Promobit
Promobit Explica

Chuveiro elétrico ou a gás: qual a melhor opção para sua casa?

Entre o chuveiro elétrico e a gás, descubra qual o tipo de aquecimento de água para o banho é mais vantajoso para a sua casa, levando em consideração o custo de aquisição, instalação e peso da conta de luz, gás e água.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

14 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Para muitos, o banho é um dos momentos de relaxamento mais aguardados do dia, mas que pode tornar-se uma grande frustração caso a água não esquente corretamente ou, na pior das hipóteses, nem chegue a esquentar. Entre as alternativas, o consumidor costuma ficar na dúvida sobre qual é a mais vantajosa, o chuveiro elétrico ou a gás?  

Para auxiliar a sua escolha analisamos os dois tipos de aquecimento para que você escolha com mais sabedoria como a água do seu banho vai ficar quente. 

Como funciona o chuveiro elétrico?

O aquecimento da água no chuveiro elétrico acontece segundos antes dela sair do chuveiro, graças a resistência elétrica instalada no interior do dispositivo. É mais comum que a resistência tenha formato em espiral para ter mais contato com água. Ao abrir o registro do chuveiro, a pressão conecta os terminais da resistência à rede elétrica e a água aquece quando entra em contato com a resistência. 

Uma das razões para o chuveiro elétrico não ser tão eficaz no aquecimento de grandes quantidades de água é a sua ação de aquecimento imediato, pois quanto mais água sai ao mesmo tempo do chuveiro menos tempo essa mesma água entra em contato com a resistência e por consequência fica menos quente. Este é um dos motivos da temperatura da água ser controlada de acordo com a abertura do registro do chuveiro. 

A outra forma é por meio da chave de temperatura, normalmente na parte de cima do chuveiro e na opção “inverno” e “verão” ou “quente”, “morno” e “frio”. Ao optar por uma das posições da chave de temperatura estamos determinando o tamanho do caminho que será feita pela corrente elétrica na resistência dentro do chuveiro. Caminhos maiores geram menos calor e a água esquenta menos, já caminhos menores produzem o efeito oposto. 

E o chuveiro a gás?

O uso do chuveiro a gás exige a instalação de um aquecedor que normalmente é colocado na área de serviço das casas e apartamentos. Diferente do chuveiro elétrico que aquece a água segundos antes dela ser utilizada, com o chuveiro a gás, a água sobe de temperatura no aquecedor e depois é transportada por tubulações específicas para altas temperaturas até o misturador próximo ao chuveiro. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O misturador é composto por dois registros próximos ao chuveiro, um com água quente e outro com água em temperatura ambiente. Cabe ao usuário dosar a quantidade de cada uma delas para que a mistura resulte em uma temperatura que considere agradável. 

Os aquecedores podem usar dois tipos de gás, o gás natural ou o gás GLP e ambos são eficientes na função de aquecer a temperatura da água, porém a principal diferença entre eles é que o gás natural chega até a casa por encanamento, enquanto o GLP é armazenado e transportado em botijões, sendo inclusive o mesmo gás usado para criar chama em fornos e fogões.

Chuveiro elétrico: mais barato, porém vilão da conta de luz

O chuveiro elétrico é o modelo que está na maioria das casas brasileiras, muito devido a facilidade de instalação e preço acessível. Um chuveiro elétrico pode ser comprado por menos de R$ 50,00 e a instalação não exige grandes conhecimentos de rede elétrica, embora na dúvida o ideal é sempre contratar os serviços de um profissional. Outra vantagem está no rápido aquecimento da água, que leva poucos segundos para ficar quente.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Porém, apesar do custo de aquisição e manutenção mais barato, a periodicidade da manutenção costuma ser maior que nos chuveiros a gás e o gasto com energia elétrica considerável, tornando o chuveiro um dos vilões da conta de luz, principalmente em horários de pico. Falando em energia elétrica, quando falta luz não é possível tomar um banho quente com esse modelo de chuveiro.

Chuveiro a gás: mais água quente, mais econômico e mais caro

Como o aquecimento no chuveiro a gás é feito antes da água chegar ao chuveiro, ele consegue aquecer uma quantidade maior de água e proporciona banhos de água quente com maior vazão que os chuveiros elétricos. Outra vantagem dos chuveiros a gás é que o mesmo sistema de aquecimento necessário para o chuveiro pode ser usado para implementação de água quente em outro chuveiro e outras torneiras da casa. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Muitos ainda encaram com receio a ideia de um chuveiro a gás, porém os aquecedores atuais possuem dispositivos que cortam o fornecimento de gás ao primeiro sinal de vazamento e desde que a manutenção anual do aquecedor e  das tubulações específicas estejam em dia, não deve haver problemas. O chuveiro a gás exige um custo maior para a aquisição e instalação, que também precisa ser feita por profissionais especializados, porém a médio e longo prazo o chuveiro a gás pode ser mais econômico, desde que usado corretamente. 

Além do custo inicial maior para a aquisição, outras desvantagens do chuveiro a gás são o maior consumo de água, e o espaço necessário para a instalação do aquecedor, que embora não seja tão grande, pode ocupar um espaço precioso em apartamentos e casas pequenas.   

Conclusão

Em regiões mais quentes do país em que o uso de água quente para o banho seja de apenas alguns meses ou dias, é provável que o chuveiro elétrico seja mais vantajoso, pois será usado com menor frequência, instalado com facilidade e custando menos. Já nas regiões mais frias do Brasil, o chuveiro a gás pode valer o investimento inicial da instalação, que é mais cara e complexa que no modelo elétrico, mas que por consumir menos energia desde que bem regulado torna-se mais económico a médio e longo prazo. Entretanto é necessário uma casa ou apartamento com espaço suficiente e com circulação de ar adequada para a instalação do aquecedor. 

Caso esteja em uma casa própria ou que permanecerá morando nela por muitos anos, em uma região que exige o uso de água quente em boa parte do ano e com uma área de serviço adequada para que o aquecedor seja instalado com segurança o chuveiro a gás é mais recomendado. Caso contrário o chuveiro elétrico é a opção mais viável por ser de fácil instalação e manutenção. 

Em ambos os casos o uso exige bom senso para que seja menos nocivo ao planeta e ao bolso do consumidor.  


Que tal conferir também as promoções de casa e construção no Promobit? Aproveite algum cupom de desconto e economize na compra de um novo item para a sua casa.