Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Afinal, o que é GIN e como apreciar a bebida?

Para quem gosta de drinks escolher bons destilados faz toda a diferença. Hoje falaremos sobre o que é GIN e os motivos pelos quais ele vem ganhando o gosto dos consumidores.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

13 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A cachaça é uma bebida nacional e uma das marcas características do Brasil, junto ao carnaval, futebol (será que nesta Copa o Hexa vem?) e samba. Mas sobre as marcas do nosso país não é preciso explicações, hoje falaremos sobre a bebida de origem holandesa, o Gin ou Gim e como a bebida tem ganhado seu espaço no paladar dos brasileiros. Afinal, será que uma bebida que inicialmente deveria ser um medicamento é realmente boa? Qual a diferença entre o Gin e outros destilados para os drinks? O que é Gin? Veja a seguir as respostas para essas perguntas. 

Antes de irmos ao que realmente interessa, que tal garantir a renovação do seu estoque de bebidas para assistir aos jogos do Brasil? Além das melhores ofertas da Black Friday, no Promobit você encontra diariamente várias ofertas, incluindo bebidas em promoção e cupons de desconto para garantir os melhores drinks.

O que é Gin e os principais tipos?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Inicialmente a primeira receita de gin teve como finalidade ser usada como uma fórmula alternativa aos medicamentos diuréticos, isso ocorreu no século XVII na Holanda. Parte da explicação parte do ingrediente principal da bebida, o Zimbo, que é uma fruta muito benéfica para os rins, outro motivo que levou à criação da mistura foi a falta de sucesso em transformar a fruta em medicamentos que trouxessem de fato resultados.

Apesar do gin ter sido feito com uma finalidade específica, o sabor aromático da bebida conquistou o paladar da população e começou a ser consumida como bebida alcoólica. Contudo, foi somente quando os ingleses tiveram conhecimento do gin que refinaram seu processo de produção, trazendo mais qualidade à bebida que conhecemos hoje. 

Desde a primeira receita do gin até aqui muitas coisas aconteceram, desde ascensão até o esquecimento da bebida, para passar por uma reinvenção de drinks e voltar ao gosto popular dos degustadores de sabores e aromas diferentes que o líquido oferece. Sendo o Gin Tônica o drink mais comum consumido, mas a bebida não se limita só à esta, estando presente também no Negroni (coquetel de origem italiana), por isso gera dúvidas no momento do preparo sobre qual tipo de gin usar, qual as diferenças entre um e outro, etc.

Principais variações da bebida

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Ao pesquisar o que é gin receberá uma resposta como “é uma bebida destilada à base cereais”, mas seu real diferencial está nas especiarias utilizadas na bebida, como frutas, ervas, especiarias, cascas, raízes, flores e quantidade de zimbro. As principais classificações por tipos de botânicos utilizados são:

Bôtanicos:

  • Clássico: nele é encontrado o sabor predominante de zimbro, como na receita original. Apresenta ser mais seco com nuances cítricas e picantes;
  • Aromático: conta com um aroma forte de especiarias como canela, coentro e cardamomo;
  • Cítrico: por sua vez nesta variação o aroma e sabor de frutas como a laranja, tangerina ou limão são muito presentes;
  • Herbal: o ponto forte do gin herbal são as ervas utilizadas, normalmente tomilho, hortelã, manjericão ou alecrim;
  • Floral: neste é possível notar aroma de flores e frutos como a flor de uva ou o jasmim. 


Além desta classificação é possível também classificar os tipos de gin pela nomenclatura do primeiro local de produção presente no rótulo:

Origem de produção:

  • London Dry Gin: Este certamente é o mais tradicional, comum de se encontrar e a referência em termos de qualidade. Feito da infusão de zimbro e outros ingredientes aromáticos, sua fabricação não pode ter adição de essências e adoçantes. 
  • Old Tom Gin: Este é um ancestral do citado anteriormente, tendo em sua principal diferença a adição de açúcares, mas seu sabor é um pouco mais seco que o Genebra.
  • Genebra: A produção deste está mais concentrada na Holanda e Bélgica e conta com um sabor mais robusto devido aos grãos de malte que são mais predominantes que o próprio sabor do zimbro.
  • Plymouth Gin: Leve e cítrico, com menos presença de zimbro. O gin produzido no Sul da Inglaterra funciona em vários tipos de coquetéis.  
  • Navy Strength Gin: Todos os gins contam com um alto teor alcoólico, mas este é certamente o com a mais alta graduação alcoólica, pelo menos 57%. Também é conhecido como a versão alemã do Genebra. 
  • Sloe Gin: Vermelho e doce, este tipo se assemelha mais a um licor, graças a infusão feita com frutas vermelhas após o processo de destilação.

Como começar a apreciar drinks com Gin?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Existem dois caminhos para quem está começando a experimentar o gin e deseja se aventurar e preparar seus próprios drinks. O primeiro é seguir algumas receitas de coquetéis como o Negroni ou Gin Tônica, por exemplo. O segundo caminho e o que promete maiores aventuras de tentativa, erros e acertos é comprar um gin com as características botânicas que mais lhe agradam, água tônica, algumas especiarias condizentes com sua escolha botânica e ir testando as misturas. Ou seja, reforçar em sua bebida o sabor que mais lhe agrada, como a refrescância da hortelã e aproveitar melhor o sabor e aroma. 

Importante ressaltar que esta é uma bebida com alto teor alcoólico que causa dependência, use com moderação. Além disso, o uso para menores de 18 anos é proibido pela Lei Nº 8.069 de 13 de Julho de 1990; Art. 243. 


Agora que você já conhece mais da bebida, que tal dar uma conferida em nossa seleção de destilados em promoção para começar a testar os seus coquetéis? Confira os cupons Amazon para comprar todos os itens e acessórios para sua receita!