Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é thermal throttling?

por Mickael Fernandes (@mf)

6 de janeiro de 2020 às 3:25

448

2

0

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Criei o tópico para responder a dúvida do título que está acontecendo bastante atualmente, em suma com os notebooks gamers.



O que ocorre é que a maioria dos notebooks gamers têm seus projetos de resfriamento subdimensionados para atender a demanda cada vez maior pelas dimensões menores e para serem mais portáteis, ou seja, não há fluxo de ar suficiente, os coolers são pequenos e não tão potentes quanto deveriam e acabam esquentando muito.



Quando o aparelho esquenta demais, entra em vigor automaticamente uma função para preservar a segurança do chip, e ela se chama thermal throttling.



O QUE É THERMAL THROTTLING?



É uma tecnologia de controle de temperatura que reduz a frequência (clock), voltagem e uso da CPU a fim de preservar o chip. O dispositivo pode até desligar.



COMO O THERMAL TRHOTTLING AFETA O DESEMPENHO?



Muitas vezes computadores/notebooks novos, com bons CPUs e placa de vídeos fortes dão uma queda brusca de frames ou umas travadinhas em alguns jogos, chamadas de stuttering. Além de jogos, é possível ocorrer em softwares que requerem alto desempenho. Comumente volta ao normal em apenas alguns segundos, e isso é resultado do thermal throttling em ação.



Se a temperatura estiver muito alta, o seu computador irá desligar repentinamente.



COMO EVITAR O THERMAL THROTTLING?



Há várias possibilidades. A primeira é prover um bom resfriamento, seja com exaustores, base coolers ou coolers normais, se aplicáveis.

A segunda, bastante utilizada hoje em dia, é o undervolting, que consiste em diminuir a voltagem do chip, assim dissipando menos energia e esquentando menos.

Outra possível solução é fazer o repast no processador.

Compartilhe: