Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é undervolting? Para que fazer? Quando fazer?

por Mickael Fernandes (@mf)

28 de dezembro de 2019 às 6:06

1210

3

3

E aí galera, tudo bem? Hoje em dia os notebooks gamers estão mais acessíveis e com as promoções aqui no Promobit é possível pegar bons modelos, muitas vezes até oferecendo custo-benefício, embora seja preciso sacrificar um pouco da portabilidade e autonomia.



Eu tenho notebook gamer há mais de década, já passei por diversas marcas, entre elas: Acer (Predator), Alienware, Avell, Clevo (puro), Dell Gaming, MSI, Omen, Origin, Powernotes, ROG (Asus) e Sager (puro). Dos mais conhecidos no Brasil só não tive o Odyssey, mas já o testei por algum tempo.



Por mais que o notebook seja bom, caro, top e tenha um boa construção e um bom projeto, sempre passo pelo mesmo problema em maior ou menor grau: temperatura elevada em uso intenso ou em uso mediano com os coolers fora do máximo.



Hoje em dia há uma remediação relativamente comum para ajudar nisso, trata-se do Undervolting ou Undervolt.



O QUE É UNDERVOLTING?



É a redução da voltagem dos circuitos do processador. Serve para dissipar menos energia – daí a redução da temperatura – e, com isso, gasta-se menos, portanto.



PARA QUÊ FAZER?



Como supracitado, pode ser utilizado para reduzir o consumo de energia, útil em uma máquina utilizada apenas como servidor de arquivos em que desempenho não é necessário ou ainda em um HTPC.

Com a redução de voltagem, é possível aumentar a vida útil do processador, diminuir os ruídos (menor necessidade de coolers e rotações elevadas).

Além disso, evita o thermal throttling, que é a redução de clock/voltagem (e consequentemente, desempenho) por causa da temperatura. E uma outra consequência do undervolting é o aumento da autonomia do computador portátil.



É fácil encontrar relatos de redução até de 20 graus.



QUANDO FAZER?



Particularmente eu recomendaria fazer quando você não utiliza toda a potência do seu notebook, assim aumentaria a autonomia ou quando está passando por problemas de superaquecimento.

É útil fazer isso em placas de vídeo também. As Vegas 56 e 64, por exemplo, são conhecidas por aquecer bastante e com o undervolting é possível aproveitar quase todo o desempenho da placa sem maiores problemas.



COMO FAZER?



Este é um tópico delicado, pois varia de placa-mãe para placa-mãe, uma vez que possuem firmware/BIOS diferentes. No geral, deve-se procurar por algo como "voltage offset". O foco deste tópico não é ser um tutorial, apenas introduzir o assunto, mas caso queiram, eu posso complementá-lo com um passo a passo.



Asus, Gigabyte e MSI possuem softwares que facilitam a realização da técnica. Chamam, respectivamente, AI Booster, EasyTune e Afterburner.



Há outros programas que poderão ser úteis: RM Clock e ThrottleStop (este último recomendo mais). A própria Intel oferece uma ferramenta para seus processadores, chama-se Intel® Extreme Tuning Utility.



Sempre reduza aos poucos e vá testando para ver se o computador mantém.



Assim como depois de um overclock, é preciso testar a estabilidade do computador após o Undervolting. Sugiro o programa Prime95 para estressá-lo. Aliás, este é o único risco ao realizar undervolting, causar instabilidade no computador.

Observação: sempre faça backup. Recomendo aliar a técnica com o repast do processador.

Compartilhe: