avatar de cami_1258728
0

now united - Consumo Consciente

30 de Agosto de 2020 ás 14:48

Reduza o consumo de produtos num geral:
Repare em quantas vezes por mês ou por semana você compra roupas, eletrônicos, eletrodomésticos ou qualquer outra categoria e tente tomar consciência se não é um exagero e se você realmente precisa daquilo.

Observe também se você costuma jogar muita comida fora, porque os alimentos estragam e não dá tempo de você comer tudo. Acostume-se a medir e comprar só o necessário nas despesas.

Reduza o consumo de embalagens, principalmente plásticas:
O plástico, por ser feito de petróleo, não consegue se decompor e voltar em sua forma natural para o meio ambiente, porque, bom, não tem como ele ser petróleo novamente. Por isso, é muito importante reduzir o uso dele, seja deixando de recolher sacolinhas plásticas no supermercado, não usando canudos plásticos ou optando por produtos engarrafados em vidro, por exemplo.

Enquanto pesquisava informações para este artigo, encontrei um dado que pode te incentivar a realizar esse tópico com mais afinco: segundo um relatório realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) e divulgado em março deste ano, o Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Deste número, somente 145.043 toneladas são recicladas. Ainda, a pesquisa mostrou que cada brasileiro produz um quilo de plástico por semana.

Use o produto até o final e reutilize o que for possível:
Depois de reduzir o consumo de embalagens, está na hora de reaproveitar as outras. Potes de sorvete, por exemplo, podem ser utilizados para guardar comida na geladeira (como o clássico feijão, que a gente sempre acha que é sorvete) e copos de requeijão de vidro podem virar copos de bebidas, sem que você precise comprar jogos novos quando algum quebrar.

Faça a coleta seletiva:
Essa dica pode parecer básica, mas não é, até porque muita gente não sabe como realizá-la. Separar o lixo seco do comum é importante para que os produtos possam ser reciclados. Ao contrário, todos vão para o aterro e ocupam um espaço desnecessário, além de não conseguirem voltar a ser matéria-prima para outros produtos. É importante que antes de separar as embalagens (seja de xampu, creme hidratante, caixas de leite, latas de leite condensado e creme de leite etc), elas sejam lavadas, para não criar mau cheiro e propagar insetos e doenças. Além disso, se tudo estiver limpo, dá para deixar papéis e embalagens de papelão no mesmo lugar.

Se mantenha informado sobre o assunto:
Só assim você vai conseguir ter ideias novas e perceber outras práticas para cada vez ser um consumidor consciente melhor. Entre em grupos e converse com outras pessoas sobre o assunto; também procure se atualizar sobre as medidas governamentais que estão sendo tomadas em prol ou contra este tópico.

Curiosidade: para despertar nas pessoas a consciência dos problemas econômicos, sociais, ambientais e políticos causados pelo consumo exagerado foi criado o Dia do Consumo Consciente, celebrado todo dia 15 de outubro no Brasil.

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?