de café. Basta colocar água no reservatório, colocar a cápsula desejada e apertar o botão de ligar!


Agora você já sabe o básico para comprar a cafeteira dos seus sonhos e ter o seu café favorito prontinho para a hora que você quiser. Para aproveitar ainda mais sua compra, dê uma olhada nos nossos cupons de desconto e ofertas de utensílios domésticos.

Com a Black Friday chegando, é sempre uma boa ideia também deixar sua Lista de Desejos pronta para não perder nenhuma promoção.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!