Promobit
Promobit
Imagem do usuário Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Quais as vantagens do HDMI 2.1? E quais as diferenças para HDMI 2.0 e 1.4?

por Mickael Fernandes (@mf)

9 de junho de 2020 às 0:57

8

6

10

E aí pessoal, como vão? Espero que estejam bem.

O HDMI 2.1 já está no mercado há um tempinho — anunciado originalmente em 2017 na Consumer Eletronics Show, ou CES — e está causando alvoroço e curiosidade na comunidade, sobretudo com os gamers.

Agora em 2020 mais modelos foram lançados com essa nova versão, que é a linha intermediária da Samsung: Q60T, Q70T, Q80T e Q90T. Do ano anterior, temos as excelentes SM9000 e OLED C9.

MAS AFINAL, QUAIS AS VANTAGENS DO HDMI 2.1?

Em resumo, no HDMI 2.1 é possível reproduções de vídeo na resolução 4K a 120 Hz e conteúdo 8K a 60 Hz, aprimorando o HDR pelo aumento de banda (48 Gpbs) — e o interessante é que suporta até a resolução 10K! Também suportará cores 16 em bits e houve melhorias no som como reprodução orientada a objeto (ex.: Dolby Atmos e DTS:X) via EARC (Enhanced ARC ou canal de retorno de áudio aprimorado, em tradução livre). É importante salientar que é retrocompatível com as outras versões.

Também adiciona-se algumas tecnologias:

- Game Mode VRR: para quem não sabe, é uma taxa de atualização variável, em tradução, para as telas, permitindo maior fluidez, sem defeitos por falta de sincronia (semelhante a tecnologia FreeSync da AMD e G-Sync da Nvidia);

- Quick Frame Transport (QFT) que diminui a latência em jogos e realidade virtual;

- Auto Low Latency Mode (ALLM), o que faz ajustar a latência anterior automaticamente;

- QMS, ou Quick Media Switching, que basicamente reduz o tempo das telas antes do conteúdo aparecer efetivamente;

QUAIS AS DIFERENÇAS DO HDMI 2.0 E 1.4?

Em suma, a versão 2.0 (de 2013) tem uma banda de 18 Gpbs e resolução máxima de 4K a 60 Hz enquanto que a 1.4 (de 2009, desaparecendo aos poucos) tem 10.2 Gpbs de banda e limite de 4K a 24 Hz. Já a profundidade de cores do primeiro é até 12 bits e do segundo, 8 bits.

PRECISO COMPRAR UM CABO COMPATÍVEL COM HDMI 2.1?

Sim, é necessário comprar um cabo cuja denominação pelo mercado é 48G ou UHS — Ultra High Speed. Como a banda aumentou significativamente, os cabos atuais não têm capacidade de hardware para todo o potencial do HDMI 2.1.



Fonte imagem: pplware


E aí, o que acharam desta nova versão? Estão querendo comprar uma televisão com o novo HDMI 2.1? Acham que vale a pena?

Compartilhe: