Campanha Esporte - Aliexpress
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Câmeras Mirrorless: Saiba como funcionam e quais as vantagens de utilizar este modelo

As câmeras mirrorless e DSLRs possuem diferenças significantes na hora de escolher um novo modelo. Conheça esta tecnologia e descubra qual a ideal para você.

Câmeras Mirrorless: Saiba como funcionam e quais as vantagens de utilizar este modelo

13 de mar de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Seja apenas por lazer, para registrar lembranças ou para trabalho profissional, as câmeras fotográficas estão por toda parte, em diferentes modelos e configurações. Nos últimos anos, surgiram as câmeras fotográficas Mirrorless. Seu tamanho e peso reduzidos e a velocidade são os principais fatores das câmeras mirrorless estarem ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptos. 

Se você está pensando em trocar seu equipamento ou começar a se aventurar no mundo da fotografia e quer saber mais sobre como essa tecnologia funciona, acompanhe este conteúdo até o final. 

Quer receber avisos sempre que aparecer câmera?

O que é uma câmera mirrorless? 

As câmeras fotográficas deste modelo capturam a imagem de maneira diferente. As mirrorless não necessitam de um espelho em sua composição. Essa particularidade também é o que dá o nome a esta tecnologia, já que “mirrorless” significa “sem espelho”. Mas você deve estar pensando no que a falta deste acessório interfere? 

Para entender melhor, primeiro é necessário explicar o funcionamento das câmeras DSLRs (Digital Single Lens Reflex), as mais comuns no mercado. A DSLR também é uma câmera digital, que tem como um dos principais componentes um espelho mecânico em um ângulo de 45º. A luz que passa pela lente, chega até este espelho e é refletida para o visor ou sensor. 

Nas câmeras mirrorless, a luz captada pelas lentes segue diretamente para o sensor. O visor das mirrorless é eletrônico e funciona como um monitor, assim, a imagem é exibida em uma pequena tela em tempo real. Esta tela de LCD dentro da câmera consegue exibir a imagem do mesmo modo que a câmera está vendo. Essa é a principal diferença das mirrorless para as DSLRs, onde a imagem é refletida por espelhos no visor óptico.

Vantagens da câmera mirrorless 

Tamanho e peso 

Comparada às DSLRs, as mirrorless são mais leves e compactas. Quanto menos peso, mais conforto para fotografar por horas, como em eventos, por exemplo. Também facilita na hora do transporte e no manuseio do equipamento por serem menos volumosas. 

Maior velocidade 

Imagine fotografar uma competição esportiva, onde tudo acontece muito rápido e cada segundo é único. Uma câmera com maior velocidade, garante mais agilidade para fazer os cliques. A ausência do espelho permite capturar quadros muito mais rápidos, possibilitando mais fotos por segundo. 

Foco mais preciso

Mais uma vantagem da inexistência de espelhos é a qualidade do foco. Este recurso é processado diretamente pelo sensor óptico, o que significa mais precisão nos pontos que você decidir focar. 

Leia mais:
  • 10 celulares com as melhores câmeras de 2022
  • Qual a melhor câmera de celular? Teste cego surpreende no resultado.
  • 5 câmeras semi-profissionais boas e baratas para iniciantes

Desvantagens da mirrorless 

Mesmo com mais vantagens, ainda há alguns pontos que podem deixar a desejar nesses modelos de câmeras digitais. A vida útil da bateria é menor que as DSLRs. Isso acontece por causa da redução do seu tamanho, o que leva a uma bateria menor, podendo significar um pequeno sufoco na cobertura de eventos e ensaios com longa duração. 

Talvez não seja um grande problema, mas as DSLRs possuem um visor com qualidade maior. As mirrorless trazem um visor LCD que demora um pouco mais para processar a imagem. É bem curto, mas quando se trata de fotografia, todo momento é importante. 

Outro ponto é a quantidade de lentes disponíveis. Por estarem há mais tempo no mercado, as opções de lentes para as DSLRs são mais variadas, podendo ter preços mais acessíveis. 

Opções de câmeras mirrorless:

Para os amantes da fotografia que estão interessados em experimentar as câmeras mirrorless, existem modelos disponíveis no mercado brasileiro que são boas opções

Fujifilm X-T200

Esta câmera traz uma tela traseira de LCD  articulável de 3,5 polegadas, peso de 370g e dimensões 121 x 84 x 55 mm. Compatível com conectividade WiFi e Bluetooth, a X-T200 possui entradas de microfone convencional e fone de ouvido através de USB tipo C. Seu  sensor tem o formato APS-C de 24,2MP e sensibilidade de ISO de 200-12800. A gravação de vídeos pode ser feita em Full-HD e 4K. Este modelo pode ser encontrado atualmente na faixa dos R $5.400,00.

Quer receber avisos sempre que aparecer Fujifilm?

Canon EOS M200

Com dimensões 108,2 x 67,1 x 35,1 mm e peso de 299g, a Canon EOS M200 também possui sensor APS-C, com resolução de 24,1 megapixels. As opções de conexão são WiFi e Bluetooth. Segundo a fabricante, a EOS M200 traz um processador Digic 8 capaz de produzir fotos com maior qualidade em condições de pouca luz e grava vídeos com resolução máxima 4K. Atualmente, é possível encontrar a Canon EOS M200 na faixa de R $4.999,00. Aqui no Promobit, este modelo já apareceu disponível por R $3.499,30.

Quer receber avisos sempre que aparecer Canon?

As mirrorless valem a pena? 

Vale lembrar que as câmeras digitais mirrorless estão no mercado a bem menos tempo que as DSLRs. Portanto é difícil comparar alguns aspectos entre as duas. O que importa é que este novo modelo está trazendo inovações para o futuro da fotografia. Na hora de escolher 

entre as DSLRs e as mirrorless, leve em consideração suas necessidades e qual modelo pode atendê-las da melhor maneira possível. 

Mas certamente, as mirrorless possuem uma tecnologia que pode melhorar muito sua experiência fotografando. Depois de fazer sua escolha é só começar a aproveitar todas as funcionalidades da sua câmera nova. 

Ainda na dúvida de qual escolher? Compartilha nos comentários.


Agora que você já sabe as vantagens das câmeras mirrorless, confira nossas promoções de câmeras. Suas compras podem ficar ainda mais baratas aproveitando o cupom Kabum! e o cupom Americanas.