avatar de mf
ADMIN

Quais as vantagens do HDMI 2.1? E quais as diferenças para HDMI 2.0 e 1.4?

09 de Junho de 2020 ás 00:57
Artigos
6
10

E aí pessoal, como vão? Espero que estejam bem.

O HDMI 2.1 já está no mercado há um tempinho — anunciado originalmente em 2017 na Consumer Eletronics Show, ou CES — e está causando alvoroço e curiosidade na comunidade, sobretudo com os gamers.

Agora em 2020 mais modelos foram lançados com essa nova versão, que é a linha intermediária da Samsung: Q60T, Q70T, Q80T e Q90T. Do ano anterior, temos as excelentes SM9000 e OLED C9.

MAS AFINAL, QUAIS AS VANTAGENS DO HDMI 2.1?

Em resumo, no HDMI 2.1 é possível reproduções de vídeo na resolução 4K a 120 Hz e conteúdo 8K a 60 Hz, aprimorando o HDR pelo aumento de banda (48 Gpbs) — e o interessante é que suporta até a resolução 10K! Também suportará cores 16 em bits e houve melhorias no som como reprodução orientada a objeto (ex.: Dolby Atmos e DTS:X) via EARC (Enhanced ARC ou canal de retorno de áudio aprimorado, em tradução livre). É importante salientar que é retrocompatível com as outras versões.

Também adiciona-se algumas tecnologias:

- Game Mode VRR: para quem não sabe, é uma taxa de atualização variável, em tradução, para as telas, permitindo maior fluidez, sem defeitos por falta de sincronia (semelhante a tecnologia FreeSync da AMD e G-Sync da Nvidia);

- Quick Frame Transport (QFT) que diminui a latência em jogos e realidade virtual;

- Auto Low Latency Mode (ALLM), o que faz ajustar a latência anterior automaticamente;

- QMS, ou Quick Media Switching, que basicamente reduz o tempo das telas antes do conteúdo aparecer efetivamente;

QUAIS AS DIFERENÇAS DO HDMI 2.0 E 1.4?

Em suma, a versão 2.0 (de 2013) tem uma banda de 18 Gpbs e resolução máxima de 4K a 60 Hz enquanto que a 1.4 (de 2009, desaparecendo aos poucos) tem 10.2 Gpbs de banda e limite de 4K a 24 Hz. Já a profundidade de cores do primeiro é até 12 bits e do segundo, 8 bits.

PRECISO COMPRAR UM CABO COMPATÍVEL COM HDMI 2.1?

Sim, é necessário comprar um cabo cuja denominação pelo mercado é 48G ou UHS — Ultra High Speed. Como a banda aumentou significativamente, os cabos atuais não têm capacidade de hardware para todo o potencial do HDMI 2.1.



Fonte imagem: pplware


E aí, o que acharam desta nova versão? Estão querendo comprar uma televisão com o novo HDMI 2.1? Acham que vale a pena?

@bsl

Aí fica a pergunta: além dos vídeo games, o que mais podemos conectar no HDMI para aproveitar todo o potencial do HDMI 2.1?

responder
Reportar

bruno_lima_1117135 pelo o que eu entendi ao longo do tempo, o máximo aproveito atualmente seria apenas com os jogos mesmo. Equipamentos que gravam e reproduzem em 8K hoje em dia são um pouco escassos e não muito acessíveis, então apesar do cabo transmitir essa resolução, não seria tão proveitoso. Claro que se tiver um aparelho de gravação e uma TV ou projetor para reproduzir 8K 60FPS+ seria um aproveitamento muito bom desta nova versão.

responder
Reportar
@arthur_1144473

mf Acho que TB tem que ver se existe tanta diferença a olho nu. Pq as vezes a pessoa lê tanto a respeito de algo e quando chega na hora a diferença é mínima no olho. Tem gente muito entusiasta que quer correr atrás de tudo do melhor sem ter uma experiência própria

responder
Reportar

2.1 alcança 120hz

responder
Reportar
@senhor_peixoto

ana_samuel 2.0 também. A vantagem do 2.1 é conseguir resolução 4k @120hz ao mesmo tempo.

responder
Reportar
@tobias_silva_1281309

HDMI 2.0 entrega 120fps em resoluções como 1080p ou 1440p? ou os 120hz por si só já é necessário o HDMI 2.1? gostaria de jogar em 120fps, porem não quero pegar um qled de maior valor só pelo HDMI 2.1

responder
Reportar
@senhor_peixoto

tobias_silva_1281309 Se for jogar ps5 e xbox x melhor já optar por hdmi 2.1, assim quando saírem os games 4k você vai aproveitar sem lag e quando tiver jogos a 120fps sua tv vai acompanhar sem apresentar tela borrada. Dá pra jogar no 2.0? Sim, mas você não vai aproveitar todo o potencial que o seu console oferece.

responder
Reportar
@israel_scolari

Olá! Vou comprar um cabo hdmi maior para conectar meu home theater na TV. Preciso de um 2.0 ou um 1.4 da conta do recado? Só usarei para esse fim.

responder
Reportar

israel_scolari 1.4 serve, porém as vezes vale mais a pena já pegar o 2.0 mesmo. Diferença pequena de vlaor, pode até achar mais barato e se for utilizar para outro fim no futuro não precisará trocar.

responder
Reportar
@israel_scolari

mf obrigado! Então procurarei um 2.0 da medida que preciso.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?