Take a fresh look at your lifestyle.

Chegou o momento de comprar uma TV 8K?

A resolução 8K é muito superior às anteriores, mas será que a evolução tecnológica já vale o investimento?

0

As TVs com resolução 4K estão longe de atingir toda a sua potencialidade de vendas, principalmente no Brasil. Apesar disso, já é possível encontrar no mercado nacional modelos de TVs com resolução em 8K, como a Samsung Q900, e em breve a Sony também deve lançar por aqui o seu modelo em essa resolução. As TVs em 8K possuem resolução muito maior do que os modelos 4K, porém o valor também é bastante superior. Mas será que já é o momento de investir em uma Tv 8K?

Neste artigos apresentaremos as vantagens e desvantagens das tvs com essa resolução e se é o momento de investir em uma ou manter as moedas no cofrinho. 

Leia mais: 

Vantagens das TV 8K

Qualidade de imagem sem igual

TV-samsung
TV Samsung Q900 com resolução 8K

Este é um fator em que não existe propaganda enganosa nem informações exageradas. A resolução em 8k é a mais avançada resolução de imagens e seus 33 milhões de pixels realmente fazem a diferença, sendo a quantidade quatro vezes maior que os modelos em 4K. Quando comparado com as ainda bastante usadas telas em Full HD a discrepância é ainda maior, sendo 16 vezes maior que a tecnologia mais antiga. 

A quantidade muito maior de pixels proporciona mais informações em tela, maior nitidez e sensação de realismo das imagens que chegam a níveis inéditos em aparelhos de TV. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Samsung Q900 8K em promoção?

Telas maiores para serem vistas a qualquer distância

Um dos problemas comuns das TVs atuais é a necessidade de permanecer um pouco mais distante das telas com tamanhos maiores para que seja possível visualizar a imagens com a qualidade ideal. Com as TVs 8K este problema deixa de existir. A maior quantidade de pixels em tela, além de permitir a produção de monitores maiores, também permite que a tela seja vista mais de perto com a mesma qualidade de resolução, pois os pixels não precisam ser expandidos como nas TVs 4K com muitas polegadas.  

Cenário promissor para games em 8K

É bastante provável que a próxima geração de games em algum momento possua jogos feitos originalmente na resolução 8K, ainda mais com o anúncio do Stadia, plataforma de games do Google em que todos os jogos ficaram hospedados em servidores. Falamos aqui de possibilidades ao observar o mercado e apesar de fatores que necessitam de evolução como a velocidade das conexões com a internet é provável que quem tenha uma tv 8k saia na frente em relação a nova geração dos games.

Desvantagens da TV 8K

Poucos conteúdos em 8K

TV-Sony-8k
TV Master Series Z9G 8K da Sony que deve chegar em breve ao Brasil

Os consumidores brasileiros nem sempre tem acesso às principais inovações tecnológicas, porém no caso dos conteúdos produzidos originalmente em 8K, podemos afirmar que o mundo ainda engatinha na quantidade de conteúdo produzido e transmissão de programas com essa resolução. Alguns poucos vídeos no Youtube possuem a resolução em 8K e por enquanto apenas um canal de TV no mundo é dedicado exclusivamente a programação em 8K. Trata-se do canal NHK do Japão, mas ainda sim é necessário o uso de adaptadores entre a TV e a antena. 

A conversão dos conteúdos para 8K é boa, mas não é 8K.

Devido a ausência de conteúdos nativos na maior resolução existente, as TVs em 8K possuem tecnologia para converter os conteúdos atuais em imagens com qualidade próxima ao que seria a experiência visual de imagens em 8K nativo (produzido já neste formato). A técnica conhecida como upscaling consiste em interpolar pixels usando os pixels não ativos para que “copiem” o funcionamento dos que estão em uso, ampliando a imagem  para o tamanho da resolução do aparelho, no caso 8K. 

Apesar de funcionar bem e com perspectiva de seguir melhorando, a tecnologia não torna a imagem tão boa quanto poderia ser originalmente em 8K, fator que pode não valer a pena quando comparado ao preço dessas TVs. 

O preço ainda é muito alto

TV-8k

É comum que lançamentos cheguem ao mercado com valor elevado e com o passar do tempo o preço fique mais condizente com aquilo que o produto oferece. Atualmente apenas a Samsung disponibiliza TV com resolução 8K no Brasil e apesar da tecnologia ainda enquadra-se na categoria de produtos topo de linha, o valor atual cobrado pela Samsung pelos modelos é elevado até para um produto premium. É provável que o modelo apareça em promoção durante a Black Friday, mas por enquanto a opção menos cara, com 65 polegadas, custa em média R$22.000,00. Valor suficiente para comprar dois exemplares da ótima TV em 4K Q80 da mesma Samsung. 

Conclusão

A tecnologia envolvida nas TVs 8K realmente impressiona, pois a qualidade de imagem é bastante superior aos outros aparelhos. Porém a presença reduzida de modelos de diferentes fabricantes no Brasil, as inviabilidades técnicas como o sinal da TV aberta brasileira, que é apenas em HD, e a maioria dos serviços de streaming que ainda lutam para expandir a transmissão de conteúdo em 4K, aliados ao preço elevado para adquirir essas TVS tornam estes modelos incríveis, mas ainda inviáveis ou pouco vantajosos. Ninguém duvida que o futuro próximo será com resolução 8K, mas por enquanto uma ótima TV 4K sai mais barata, desempenha com tranquilidade todas as funções que procuramos em um televisor e ainda sobra dinheiro para investir em um sistema de som para sua sala. 


Promoções de TV e outros produtos eletrônicos com desconto para todos os gostos e bolsos você encontra com preço especial no Promobit. Confira nossos cupons de desconto e pague ainda mais barato. 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!