Take a fresh look at your lifestyle.

7 dicas para viajar de carro e evitar imprevistos

Descubra se vale a pena alugar um veículo, quantas pausas são necessárias em um viagem de carro e como montar uma playlist relaxante e inspiradora

0

Uma viagem de carro pode durar apenas algumas horas, quando vamos até determinado lugar, ficamos algum tempo lá e depois voltamos para casa; ou até se estender a alguns dias e meses, quando paramos em hotéis e conhecemos cidades diferentes antes de realmente voltar para onde moramos. Seja qual for o tipo de aventura, existem alguns truques que podem ser seguidos para tornar o momento mais agradável do que já é. Confira oito dicas para viajar de carro e evitar imprevistos.

Leia também:

Alugar carro pode ser uma opção

O primeiro quesito para viajar de carro e evitar imprevistos é verificar a sua rota e perceber se o carro é adequado para enfrentá-la ou se será necessário alugar outro veículo. Por exemplo, talvez você passe por trechos que só são acessíveis com carros 4×4 ou, para seu conforto, prefira andar com algum mais espaçoso ou com porta-malas maior.

Caso não sinta tanta confiança no estado do seu veículo ou prefira um modelo maior e mais confortável, principalmente em viagens longas, com muitas pessoas ou com as crianças, alugar o carro pode ser uma ótima opção. Melhor ter um gasto com o aluguel do carro antes de sair, do que todos os gastos e dor de cabeça caso o seu veículo quebre no meio do caminho.

Se o veículo for seu, faça uma revisão

Se ao final das pesquisas sobre qual carro utilizar você descobrir que o seu é o melhor, cuide para que ele seja revisto antes da viagem. Isso não quer dizer que você tenha que agendar uma data com a concessionária (mas se possível, nós recomendamos), a menos que o seu carro tenha muitos anos de uso. Às vezes, basta verificar se todas as lanternas dos faróis estão funcionando corretamente e pedir para algum mecânico de confiança balancear e alinhar.

Encha o tanque

Saia de casa com o tanque de combustível cheio ou pare para enchê-lo enquanto a rota da sua viagem for conhecida por você. Isso porque, na maioria das vezes, quando viajamos de carro, chega um momento em que não conhecemos mais o caminho e simplesmente seguimos o GPS. Assim, pode demorar muito até você encontrar um posto novamente. Assim como não queremos correr o risco do carro quebrar, também não queremos que ele pare no meio da estrada por falta de combustível.

Outra dica interessante, principalmente para viagens longas, é optar por álcool ou gasolina aditivados, pois eles garantem mais desempenho do motor.

Determine pontos para parada

Em uma viagem longa de carro, por mais que tenhamos vontade de ir o mais depressa para chegar ao destino e aproveitar, é fundamental programar pausas e paradas dentro da rota. Em uma viagem longa, mas que leve menos de um dia, como o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro, que é feito entre seis ou sete horas, é necessário que você faça pelo menos uma pausa estratégica durante o caminho, tanto para usar o banheiro como para simplesmente descansar, esticar as pernas e fazer algum tipo de alongamento simples. É para isso que existem aquelas redes de conveniência nas estradas, importantes inclusive para quem precisa almoçar e jantar.

Já para viagens que levarão dias, além das pausas para esticar as pernas, programe-se para parar em hotéis para passar a noite. Caso seja uma road trip passando por muitas cidades que deseja conhecer, recomendamos reservar pelo menos dois pernoites, um para o dia que chegar e outro para descansar antes de voltar para a estrada.

Monte uma playlist para relaxar

spotify musica

Ter uma playlist com muitas músicas garante que o tempo passado no carro não se torne entediante. Se você for viajar de carro sozinho, basta escolher as suas preferidas ou ligar uma playlist que você já tenha pronta no Spotify, por exemplo. Já se for viajar com amigos, certifique-se de que, na seleção de faixas, tenha sons que agradam todo mundo ou que o estilo escolhido seja de comum acordo.

Descanse bastante no dia anterior

Descansar para viajar de carro é essencial. Para evitar qualquer descuido e até acidentes mais graves, é necessário ter uma ótima noite de sono, se possível de mais de oito horas (o mínimo recomendado). Procure deixar todos os seus pertences arrumados no dia anterior à viagem, sua mala pronta, a roupa separada e tudo o mais que você for levar. Assim, você só precisará acordar, colocar a roupa e tomar um café da manhã reforçado. O tempo que você utilizaria na checagem dos últimos detalhes pode ser utilizado para adormecer.

Prepare lanches e petiscos para o caminho

Já pensou se você estiver a pelo menos quatro horas dirigindo, bater aquela fome e você não tiver nada para comer? Melhor evitar. Prepare alguns lanches com pão e frios ou patê, por exemplo, e leve garrafas de bebidas não alcoólicas, como água ou suco. Outras opções são barras de cereais, ovinhos de amendoim, chocolates e outros petiscos que você goste.


Ajude-nos a completar essa lista! Qual a sua dica para quem vai viajar de carro? Aproveite e confira nossas de promoções de pacote de viagem para garantir os menores preços na sua diversão!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!