Take a fresh look at your lifestyle.

Quais os equipamentos necessários para jogar futebol americano?

O maior esporte dos EUA tem conquistado vários adeptos no Brasil. Saiba quais os equipamentos necessários para jogar futebol americano.

0

Algumas pessoas até podem conhecer o Super Bowl devido aos incríveis shows e comerciais que ocorrem no intervalo principal do evento, mas existe um universo muito maior que cerca a final do maior campeonato esportivo dos Estados Unidos. O principal campeonato de futebol americano do país tem motivado vários brasileiros a acompanhar os jogos da National Football League (NFL) e também a praticar o esporte. E caso você já tenha se perguntado quais os equipamentos necessários para jogar futebol americano, este artigo é para você!

Por ser considerado um esporte de contato, ou seja, de corpo a corpo, é necessário contar com bons equipamentos de proteção para praticá-lo. É extremamente importante investir em itens com bom material, para evitar machucados e contusões graves. Os principais equipamentos de proteção são ombreiras, capacetes, luvas e protetores de virilha, mas existem vários outros que podem ajudar você a se proteger e também a ter uma performance melhor.

Leia mais:

Capacete

O capacete é um equipamento essencial para a proteção dos atletas e nunca deve ter seu uso menosprezado. Para jogadores profissionais, o capacete costuma ser feito sob medida, mas é possível encontrar bons modelos prontos. Internamente, eles são revestidos e acolchoados, para proteger o crânio de qualquer impacto durante o treino ou o jogo.

Em geral, o material dos capacetes é de policarbonato de plástico ou de polietileno, que são leves e resistentes.

Os capacetes também possuem uma espécie de grade que fica na frente do rosto, protegendo também a região do nariz, boca e queixo. Essas grades costumam ser feitas de aço carbono ou ferro e seu formato depende também da posição do jogador no time.

Protetor Bucal

Outro item obrigatório para os jogos e muitas vezes também para os treinos, dependendo de quais manobras seu time estará praticando. Esses aparelhos servem primeiramente para proteger os dentes, mas também para evitar que você se morda acidentalmente ao levar um impacto. 

Ombreira / Shoulder Pad

Talvez o equipamento que mais venha à mente das pessoas quando o assunto é futebol americano. As ombreiras (do inglês “shoulder pad”) são usadas por baixo da camiseta e se assemelham a uma armadura, protegendo desde os ombros até a área do peito. Elas são feitas de plástico rígido com espuma acrílica e revestido de nylon, ajudando a aliviar a pressão da grande maioria das colisões que ocorrem durante o jogo.

Este é um equipamento essencial e obrigatório para quem pretende praticar futebol americano. Apesar de ser uma das peças mais caras, é importante investir em um bom equipamento, de preferência com certificação.

Chuteira

Apesar da chuteira já ser um item comum no Brasil, graças às modalidades de futebol, a chuteira específica para o futebol americano é um pouco diferente. Por exemplo, o cano da chuteira costuma ser mais alto, evitando torções; sua trava dianteira é um pouco maior, para dar mais aderência durante as jogadas, e elas também costumam ser reforçadas.

Algumas chuteiras são ainda mais diferentes, dependendo da posição de cada jogador. Mas, se você está começando ou praticando apenas por diversão, uma chuteira básica dará conta do necessário.

Protetor de Costela

Apesar de não ser um item obrigatório, o protetor de costela pode te dar mais segurança durante o jogo. Como o nome sugere, ele é feito para proteger especificamente impactos na costela, evitando que você se machuque nessa região do corpo e até mesmo que quebre um dos ossos.

Protetor de coxa, quadril, joelho e virilha

Para completar a “armadura” do futebol americano, existem também algumas peças menores, mas que continuam sendo essenciais para a segurança do jogo, como os protetores (ou pads) de coxa, quadril, joelho e virilha. Apesar de não serem obrigatórios, são equipamentos vantajosos de se ter durante um jogo.

Outros equipamentos

Além dos equipamentos já citados, existem outros mais comuns entre várias modalidades de esporte, como uma camiseta de treino, uma calça elástica, meias e, para o futebol americano, também luvas.

Como esses equipamentos são mais baratos e simples de encontrar, decidimos nos focar mais nos outros equipamentos necessários para jogar futebol americano. Isso não significa que esses últimos equipamentos sejam menos importantes durante a prática do esporte. Mantenha-se sempre protegido, escute as orientações do seu técnico e de seus companheiros de time e bom jogo!


Aproveite para encontrar os melhores equipamentos esportivos em oferta aqui no Promobit, seja você um jogador de futebol americano, rugby, corrida, natação ou qualquer outro! Nossos cupons de desconto garantem o melhor preço nas suas compras e você ainda acompanha as principais novidades da Black Friday.

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!