Promobit
Promobit Explica

Clique e Retire dos Correios: o que é e como funciona?

Serviço gratuito, o Clique e Retire dos Correios é uma opção para quem não tem como receber encomendas em casa. Saiba aqui o que é e como ele funciona.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

17 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você já deixou de comprar ou adiou uma compra, porque não tinha ninguém para recebê-la na sua casa? Se sim, saiba que agora esse problema pode ser resolvido com o serviço Clique e Retire dos Correios, que é gratuito. Com ele, você tem a opção de retirar uma encomenda comprada pela internet em uma das 6 mil agências que os Correios têm espalhadas pelos municípios. Mas, como nem tudo são flores, ela tem que ser SEDEX ou PAC. Saiba mais. 

O que é o Clique e Retire dos Correios?

Correios Sedex

Esse é um serviço de retirada de encomendas gratuito proporcionado pelos Correios, válido para SEDEX ou PAC. Basicamente, na hora de colocar o endereço de entrega do produto, você vai indicar a agência mais conveniente para a retirada do pacote (provavelmente a mais próxima da sua casa ou trabalho). O serviço pode ser usado tanto por pessoas físicas como pessoas jurídicas com contrato que operem como lojas virtuais. 

Como identificar uma encomenda para o Clique e Retire?

Primeiro, você deve escolher essa opção como forma de entrega, se a loja disponibilizar SEDEX ou PAC. Depois, saber qual agência é mais conveniente para você. e fornecer esses dados: 

  • Nome do destinatário; 
  • Escrever somente “Clique e Retire”;
  • Nome da agência de destino;
  • CEP do Clique e Retire da agência;
  • Município/UF;

Além disso, é importante você cadastrar um número de telefone válido do destinatário no site dos Correios, para eles fazerem contato por SMS quando a encomenda estiver disponível para retirada. 

E como funciona a retirada de uma encomenda? 

Para retirar uma encomenda da agência, será necessário apresentar um documento com foto, no prazo de sete dias. Após isso, o objeto será devolvido ao remetente. 

Ainda é possível que não o destinatário vá buscar a encomenda, mas sim outra pessoa, desde que ela apresente uma autorização e cópia de documento de identificação do destinatário. A declaração de autorização deverá ser assinada pelo destinatário e conter o número de registro da encomenda e os dados de identificação do remetente, do destinatário e do terceiro autorizado a receber, conforme modelo de declaração de autorização elaborado pelos Correios. Se o destinatário for pessoa jurídica, a entrega será feita mediante apresentação de carta de preposto, também feita pelos Correios.


Aproveite as melhores promoções de smartphone para utilizar o serviço Clique e Retire dos Correios! Se você esperar pela Black Friday ou usar um cupom de desconto, vai economizar ainda mais!