Promobit
Guia de compras

Como comprar óculos de grau online?

Entenda como funciona para adquirir um óculos de grau completo nas lojas online e como elas fazem para realizar as medições necessárias para a armação.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

9 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Comprar online está sendo cada vez mais comum, potencializado principalmente nos últimos anos, mas adquirir óculos de grau virtualmente pode parecer um pouco trabalhoso. Afinal, cada pessoa tem um tamanho de rosto diferente, sendo necessário muitas vezes provar o óculos para fazer ajustes antes de mandar fazer a lente. É por isso que viemos falar um pouco sobre como comprar óculos de grau online para tirar dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a escolha de um óculos online?

É possível encontrar óticas que vendem seus produtos onlines, que possuem uma variedade de óculos e preços para você escolher. O funcionamento não é muito diferente de qualquer outro e-commerce, as pequenas diferenças consistem na hora de comprar a lente, vão existir informações sobre o tamanho da armação, como as medidas (P, M e G), além de opções das lentes, se terá filtro azul e outras especificações.

Cada loja vai ter a sua forma para fazer a medição do óculos a distância, mas existe muita tecnologia envolvida para isso também, desde filtro do Instagram a realidade aumentada para fazer as medições, uma das principais sendo a distância entre os olhos.

Uma ação que também é utilizada, menos comumente, é da ótica enviar uma armação para teste, cobrando um valor, e depois pegar de volta para que o cliente compre online já com mais confiança se deseja aquele óculos realmente.

Trouxemos uma dica para a hora de escolher o tamanho do óculos, você pode usar como exemplo o modelo que já utiliza, inclusive para identificar mais ou menos bem o tamanho certo do óculos. Uma vez que em uma das hastes dele vai ter uma numeração, os últimos números correspondem ao tamanho da lente, ponte – parte da armação que fica no nariz e entre as lentes – e das hastes, os “braços” do óculos, respectivamente. Caso não tenha mais essa informação, algumas óticas oferecem um serviço de consulta para ajudar a encontrar o modelo certo.

Pode devolver o óculos se não servir?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Qualquer compra online em território brasileiro, segundo o código do consumidor, no artigo 49, é permitida a devolução do produto, incluindo para compras online, se não gostar dele, tendo um prazo de até 7 dias. O mesmo vale se tiver recebido com algum defeito.

Os óculos permanecem tendo a garantia que costumam receber quando são adquiridos presencialmente, então, tendo qualquer problema, é só falar com a empresa responsável.

É mais econômico comprar óculos online do que fisicamente?

Assim como outros empreendimentos, as armações tendem a ser mais baratas se compradas online do que presencialmente, pois segue a mesma lógica não é preciso pagar tudo que envolve um ambiente físico, como energia, funcionários e o aluguel do espaço.

Somando-se a isso, existem empresas que trabalham apenas online ou tem um espaço físico complementar e que oferecem uma outra experiência de compra mais focada em reduzir os preços das armações e, assim, o consumidor consegue um produto de qualidade sem precisar sair de casa e nem gastar muito.

Então é só pesquisar mais e encontrar o modelo que busca sem preocupações, se atentando ao tamanho do óculos para não comprar um modelo muito pequeno.

Possivelmente, inclusive, a ótica onde você costuma adquirir o óculos já deve ter uma loja online. Uma outra dica para adquirir o óculos é saber se existe um cupom de desconto, porque ele vai ajudar a diminuir o valor final da compra.


Confere as ofertas de óculos masculino e feminino. Adquira um produto com desconto utilizando um cupom da Amazon.