Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Alumínio ou borracha: entenda a diferença entre as travas da chuteira

Cada tipo de trava oferece características diferentes e são pensadas para tipos específicos de campo.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

15 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O futebol é o esporte preferido do brasileiro e mais do que apenas torcer pelo time de coração, muita gente gosta de praticar o esporte e marcar seus gols por aí. Para os que jogam futebol de campo uma dúvida recorrente é sobre qual a diferença entre alumínio ou borracha, material das travas das chuteiras. Cada um oferece características diferentes e agora você descobre qual o mais indicado para cada situação.

Aqui no Promobit nós já fizemos um texto explicando quais são os principais tipos de chuteiras de futebol de campo, futebol Society e futsal. No futebol de campo além do material das travas, a quantidade de travas interfere no desempenho dentro das quatro linhas. Então confira o que cada tipo de trava pode proporcionar ao jogador. 

Chuteira com travas de alumínio 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Diferente do futebol profissional, normalmente os campos do futebol amadores apresentam estado de conservação inadequado. Para os casos em que a grama está muito alta, molhada ou quando a partida é realizada durante a chuva, as chuteiras com travas de alumínio são as mais indicadas por oferecer maior fixação do calçado no chão, evitando escorregões e facilitados acelerações e brecadas. Porém esse material pode deixar o calçado mais pesado, principalmente os modelos mais simples.

Chuteira com trava de Borracha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As travas de borracha são recomendadas para campos em que a situação é oposta ao exemplo anterior. Campos que possuem mais terra do que grama são mais duros e precisam de um calçado que absorve melhor o impacto da rigidez do solo durante as pisadas. As chuteiras com travas de borracha também costuma ser mais leves e são ideais para os jogadores de velocidade.  Outra situação em que chuteiras com travas de borracha podem ser a melhor opção são nos campos de grama sintética, que também oferecem menos maciez no solo. 

Alumínio ou borracha: qual tipo de trava é melhor?

Como podemos perceber, entre alumínio ou borracha como material para as travas da chuteira, o ideal é contar com um par de chuteiras com chuteiras de travas de cada material, mas caso não seja possível, vale analisar qual o tipo de campo em que você mais joga futebol para fazer a escolha do tipo de trava. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de esporte e lazer com tudo para a sua atividade física. Aproveitando o cupom Centauro sua compra pode ficar ainda mais barata.