avatar de mf
ADMIN

OLED x Nanocell x QLED x Triluminos: qual a melhor opção nesta Black Friday 2019?

08 de Novembro de 2019 ás 14:03
Artigos
8
46

E aí galera, tudo bem com vocês? Com tantas promoções de TVs aparecendo e expectativas para a Black Friday, resolvi abrir um espaço para comentarmos a respeito dessas três tecnologias.

NANOCELL vs QLED x TRILUMINOS

São tecnologias bem análogas e funcionam como “filtros” iluminados por backlight. Enquanto QLED utiliza pontos microscópicos de 2 a 10 nanômetros (nm) — as cores variam conforme o tamanho do cristal —, a Nanocell é composta por nanopartículas de 1 nm que filtram as cores, tornando as cores mais visíveis. A LG promete o Full Array Local Diming, que é um controle da imagem por zonas (não que outras TVs não tenha), porém isso é afetado pelo painel característico usado pela empresa (IPS), então retorna uma boa qualidade e é até necessário.

Triluminos é uma tecnologia bem menos comentada. Segue o mesmo princípio da QLED e, na verdade, surgiu antes (2013), mas não teve o mesmo marketing.

Para mais informações sobre QLED:
- https://www.promobit.com.br/bl...erenca-500
- https://www.promobit.com.br/bl...-da-sua-tv

LED vs OLED

As duas tecnologias acima são melhorias do painel LED, mas ainda continuam sendo LEDs.

OLED é algo totalmente diferente. Basicamente, compostos orgânicos são colocados entre dois condutores e emitem luz quando acionado por corrente elétrica.
Cada ponto emite “luz própria” primária e por isso as cores são muito mais vivas e precisas, além de existir o preto perfeito, uma vez que o ponto apenas está desligado — dizem que isso faz economizar energia, e de fato faz, porém a luz emitida pelo resto consome mais se comparado aos painéis LEDs, então não dá para dizer que OLED é mais econômico a menos que você veja coisas mais escuras.

Os compostos orgânicos mencionados acima se degradam com o tempo, diminuindo o brilho ou ocorrendo o famoso burn-in, que são manchas na tela. Para evitar isso, as empresas adotam o “pixel shifter” (a tela se move quase imperceptivelmente para os pixels não “queimarem” por longos períodos de luz) e também uma tecnologia para “limpar a tela”; fazendo isso e não deixando imagens estáticas, provavelmente você prolongará a vida do seu aparelho.

Para mais informações sobre OLED:
- https://www.promobit.com.br/bl...erenca-500
- https://www.promobit.com.br/bl...-da-sua-tv

QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Obviamente aqui estou fazendo um juízo de valor e colocando minha opinião pessoal. A partir de certo valor, eu sou bem chato com a qualidade e, independente disso, sempre escolho uma televisão pela imagem, embora eu ache o conjunto um diferencial.

Baseado no que escrevi acima, sem dúvida alguma os televisores com tecnologia OLED oferecem uma imagem superior. Não é só minha opinião, como também a de especialistas no assunto, tal qual o rtings, referência mundial.
O risco do burn-in existe e, para muitos, ele é quase certo. Eu acredito que os televisores mais novos estão menos suscetíveis a isso e com o devido cuidado é possível postergá-lo. Aconselho a compra de garantia estendida.
Se forem comprar uma TV OLED atualmente, indico a B9 e a C9 da LG. Possuem um conjunto muito bom de sistema (o melhor do mercado aliado ao controle Smart Magic) e som.

Caso você tenha medo do burn-in ou as TVs OLEDs ainda não estejam acessíveis eu recomendaria os seguintes modelos:

local bem iluminado, assentos bem dispostos e orçamento mais baixo: SM8600
local bem iluminado, assentos bem dispostos e orçamento mais alto: SM9000
local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento mais baixo: Q60, Q6F
local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento médio: X905F, X955G, Q70/Q80
local menos iluminado, assentos não tão dispostos e orçamento alto: Q90

Comentando a respeito dos modelos acima, eu acredito que a linha Nanocell da LG (SM) ofereça melhor imagem em ambientes claros pela tecnologia do painel (IPS), melhor som e sistema, o maior ângulo de visão sem distorções e o menor input lag; especificamente o modelo SM9000 é um dos únicos com HDMI 2.1. Os modelos da Sony (X9xxx) oferecem melhor imagem pela faixa de preço, melhor upscaling para 4K por conta do processador, sistema mais versátil (Android) e bom som. A linha Q90 da Samsung é a top do momento da marca, mas inacessível para a maioria, então as outras oferecem bom custo-benefício, contando com o segundo melhor sistema, som parelho com a Sony, FreeSync para PC e consoles compatíveis.

@mateus_palma

Sempre fico em dúvida: o que é considerado um ambiente bem iluminado? Um escritório, por exemplo? Ou uma sala de estar com luminária e iluminação indireta?

responder
Reportar

mateus_palma cara, não sou da área de arquitetura/design pra lhe responder isso, mas pra tu ter noção, geralmente escritórios, lojas, shoppings e supermercados são bem iluminados.

O que contribui para uma boa iluminação é: paredes brancas, lâmpadas bem dispostas e de diferentes tipos, superfícies refletoras, peças de acrílico, prateleiras abertas, móveis claros e janelas grandes e largas.

responder
Reportar
@felipealvesoficial

e aí Q80 ou C9? duvida cruel

responder
Reportar

felipealvesoficial C9, sem dúvidas

responder
Reportar
@mb_bags

mf desde que ele saiba da história do Born-in. Infelizmente, tenho uma tv B7 OLED da LG, amo essa TV, mas depois de 2 anos, agora, apareceu o burn-in na tela, e para trocar a tela o custo é de R$ 4.900,00, praticamente o preço de uma nova. Estou estarrecido porque terei de comprar uma TV com imagem inferior, não vou pagar novamente por uma OLED sabendo que posso sofrer novamente daqui dois anos.
Tecnologia de ponta que eles ainda não resolveram o sério e grave problema de Burn-in. Abraços.

responder
Reportar
@p_alencar

Faltou a comparações com as de tecnologia QLED

responder
Reportar
responder
Reportar
@alienzinho_froster

sm90 ou c9? a melhor para jogos

responder
Reportar
@froster_gamerbr

mf vlw

responder
Reportar
@thainara_lopes

Comprei a c9 e amigos, a qualidade é perfeita... o preto como se estivesse desligada.. Oled né...
E a minha antiga era uma q6f,

responder
Reportar
@piter_812472

thainara_lopes ué Thainara, sendo oled, não é como se estivesse desligado, mas realmente está. A vantagem do oled é justamente essa...

responder
Reportar
@odirlei_887983

Sumiram as promoções de TVs... pqp

responder
Reportar
@jose_manoel_960957

Putz! Excelente tópico! Eu ia comprar uma NanoCell SM9000 de 55" até dia 26 , mas minha sala não é bem iluminada. Quando abro o Google tem aparecido promoção da B9 a R$ 4.500,00 em lojas eletrônicas (extra e outras) mesmo preço q pagaria na Nano na loja. Será que vale à pena? Estou preocupado com a durabilidade, como falado no texto.

responder
Reportar

jose_manoel_960957 vale sim. Mas no Promobit já apareceu esse valor na C9, que é um pouco superior e valeria mais a pena ainda.

responder
Reportar
@mb_bags

jose_manoel_960957 Cara, se eu fosse você compraria a nanocell, porque a OLED certamente aparecerá o burn-in no futuro.

responder
Reportar
@jose_manoel_960957

mb_bags , comprei a NanoCell mesmo hehehehehehe

responder
Reportar
@fabio_guedes_21549

Que texto maravilhoso. Sanou todas minhas dúvidas de uma vez só. Eu vou comprar a primeira dessas, tamanho 75", que ficar abaixo de 5 mil. Sem pressa. Criei uma leve descrença na LG porque minha 55UH6500 começou a falhar intermitente uma faixa horizontal da imagem. Talvez uns tutoriais de fazer uns gatos no cabo flat resolvam, mas ainda não tentei.

responder
Reportar
@mauricio_tutida

fabio_guedes_21549

Conseguiu encontrar sua TV de 75' 4K? Estou à procura por esse valor. Mas pelo que vejo, são duas opções: Samsung 75RU7100 (painel VA) ou a LG (painel IPS) 75UM7510.

responder
Reportar
@home_alone

Pra quem ainda tiver com dúvidas:

responder
Reportar
@cadu_garcia_970052

Eu gostatia de saber onde uma tv de plasma se encaixaria hoje, ja que foi considerada superior por muito tempo ao lcd.

responder
Reportar

cadu_garcia_970052 em qualidade deve estar parelha com as LEDs de pontos quânticos. Possivelmente acima, sei lá, teria que avaliar. Mas ainda acho a imagem superior as LEDs de entrada, desconsiderando a resolução.

responder
Reportar
@piter_812472

mf as TVs de plasma são orgânicas, como as oled. Cada ponto se auto ilumina, e as oled as substituíram. As plasmas seriam as oled hoje.

responder
Reportar

Acho que as Panasonic topo de linha Viera(raramente vistas no Brasil) ainda ganham das QLED em contraste e ganham de todas na quantidade de cores exibidas. As TVs OLED ainda não vi a quantidade de cores que são capazes de reproduzir, provavelmente na casa de milhões, mas as Plasma reproduzem facilmente bilhões de cores. Hoje já não é possível porque o plasma foi deixado de lado, mas já passei em uma loja com duas TVs, uma LED e outra Plasma da mesma marca (Panasonic Viera) de umas 70 polegadas. Nas tvs passava o mesmo vídeo em altíssima resolução (BLuray 4K), rapaz a Plasma possuía INDISCUTIVELMENTE mais qualidade, coisa de outro mundo, nunca consegui ter minha plasma, hoje possuo uma OLED LG que para sala de TV é excepcional e tem MUITO MAIS QUALIDADE do que a QLED que eu recomendaria para áreas com exposição solar, áreas de piscina e tal, e lojas grandes onde as pessoas tenham que ver o conteúdo de longe e com muita luz ao redor. Hoje para sala de estar e quarto, OLED é indiscutivelmente melhor, disparado, além da conectividade da LG que é fantástica (celular, aparelhos adjacentes, hometheater, internet, etc). Na minha opinião QLED NÃO VALE O PREÇO, quando custa o mesmo que uma OLED. Demorei três meses pesquisando para comprar a minha TV, entrei em lojas e testei mesmo as TV, conectei elas na Internet, utilizei o sistema de reconhecimento de voz, naveguei na internet, quase infarto um monte de vendedores, etc. Vai por mim, hoje é OLED, se não for área externa ou loja, ela tem brilho mais que suficiente para uma sala muito bem iluminada, além de o ângulo de visão ser de 180 graus (100%). Quem já testou sabe, o controle por voz do controle da LG é ótimo, ele entende tanto ingles como portugues, o que é bom para pedir músicas, abre o youtube na hora, etc. Hoje no mercado só tem OLED mesmo, Essa nanocell não conheço, mas pelo preço de hoje eu não iria em QLED.

responder
Reportar

andre_colares obrigado pela opinião, concordo também

responder
Reportar
@valdir_pereira_1004687

Muito bom o artigo!
Estou com uma dúvida, tenho um budget de 3k para comprar uma TV de 55. Estou cogitando ir pra LG 8600, o que você acha? É uma boa escolha com esse valor?

responder
Reportar

valdir_pereira_1004687 depende do ambiente em que vai utilizá-la. Se precisar de painel IPS, sim. Caso contrário, a melhor até esse valor é a Q60.

responder
Reportar
@eliel_alberto

Quando o assunto é qualidade de imagem, não há muito o que discutir, basta parar e ver que a Oled é disparadamente melhor em imagem. Estou com uma Panasonic plasma desde 2009. Penso em trocá-la por uma tv oled. Mas de qual marca entre Sony, LG ou Panasonic? Sony ou Panasonic pelos processadores de imagem dedicados ou LG pelo conjunto da obra, incluindo o processador Alpha 9 2ª Ger, se é semelhante ao X1 Ultimate da Sony ou HCX da Panasonic em upscale de imagem. A minha dúvida é apenas essa. Led, nem penso.

responder
Reportar

eliel_alberto LG oferece melhor custo-benefício, Sony som e componentes de melhor qualidade. Panasonic acredito que seja de boa qualidade também e tem muita fama pela sua durabilidade, mas eu não conheço pessoalmente; se o sistema embarcado em suas OLEDs for o mesmo das outras TVs normais, fica bem aquém das outras marcas.

Acredito ainda que o processador da Sony é superior ao da LG, e pode ser que o upscaling da marca seja melhor também (pelo menos nas LEDs eu acho o melhor).

responder
Reportar
@tyrone_vilela

No caso com um orçamento de aproximadamente 3k, qual seria a melhor opção, a Samsung Q60 ou Lg SM8100, pois os valores destas estão semelhantes.

responder
Reportar
responder
Reportar
@tyrone_vilela

mf , vlw amigo, muito obrigado. Pra complementar minha dúvida, esse valor de 3.000 reais está condizente? ou ja esteve mais barato?

responder
Reportar

tyrone_vilela já esteve bem mais barato, mas subiu muito, então está bom novamente. Apareceu esses dias por uns 2800 e pouco.

responder
Reportar
@tyrone_vilela

mf , Agradeço mais uma vez... sendo assim vou esperar mais um pouco...

responder
Reportar
@tyrone_vilela

mf Vale mais a pena eu pegar uma Q60 por aproximadamente 3 mil ou partir pra uma Q80, em torno de 4,3k ? Essa diferença de preço se justifica ou você acha que está muito?

Vendo agora que a 7100 está por 2k.

De acordo com essas diferenças de preço, qual que seria a melhor opção? Sei que são propostas diferentes. Minha dúvida é pela diferença de valores, entende?

responder
Reportar

tyrone_vilela depende, você preza por qualidade e está disposto a pagar por ela? A Q60 é uma boa TV, já acima das intermediárias, mas já adianto que a diferença para a Q80 é justificável sim.

Eu esperaria a Q80 por uns 4K ou compraria a X905f se entrasse em promoção boa.

responder
Reportar
@greice_mello

Olá. Estou na dúvida. Preciso adquirir uma TV de 65 ou 75 PL.
Vou nas lojas e fico mais em dúvida ainda... Os vendedores tentam explicar, porém nem eles ao certo sabem tantas diferenças nas TVs. E mais, as vezes não o produto na loja, aí discursam que aquela que eles têm é melhor.
TV OLED faço a busca e vem de R$ 7 MIL A 30 MIL e não entendo as diferenças.
SM 8600 e 9000 a partir de 5 mil.
Na loja me passaram o seguinte: Ou eu compro uma OLED recém lançada ou eu compro uma SM 8600, pois a OLED de 8 mil é a mesma coisa que uma Camionete com motor de fusca... Procede essa informação ou o atendente não tem a OLED, por isso não diz que mesmo sendo 2018 é boa?

Alguém pode me ajudar? Preciso comprar essa TV logo.




responder
Reportar
@jose_manoel_960957

greice_mello , qual estado vc está? Normalmente os vendedores da FASTSHOP são melhores. Tive a sorte de pegar um aqui em Brasília, no Iguatemi Shopping, muito bom

Tem q ficar de olho nas promoções, as OLEDs são as melhores.

responder
Reportar

greice_mello hahaha, meu Deus do céu.

Não procede. Não caia em papo de vendedor.

responder
Reportar
@piter_812472

greice_mello Greice, ainda em dúvida? Posso te deixar um e-mail aqui, daí da pra tentar sanar alguma dúvida com mais rapidez...

responder
Reportar
@arthur_annes

Na minha opnião o Oled é promissor, mas ainda prefiro a Qled devido ao brilho mais alto e cores mais vivas, além disso em Qled não há risco de burn-in como nas Oled, outro ponto a se considerar é que a Q80R é a melhor tv Led do mercado e tem um excelente local dimming que já torna o contraste da tv é bem próxima a qualquer Oled, logo se a maior vantagem das Oled é o contraste, a Q80R perde pouco mas isso é facilmente justificável pelo risco de burn-in que a Oled tem.

responder
Reportar

arthur_annes toda LED pode ocorrer burn-in também (LG que o diga kkk). Melhor se informar. Só que a incidência é bem baixa, diferente de dizer que não há risco, rs.

responder
Reportar
@arthur_annes

mf não ocorre de forma comum e não ha nenhum relato em forum nenhum sobre alguma qled com burn in, em compensação oled tem aos montes e em celulares é bem comum

responder
Reportar
@arthur_annes

mf não ocorre de forma comum e não ha nenhum relato em forum nenhum sobre alguma qled com burn in, em compensação oled tem aos montes e em celulares é bem comum

responder
Reportar
@gto_pax

Por gentileza, estou em dúvidas entre 905F e Q80. Qual a melhor?

responder
Reportar
@facc1986_3

gto_pax eu pessoalmente prefiro as cores das TVs da Sony.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?