Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Como acertar na hora de comprar presente de Natal?

Reunimos algumas dicas interessantes tanto para quem ama quanto para quem odeia escolher presente de Natal.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

14 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Com a aproximação do Natal, além do anúncio do show do Roberto Carlos e a presença da Simone nas trilhas sonoras, chega o momento de agradar e agradecer as pessoas que amamos e que estiveram ao nosso lado após mais um ano com mimos especiais.

A escolha dos presentes de Natal é sempre um momento marcante do ano, podendo ser uma experiência deliciosa ou martirizante. Para deixar tudo ainda mais intenso, é nessa época que acontecem os “Amigos Secretos”, tendo ainda mais presentes para comprar. Claro, pessoas são diferentes e cada um vai reagir da sua forma a esse processo, mas podemos trazer algumas dicas que vão tornar mais certeira a escolha para quem ama e menos trabalhosa para quem odeia escolher presentes de natal.

Fique atento ao frete

presente-natal
Fonte da imagem: br.freepik.com

Devido a importância e a um péssimo hábito de deixar tudo para a última hora, algo que é comum a muitos de nós, achamos interessante destacar primeiramente esse ponto: se vai comprar o presente de Natal pela internet, fique atento a quando será a entrega. Não adianta nada encontrar o mimo perfeito, mas chegar de mãos vazias à ceia ou amigo oculto, porque o item só chegará em janeiro.

Para evitar esse último cenário apresentado, antes de tudo é preciso comprar o presente de Natal com a maior antecedência possível.

A próxima ação é verificar o tempo para a entrega ao finalizar a compra e só fechar o pedido caso o item seja entregue na semana anterior ao feriado, pois isso garantirá que pequenos atrasos não atrapalhem seus planos. Normalmente as entregas são feitas antes do prazo, mas não recomendamos contar com isso. Como o frete pode alterar de uma loja para outra, recomendamos fazer tanto a comparação de preços quanto o prazo de entrega.

Escolher o presente de Natal

Mesmo quando compramos presentes para pessoas que conhecemos bem, como pais, irmãos ou cônjuges, encontrar aquele presente ideal pode ser mais complicado do que imaginamos.

Mergulhe nos interesses do presenteado

O segredo para acertar no mimo é fazer um verdadeiro mergulho nos interesses e assuntos favoritos do presenteado. Por exemplo, se vai comprar algo para uma pessoa que ama cozinhar, alguns itens como panelas, utensílios domésticos, eletroportáteis ou livros de receita podem ser uma aposta mais do que certa.

Existem dois problemas de seguir por esse caminho: comprar algo que não tem nada a ver com o presenteado ou ele já ter esse item. Para o segundo, vale a pena o segundo item dessa lista.

Coloque seu lado detetive para funcionar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não é preciso ter a capacidade de dedução de um Sherlock Holmes para descobrir o que o presenteado gostaria de ganhar. Muitas vezes apenas uma conversa será capaz de descortinar a verdade, afinal, a pessoa também está interessada que você acerte no mimo.

Claro, não é para chegar e já mandar um “e aí, o que cê quer ganhar” ou qualquer frase que no fundo seja entendida dessa forma. O ideal é sondar sem entrar no assunto e tentar pescar algumas dicas. Fazer perguntas legítimas sobre o assunto que você já mapeou, questionando as diferenças entre os produtos e aqueles que se destacam. Para finalizar, verifique se a pessoa já não tem um item do tipo.

Às vezes, esse trabalho é mais difícil de se fazer em uma conversa direta com o presenteado, o que nos leva ao segundo procedimento, questionar as pessoas que estão no entorno dele (amigos, familiares, par romântico), pois você poderá ter uma conversa franca e dicas mais precisas sobre o que comprar e o que não comprar.

Dicas para não estourar o orçamento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por mais que queiramos comprar o melhor para as pessoas que amamos, nem sempre nossas contas bancárias permitem isso. Por isso, tão importante quanto investigar a fundo o que o presenteado deseja, é averiguar se o item está dentro do seu orçamento e se há alternativas mais em conta.

Mas antes de tudo, é preciso ter um orçamento bem definido, preferencialmente com uma folga para caso precise de um pouco mais de dinheiro que o planejado. O primeiro passo, para isso, é definir quanto você poderá gastar com a compra dos presentes. Em seguida, faça uma lista com todas as pessoas que pretende comprar alguma coisa.

A divisão aqui não precisa e nem deve ser feita igual. Defina quem receberá só uma lembrancinha, separe o dinheiro do amigo oculto e o que sobrar direcione para gastar com as pessoas mais importantes da sua vida.

Ao obter a média, é só cruzar com as informações sobre o que cada um gostaria de ganhar, ver quais produtos batem com o orçamento de Natal e começar as compras. É normal que alguns produtos se distanciem da média para baixo e outros para cima, o segredo é tentar manter o mais próximo e ir compensando.

Aproveite as promoções de natal

Para atrair mais pessoas para fazerem suas compras para a data, a maioria das lojas trabalha com diversas promoções de natal durante todo o mês. Correr atrás das ofertas poderá tanto permitir que economize em alguns itens quanto conseguir comprar aquele mimo que ficou de fora por ser muito mais caro.

Baixe o App de cupom e promoções do Promobit para encontrar todos os presentes de Natal 2021 com desconto. Você pode ir direto para a categoria do item que procura, como brinquedos e hobbies, e selecionar aqueles com os melhores preços.

Feliz Natal e Boas Compras!