Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Tudo o que você precisa saber sobre colchão de viúva

Veja tudo o que você precisa saber antes de comprar um colchão de viúva: tamanho, dicas para escolher e como usá-lo no quarto sem ficar carregado demais.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

21 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você já ouviu falar no colchão de viúva? Ele é dez centímetros menor do que o tamanho padrão de um colchão de casal e uma ótima pedida para quem mora em apartamentos com quartos pequenos, pois faz você ganhar espaço no corredor ou armário. Na maioria das vezes, é necessário mandá-lo fazer sob medida, mas ainda assim dá para encontrá-lo na internet. Por isso, resolvemos fazer este guia com tudo o que você precisa saber para comprar um colchão de viúva. 

Qual é o tamanho de um colchão de viúva?

Colchão Pelucia

O colchão de viúva tem tamanho padrão de 128 cm de largura por 188 cm de comprimento e 18 cm de altura, com pequenas variações. Ele não é tão grande quanto um colchão de casal, mas nem tão estreito quanto um de solteiro, por isso é ideal para quem dorme sozinho e precisa de espaço. 

Provavelmente, para um colchão com essas medidas, será necessário mandar fazer uma cama, ao invés de comprá-la diretamente da loja ou internet. Para isso os materiais podem ser diversos: MDF ou outros tipos de madeira, como mogno e imbuia. Dependendo do tipo de madeira que for escolhido, a cor vai variar, então também é necessário pensar se ela estará de acordo com a cor dos móveis. Obviamente, a medida tem que ser um pouco maior do que a do colchão, para ele caber lá.  

Como escolher um colchão de viúva? 

colchao-confortavel

Com a cama pronta, chegou o momento de escolher o colchão de viúva. Ele é encontrado, principalmente, como sendo de ortopédico, de mola ensacada ou espuma. Esse último é o mais simples de todos e é encontrado em praticamente todas as lojas que trabalham com cama. Ele garante maior sustentação para a coluna, já que sofre menos deformações em sua estrutura quando submetido à pressão. Isso quer dizer que ele ficará mais firme ao invés de assumir o formato do seu corpo.

Já o colchão de molas é aquele que se adapta ao seu corpo. Como as molas são ensacadas de forma individual, esse tipo de configuração garante que elas não saiam do colchão e, mais importante, que respondam à pressão de forma individual. Na verdade, ele funciona melhor quando duas pessoas dormem juntas, pois neste tipo de colchão a movimentação de uma não irá interferir na base de sustentação da outra e haverá menos interrupções do sono.

Já o colchão ortopédico é aquele cuja espuma cede com a pressão do corpo, mas apenas o suficiente para deixar a coluna reta, sem afundar demais. Por isso, ele é indicado para pessoas que sentem dores nas costas e têm problemas na coluna ou escoliose, mas pode perfeitamente ser usado por qualquer um que esteja procurando mais qualidade de sono e de vida. O que difere o colchão ortopédico dos outros é o material, definido como espuma de memória, de alta densidade, também conhecida como viscoelástica – mesmo material usado nos travesseiros Nasa.

Depois de pensar no material, não se esqueça de prestar atenção na densidade dele e também nas certificações, já que, por lei, todos os colchões de mola no Brasil precisam passar por certificação do INMETRO. Verifique também informações sobre o quanto o colchão é resistente à deformação, a qualidade dos revestimentos e matérias-primas e durabilidade. 

Estes outros textos do blog do Promobit vão te ajudar a escolher o colchão de viúva ideal:

Como combinar o colchão de viúva com o resto do quarto? 

Como o colchão de viúva é feito sob medida e menor, talvez por causa disso você tenha mais espaço no quarto para decorá-lo e utilizá-lo bem. Se você gosta de um visual mais rústico no quarto, opte por fazer a cama em madeira mais escura e garanta, por exemplo, um gaveteiro para guardar suas roupas. O ideal é que os pés de ambos os móveis sejam grossos. 

Já se o seu gosto é mais moderno, uma cama feita de ferro pode funcionar bem, além de uma luminária na mesa de cabeceira na cor cobre. Para as paredes, a cor branca amplia o ambiente, mas os tons pastéis deixam tudo mais aconchegante. Não se esqueça de que a própria roupa de cama também se torna um item de decoração nestes casos. 


No Promobit você encontra as melhores promoções de camas e colchões! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, dá para economizar ainda mais!