Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Bruno Silva
17
Análises e Reviews

Qual o melhor? Amazon Fire TV Stick Lite Vs Xiaomi Mi TV Stick

por Bruno Silva (@BSL)

8 de março de 2021 às 18:48

870

6

5

Várias pessoas me perguntam qual destes aparelhos é o melhor. Eu já usei os dois em casa por muito tempo e digo que cada um deles tem particularidades que vão agradar mais umas pessoas do que outras. Leia esta análise e descubra qual o melhor!

Variedade de aplicativos

Em teoria o sistema operacional da Xiaomi é melhor porque ele usa um Android TV bem aberto e que dá acesso a uma variedade um pouco maior de aplicativos, mas ele não é um Android puro igual de celular como muitos dizem. O sistema da Amazon é o Fire OS (um Android TV reprogramado pela empresa) que usa a loja de aplicativos da própria Amazon e que tem uma lista menor de aplicativos.

Então a Xiaomi ganha neste sentido? Na minha opinião sim, mas não é uma vitória devastadora porque mesmo tendo acesso ao Google Play, nem tudo que pode ser instalado no celular com Android pode ser instalado no aparelho da empresa chinesa, mas na prática a maioria dos apps populares de stream pode ser instalada nos dois aparelhos (não considerando as gambiarras neste cenário, somente aplicativos oficiais).

Consideração: se for usar o Kodi saiba que a instalação é pela loja de aplicativos da Mi TV e na Fire TV precisa seguir tutoriais no YouTube para instalar (na minha humilde opinião não é difícil fazer).

Resultado: leve vitória da Xiaomi.

Performance & hardware

O hardware dos dois aparelhos é muito similar (1GB de RAM, 8GB de armazenamento, 1080p a 60hz, processador quad core e um chip gráfico, wireless 2.4 e 5GHZ). A Fire TV tem suporte a HDR e bluetooth 5.0, a Mi TV não tem HDR e suporta apenas bluetooth 4.2.

Na minha opinião o aparelho da Amazon leva vantagem na performance, mas é uma margem muito pequena em tempo de abertura dos apps, carregamento do Netflix e fluidez dos menus. A Amazon deu uma atenção especial aos os menus e transições, o que fez o sistema parecer mais responsivo. Não acho que a Xiaomi fique muito atrás, a diferença é muito pequena e quase irrelevante.

A Fire TV tem suporte ao cabo usb OTG (imagem abaixo), isso permite plugar joysticks usb para jogar emuladores, teclados, mouses e outros periféricos para interagir com o aparelho. Honestamente eu não senti a necessidade de usar um cabo desses, mas se este for seu plano fica a dica.




crédito da imagem: https://www.eonline2021.com/content?c=usb%20otg&id=2


Tanto a Mi TV quanto a Fire TV suportam conexão de teclado, mouse e outros periféricos via bluetooth.

Resultado: leve vitória da Amazon.

Controle remoto

Extra mega blaster ponto positivo para Xiaomi porque só ela tem botão para aumentar e abaixar o volume da TV.

O controle da Amazon é menor, mais robusto e os botões são melhores na questão qualidade, mas a ausência do controle de volume ofusca todas as boas características.

Ambos tem botões de voltar e home, setas de navegação e atalho para o assistente virtual que eles usam. Outro ponto positivo para Xiaomi é o botão de favoritos que abre um menu flutuante com os seus apps mais usados.

A Mi TV tem um botão para hibernar o aparelho, mas se desligar a TV naturalmente a Mi TV e a Fire TV são desligadas, então a função deste botão fica para as situações em que desejamos colocar o aparelhinho em espera e continuar usando a TV.

A Xiaomi colocou botões de acesso rápido para o Netflix e para o Amazon Prime, mas a Amazon não seguiu o mesmo caminho infelizmente.

Curiosidade: a Amazon manda duas pilhas na caixa, mas a Xiaomi não (pelo menos nas versões que eu comprei não teve). Isso pode fazer diferença para algumas pessoas, eu por exemplo não tinha pilha palito AAA sobrando em casa, então tive que roubar dos outros controles remotos para testar a Mi TV quando chegou.

Resultado: destruidora vitória da Xiaomi.

Assistente virtual: Alexa Vs Google Assistente

Eu achei o assistente do Google um pouco limitado e muito lerdo. Em vários momentos aparece a mensagem ‘o assistente não está disponível no momento’. Uma vantagem dele em relação à Alexa é que ele faz buscas dentro dos aplicativos, mas nem sempre funciona bem e trava demais. A detecção de voz não é muito boa também, nem em inglês nem em português, demora muito para decifrar as ordens e às vezes o assistente simplesmente te ignora sem dar feedback.

A Alexa é ótima! Sempre pronta para responder as dúvidas, abrir aplicativos, previsão do tempo e tudo muito rápido, não trava. Para quem tem caixas de som Echo Dot, por exemplo, pode integrar a TV com a caixa e mandar a música que estiver na caixinha para a televisão também, mandar a echodot buscar algo na tv e por aí vai.

Ao contrário do Google Assistente, a detecção de voz é impressionante, eu chutaria que em 95% dos casos a Alexa acerta o que você está dizendo e consegue concluir o pedido.

Se você não tem costume de usar assistentes de voz não se preocupe com este quesito, meus pais por exemplo nunca usam, para eles é mais importante o botão de volume do que perguntar para a TV sobre previsão do tempo.

Resultado: destruidora vitória da Amazon.

Integração de contas de usuário e outras características

A Fire TV requer uma conta Amazon para poder baixar aplicativos e caso seja uma conta Prime vai liberar também o conteúdo do Prime Video e do Prime Music. A Mi TV requer uma conta Google para baixar aplicativos, caso você tenha senhas salvas na nuvem vários aplicativos farão login automaticamente (Netflix, por exemplo) e isso é uma característica muito boa, já que o teclado da Xiaomi não é prático no meu ponto de vista.

Alguns aplicativos não têm suporte nativo nem ao Mi TV nem ao Fire TV, mas quem possui o aparelho da Xiaomi pode espelhar a tela do celular usando a função nativa Chromecast nos apps disponíveis.

Ambos aparelhos precisam de alimentação de energia, essa alimentação pode vir de uma usb da televisão ou você pode plugar o carregador de tomada que vem incluso na caixa. O carregador Xiaomi é de 5W e muito discreto, já o da Amazon é de 9W, um pouco maior e na minha opinião desajeitado, pois acabou ocupando 2 slots do meu filtro de linha. Se a sua TV tiver energia suficiente para energizar seu aparelho, você pode dispensar a fonte e usá-la como carregador de celular :-)

Resultado: empate técnico

Valor em promoção

O preço médio de promoção de ambas gira em torno de 250 reais (em raras ocasiões aparece menos que isso, mas aparece). Eu tenho a impressão de que é mais fácil encontrar bons preços de importação na Mi TV (AliExpress, por exemplo), mas tem umas promoções da Fire TV rolando no Shopee às vezes.

Resultado: empate técnico

Conclusão

O resultado final é empate segundo a minha análise acima. E agora, José?

Faça uma avaliação dos pontos positivos de cada tópico e decida o que mais lhe agrada, ambas são ótimas compras sem dúvida!

Compartilhe: