Promobit
Promobit Explica

Chegou a hora de comprar uma máquina de fazer pão?

A prática de preparar pães em casa está caindo nas graças dos brasileiros. Mas será que neste momento já vale a pena comprar uma panificadora para você?

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

23 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Com o isolamento social devido à pandemia de coronavírus, muitas pessoas decidirem explorar novos hobbies e receitas, entre elas a prática de preparar massas de pão caseiro para garantir o alimento fresquinho em casa.

Com tantas receitas e opções disponíveis na internet, fica uma dúvida: será que vale a pena comprar uma máquina de fazer pão para ajudar você a preparar suas receitas?

Por que ter uma máquina de pão?

A verdade é que não é necessário ter uma máquina de fazer pão, ou panificadora, para preparar suas massas. Existem várias receitas de pão caseiro com complexidades diferentes, desde algumas que ficam prontas quase na hora até outras que precisam que a massa descanse e fermente por mais de um dia.

O mais importante é escolher uma receita que faça sentido para o que você busca, desde o tempo de preparo até um sabor que lhe agrade.

Mas é fato que a máquina de pão pode trazer vantagens para a sua cozinha, principalmente no que se refere à praticidade e velocidade no preparo de suas receitas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Vantagens da máquina de fazer pão

A principal vantagem da máquina de pão com certeza é sua praticidade. Você pode se preocupar com outros afazeres enquanto o pão é preparado, o que torna a sua rotina mais prática. Não haverá a necessidade de esforço excessivo e cansaço após a finalização da fornada, também.

Outro ponto interessante é que, por concentrar toda a preparação do pão em uma única máquina, isso facilita o momento da limpeza após o preparo do pão, além de deixar travessas e outros acessórios livres para você preparar outros pratos.

A própria máquina de pão é muito fácil de limpar, por ser antiaderente, uma garantia de que a massa não gruda e também de que a limpeza é simples.

Se você é iniciante no preparo de pães ou não tem muito tempo para se dedicar à prática, a panificadora também será de grande ajuda nesse processo de aprendizado.

Quais são as desvantagens de uma máquina de fazer pão?

A quantidade de ingredientes colocados tem que ser muito precisa: para que a receita na máquina de fazer pão dê certo, é preciso que a quantidade de ingredientes colocada seja muito precisa, para não correr o risco de a massa ficar dura, pesada ou que não dê certo no geral. Por isso, pode demorar um pouco até você conseguir pegar o jeito da máquina e entendê-la completamente.

Vale ou não vale?

Se você quer preparar pão caseiro, a decisão de ter ou não uma máquina de pão vai depender muito mais do seu tipo de interesse no hobby e do seu tempo disponível. Se você está procurando uma maneira prática e eficiente de garantir um pão fresquinho para você e sua família e não quer se preocupar com técnicas complicadas (ou não tem tempo para isso), comprar uma máquina de fazer pão com certeza é um investimento que valerá a pena.

Agora, se você gosta de participar de todo o passo a passo artesanal do processo e cozinhar é um momento de lazer para você, você provavelmente se divertirá mais cuidando pessoalmente de todos os passos do preparo da sua massa.


Agora que você já sabe se uma máquina de pão é um bom investimento para você ou não, o que acha de aproveitar nossaspromoções de eletroportáteis para comprar a sua? Use também algumcupom Americanas para pagar mais barato!