14

Cuidado Importações - Anatel esta Confiscando Aparelhos sem Homologação

20 de Setembro de 2018 ás 11:22
Artigos
2
17

Vai importar?
Cuidado...
Anatel está confiscando tudo que é eletrônico que chega pelos correios que não seja homologado por ela.
Até cabos estão sendo presos.
Muitas mercadorias estão voltando pro país de origem.

Não sei quais itens poderão ou não passar.
Sei que uma TV BOX Android, sem qualquer relação com TV a cabo ou Card Sharing, foi direto dos correios para a Anatel.

Pesquisem...
Soube também que se a encomenda passar de 70cm em um dos lados tem taxa adicional de 79R$. Pelo menos o ML está avisando para alguns que tem estes produtos com dimensões grandes a venda..

http://www.anatel.gov.br/instit...mologados-2

@mandyz

Nossa! Não conheci pessoas que tiveram este problema mas se alguém da comunidade passar por isso, compartilha com a gente :)

responder
Reportar
@jotacmf

Obrigado!

responder
Reportar
@emulouco

Anatel devolveu minha ecomenda pra china!

responder
Reportar
@markonne_cirilo

Acho que você e o destinatários dos supostos "28 mil" foram sorteados. Não há praticamente ninguém relatando isto.

Tudo que não entra pelos importadores oficiais no Brasil, não são homologados.

Devem fazer isto talvez por amostragem, grandes lotes fechados do mesmo produto ou os fiscais não estão fazendo o trabalho direito.

Pior ainda que estamos no final de ano e até parece que a Receita deixaria de arrecadar com as taxações...

responder
Reportar
@emulouco

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), confirmou nesta semana que está retendo para homologação uma série de dispositivos eletrônicos importados da China e que contam com transmissão via rádio (Wi-Fi, 3G/4G e Bluetooth, entre outros), o que inclui smartphones, drones e set-up boxes, por exemplo. Além disso, a agência passa a cobrar uma taxa de R$ 200 dos consumidores que fizeram a importação desses aparelhos. Para completar, os dispositivos que não atenderem aos critérios técnicos da entidade serão devolvidos ao destinatário ou destruídos. As informações são do site MobiZoo.

Em comunicado oficial, a agência afirmou que "verifica-se que para a importação dos equipamentos em questão, se faz necessária a regularização de sua condição antes de sua entrada no país. Importante ressaltar que alguns equipamentos, devido as suas características, não poderão ser regularizados, por não estarem de acordo com os requisitos técnicos estabelecidos na regulamentação da Anatel, e serão devolvidos ao destinatário ou destruídos, a depender de critérios objetivos já definidos pela Agência".

responder
Reportar
@emulouco

Além disso, a Anatel declara que "alguns equipamentos emissores de radiofrequência, sem direito a comercialização e/ou a prestação de serviços de telecomunicações, poderão ser regularizados por meio de homologação emitida por esta Agência, desde que satisfeitas condições preestabelecidas. Essa homologação se dá a título oneroso, sendo devido o emolumento de R$ 200,00 (duzentos reais) na apresentação do requerimento de homologação."

A retenção dos aparelhos para homologação e a cobrança de uma taxa referente a essa processo é mais uma manobra do governo brasileiro para apertar o cerco a onda de dispositivos eletrônicos importados da China, principalmente smartphones, que, normalmente, são obtidos a valores bem menores do que os praticados no mercado local. Para além das taxas de importação, a Receita Federal também aplica multas para produtos que apresentam declaração incorreta de valor na embalagem.

Com tudo isso, é possível que grandes sites chineses que realizam a venda desses smartphones, como Deal Extreme, GearBest, Banggood e Aliexpress, passem a restringir os modelos a serem vendidos ao Brasil.

responder
Reportar
@renato_sanches_633999

Tenho um rádio Taranis 2.4 Ghz para aeromodelos preso na Receita desde meados de Novembro/18, agora dia 3 de Janeiro/19 recebi um comunicado que tenho que apresentar documento da Anatel autorizando o uso do produto, porém foi a própria Anatel que emitiu esse comunicado para a Receita e esta repassou, não sei por onde começar a sair desse problema. O pior ou melhor é que esse rádio é utilizado por centenas de aeromodelistas no Brasil. Socorro.

responder
Reportar
@emulouco

renato_sanches_633999
Ligue pra lá. se já for homologado no Brasil você pede liberação.
Se não for, eles estão cobrando R$200 pra fazer homologação

responder
Reportar
@renato_sanches_633999

Obrigado, esse rádio tem homologação pela Anatel, achei na internet, problema é q foi a própria Anatel q pede documentos de homologação depois de inspeciona lo na Receita. Telefone, Anatel não atende telefone, robô atende, fala q vc é o quarto, terceiro da fila qdo vc passa p primeiro, logo após linha cai (4x tentei). Pelo site vc descreve o assunto e quando tenta enviar sai uma aba comentando q sua localização esta errada, tentei varias localizações, não envia. Embratel a serviço das telecomunicações!!!!

responder
Reportar
@renato_sanches_633999

Anatel e não Embratel, falha nossa!

responder
Reportar
@claudio_fulas

Eu li sobre isso tbm no site da Showmetech... Uma pena, pois era um dos caminhos para fugir dos altos preços praticados por empresas que vender aqui.

responder
Reportar
@de_barbosa

Não era somente aparelhos eletrônicos que usam rede?

responder
Reportar
@fernando_iglesias

Sacanagem alem de cobrar uma taxa absurdo de 60% tem ainda 200 reais pra homologacao esse pais e um scarneo e fim do ano pqp

responder
Reportar
@mickael_fernandes

fernando_iglesias não precisa de homologação

responder
Reportar
@alvaro_600387

Legal regular em nome da qualidade segurança e tal, mas a pergunta é, qual tv Box Android tem homologação? Ou oficialmente simplesmente n podemos comprar box Android?

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta