avatar de mf
ADMIN

OLED x Nanocell x QLED x Triluminos: qual a melhor opção nesta Black Friday 2020?

23 de Outubro de 2020 ás 17:32
Artigos
9
31

E aí galera, tudo bem com vocês? Com tantas promoções de TVs aparecendo e expectativas para a Black Friday, resolvi abrir um espaço para comentarmos a respeito dessas três tecnologias.

NANOCELL vs QLED x TRILUMINOS

São tecnologias bem análogas e funcionam como “filtros” iluminados por backlight. Enquanto QLED utiliza pontos microscópicos de 2 a 10 nanômetros (nm) — as cores variam conforme o tamanho do cristal —, a Nanocell é composta por nanopartículas de 1 nm que filtram as cores, tornando as cores mais visíveis. A LG promete o Full Array Local Diming, que é um controle da imagem por zonas (não que outras TVs não tenha), porém isso é afetado pelo painel característico usado pela empresa (IPS), então retorna uma boa qualidade e é até necessário.

Triluminos é uma tecnologia bem menos comentada. Segue o mesmo princípio da QLED e, na verdade, surgiu antes (2013), mas não teve o mesmo marketing.

Para mais informações sobre QLED:

- https://www.promobit.com.br/bl...erenca-500

- https://www.promobit.com.br/bl...-da-sua-tv

LED vs OLED

As duas tecnologias acima são melhorias do painel LED, mas ainda continuam sendo LEDs.

OLED é algo totalmente diferente. Basicamente, compostos orgânicos são colocados entre dois condutores e emitem luz quando acionado por corrente elétrica.

Cada ponto emite “luz própria” primária e por isso as cores são muito mais vivas e precisas, além de existir o preto perfeito, uma vez que o ponto apenas está desligado — dizem que isso faz economizar energia, e de fato faz, porém a luz emitida pelo resto consome mais se comparado aos painéis LEDs, então não dá para dizer que OLED é mais econômico a menos que você veja coisas mais escuras.

Os compostos orgânicos mencionados acima se degradam com o tempo, diminuindo o brilho ou ocorrendo o famoso burn-in, que são manchas na tela. Para evitar isso, as empresas adotam o “pixel shifter” (a tela se move quase imperceptivelmente para os pixels não “queimarem” por longos períodos de luz) e também uma tecnologia para “limpar a tela”; fazendo isso e não deixando imagens estáticas, provavelmente você prolongará a vida do seu aparelho.

Para mais informações sobre OLED:

- https://www.promobit.com.br/bl...erenca-500

- https://www.promobit.com.br/bl...-da-sua-tv

QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Obviamente aqui estou fazendo um juízo de valor e colocando minha opinião pessoal. A partir de certo valor, eu sou bem chato com a qualidade e, independente disso, sempre escolho uma televisão pela imagem, embora eu ache o conjunto um diferencial.

Baseado no que escrevi acima, sem dúvida alguma os televisores com tecnologia OLED oferecem uma imagem superior. Não é só minha opinião, como também a de especialistas no assunto, tal qual o rtings, referência mundial.

O risco do burn-in existe e, para muitos, ele é quase certo. Eu acredito que os televisores mais novos estão menos suscetíveis a isso e com o devido cuidado é possível postergá-lo. Aconselho a compra de garantia estendida.

Se forem comprar uma TV OLED atualmente, indico a C9 e CX da LG. Possuem um conjunto muito bom de sistema (o melhor do mercado aliado ao controle Smart Magic) e som.

Caso você tenha medo do burn-in ou as TVs OLEDs ainda não estejam acessíveis eu recomendaria os seguintes modelos:

- local bem iluminado, assentos bem dispostos e orçamento mais baixo: SM8600, NANO86

- local bem iluminado, assentos bem dispostos e orçamento mais alto: SM9000, NANO95 e NANO96

- local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento mais baixo: Q60R, Q70T

- local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento médio: X905F, X955G, Q70R, Q80R e Q80T

- local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento alto: Q900R, Q95T

Comentando a respeito dos modelos acima, eu acredito que a linha Nanocell da LG (SM e NANO) ofereça melhor imagem em ambientes claros pela tecnologia do painel (IPS), melhor som e sistema, o maior ângulo de visão sem distorções e um dos menores input lag. Os modelos da Sony (X9xxx) oferecem melhor imagem pela faixa de preço, melhor upscaling para 4K por conta do processador, sistema mais versátil (Android) e bom som. A linha Q90 da Samsung é a top do momento da marca, mas inacessível para a maioria, então as outras oferecem bom custo-benefício, contando com o segundo melhor sistema, som parelho com a Sony, FreeSync para PC e consoles compatíveis.

@nodame_10001

Boa noite, com 50' tem alguma IPS? o ambiente é muito iluminado, mas o orçamento é não é tão grande pra pegar uma nano86...
Essa Smart TV LED 49" UHD 4K LG 49NANO81 é realmente IPS e seria uma alternativa? vlw

responder
Reportar

nodame_10001 olha, talvez até tenha, mas de marcas como AOC, Philips, teria que pesquisar, de cabeça eu não sei responder.

Sim, a 49NANO81 é IPS e uma boa alternativa.

responder
Reportar
@edmarcio_oliveira

Olá mf, estou procurando uma tv 4k que não seja as de entrada com valor até R$5 mil e fiquei interessado na Sony X955G, seria para ver filmes em um ambiente com pouca iluminação, quero uma que não tenha problemas com vazamento de luz e tenha qualidade nas cenas escuras, o que você acha dela? Tenho uma Samsung FHD que tem um sério problema de vazamento de luz.

responder
Reportar

edmarcio_oliveira é excelente. Já adianto que todo painel LED tem backlight bleed, isso é inerente a tecnologia. Se for muito, aí é defeito e você tem o direito a assistência/devolver.

Esse modelo da Sony é excelente em imagem, upscaling, além de possuir sistema Android (dá mais possibilidades) e bons componentes.

responder
Reportar
@edmarcio_oliveira

mf ah, então esta Sony não é tipo OLED ou QLED? Não encontrei informações dela sobre isso.

responder
Reportar

edmarcio_oliveira é sim. "QLED" é LED do mesmo jeito. A única que não tem vazamento nenhum é a OLED>

responder
Reportar
@luiz_1321338

Estou querendo comprar uma tv para sala que seja preparada para a nova geração de consoles e me interessei pela LG nanocell 75NANO90SNA,vocês recomendariam essa tv ou tem alguma sugestão melhor que seja nessa mesma faixa de preço?

responder
Reportar
@leonardo_marques_1122421

vão de oled e sejam felizes igual a mim que estou a 4 meses com minha c9

responder
Reportar
@daniel_moraes_1087507

Boa noite, estou querendo comprar uma TV nessa BF e gastar até uns 2500, é para o quarto, vou ver a tv de frente, e usá-la para ver filmes/séries/animes e as vezes jogar videogame. Estou em dúvida entre uma 55tu8000 ou uma 50 q60t (isso claro se elas chegarem nos 2500 ou próximo disso na BF), qual você recomendaria?

responder
Reportar

daniel_moraes_1087507 eu iria de 55TU8000

responder
Reportar
@alan_sambista

mf a Q70T vale tão a pena como dizem? corre muito risco de vazamento de luz? Estou muito indeciso entre a Q60T x TU8000 x Q70T, meu quarto é bem escuro e eu quero pra jogar PS4 Pro

responder
Reportar

alan_sambista é uma boa TV, dependendo do quer e espera vale sim. Corre pouco. Q60T é a que menos vale a pena, na minha opinião.

responder
Reportar
@alan_sambista

mf vou dar um jeito de pegar a Q70T então, meu medo é que não abaixe para uns 3.5k por aí kkk pq meu limite é esse

responder
Reportar
@wilson_junior_1094085

Boa noite!!Estou precisando comprar uma tv de 43 polegadas para o meu quarto . Qual a melhor tv para comprar ?

responder
Reportar
@pedro_araujo_1368849

Boa noite, achas que vale a pena os investir em uma com 120hz? Faz muita diferença pra quem não é focado em games?

responder
Reportar

pedro_araujo_1368849 depende, isso não influencia só em jogos, mas também em qualidade de imagem. Se não for muito exigente, acho que não vale tanto a pena, melhor pegar uma TV maior.

responder
Reportar
@danilo_conceicao_793501

pedro_araujo_1368849 pelo que pesquisei 120hz apresenta uma melhora em todos os conteúdos, se manter com tvs de 60hz pode não ser um problema para a maior parte dos conteúdos mas em alguns , a depender da frequência aplicada as gravações , poderá dar uma sensação de "quebra" no movimento, tipo um gargalo, existem muitos modelos acessíveis com 120hz.

responder
Reportar
@danilo_conceicao_793501

gostaria de salientar que a tv Q80R possui as características de 4k a 120hz para os novos consoles, pessoalmente acredito ser um modelo muito recomendado, um bom preço é de R$ 4000 para baixo

responder
Reportar
@fabricio_1353481

A 80r seria uma ótima opção, se ainda fosse encontrada nas lojas, mas sumiu já uns 3 meses.

responder
Reportar

fabricio_1353481 em lojas físicas ainda tem relatos de várias pessoas encontrando peças remanescentes, mas realmente está se esgotando

responder
Reportar
@fabricio_1353481

Em minha cidade em não encontrei, tb tenho visto esses relatos, mas fui em todas lojas de minha cidade sem sucesso.

responder
Reportar
@kayo_felipe

Estou em dúvida entre QLED TCL C715 por ter Android ou NANO86 mas os preços tem ser muito bom na black, ENTRE UMA OUTRA QUAL MELHOR CUSTO BENEFÍCIO? A NANO86 tem melhor taxa mas qled da TCL chamou minha atenção

responder
Reportar

kayo_felipe infelizmente não posso emitir uma boa opinião, pois nunca tive contato com esses novos televisores da TCL. O que posso lhe dizer é que dificilmente o painel dela é 120 Hz e ele é VA. A LG tem melhor conjunto, porém usa painel IPS. Você precisa ver qual tipo de painel é mais adequado no ambiente em que irá utilizar.

responder
Reportar
@helio_filho_1356817

Cara, baita texto, já esclareceu algumas coisas. Mas senti falta da Panasonic, imagino porque seja difícil achar. Mas encontrei a Panasonic GZ1000 de 65, com valor parecido com o da LG. Você chegou a testar ou tem referências? Meu interesse é basicamente pra filmes, mas além de prezar por algo mais de ponta que possa usar por muito tempo (vou substituir uma tv com mais de 10 anos), o consumo vai de superproduções atuais, filmes antigos remasterizados a coisas antigas ainda em dvd (ou qualidade de dvdrip, mkv), e não sei como essas tvs 4k se comportam pra esse material inferior, se LED ou OLED pioram ou uma tem vantagem sobre a outra. E aí cabe pensar também se vale mais a pena uma oled de 55 ou uma led de 65 (levando em conta o custo/benefício).

Se puder ajudar com uma opinião, agradeço. :)

responder
Reportar
@rodrigo_lage_815681

todo mundo q tem uma Panasonic 800 ou 1000 é só elogios na qualidade da imagem... sem contar q em durabilidade mata a pau... se for pra assistir msm...belo investimento

responder
Reportar
@rogerio_ribeiro_1324548

Bom dia, mf
Para uma sala grande, pé direito de 4m, relativamente bem iluminada, você recomenda a 75TU8000 ou a 75UN8000?
Obrigado

responder
Reportar

rogerio_ribeiro_1324548 pela iluminação, 75UN8000

responder
Reportar
@eduardo_morais_1475039

mf, fiz minha pesquisa e achei que o melhor para ambientes escuros seria uma C9 ou uma CX. Mas vc falou que com pouca iluminação a q80 seria melhor, aí fiquei na dúvida se vou de OLED ou de QLED. entendi errado?

responder
Reportar

eduardo_morais_1475039 foi errado. OLED está acima de qualquer outro tipo de tv, considerando as inerencias do painel. Se tiver problema com elas e não querer a OLED, aí sim a QLED

responder
Reportar
@janilson_soares

Boa tarde, estou querendo comprar uma TV 4k. Estou entre a Smart TV LED 55" UHD 4K LG 55NANO81 NanoCell, QLED T60 ou TU8000. Podem me ajudar?

responder
Reportar

janilson_soares depende do ambiente em que você irá utilizar, amigo

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?