Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Como saber se a bebida é original?

por Mickael Fernandes (@mf)

17 de agosto de 2020 às 20:48

2908

5

9

Muitas vezes nos decepcionamos com o sabor de algumas bebidas que todo mundo diz ser boa ou que é uma versão especial, raridade. O problema pode não ser nosso paladar, mas sim algo, infelizmente, comum no mercado: a falsificação de bebidas.

Nesse tópico em específico comentei algumas dicas para tentar evitar o golpe.

ATENÇÃO ONDE ESTÁ COMPRANDO E COM O VALOR

Os preços das bebidas podem variar muito, de 20 reais a milhares de reais, então é necessário pesquisar o preço médio em diversas lojas. Se o valor do anúncio estiver muito abaixo do mercado, cuidado, em vez de pagar uma bagatela por um produto você pode ter comprado um falsificado.

Também é necessário cuidado com a loja e mais ainda se estiver comprando de um vendedor autônomo. Em caso de distribuidora de bebidas, pesquise sobre as empresas e veja há quanto tempo estão no mercado além de certificados de qualidade de serviço. Para outros vendedores sempre peça a maior quantidade de imagens possível e verifique se possui algum selo de autenticidade. Outra dica é pedir com marca d’água e data e, caso se recusem ou reclamem de fornecer, é um indício de que pode ser falso. Perfis de vendedores novos também pode ser um problema.

ESTADO DO PRODUTO

É necessário ficar atento ao estado da garrafa, a tampa para ver se não está amassada ou desgastada e rótulo.

SELO IPI

IPI significa Imposto sobre Produto Industrializado e é submetido a todas bebidas quentes circulantes no Brasil. Ele dá uma segurança bem maior, pois demonstra ter sido fiscalizado pelas autoridades do país — no entanto, falsificadores já produzem selos falsos, então atente-se a qualidade do selo. Se não constar o selo, já significa que é contrabando, embora possa ser original

CHEIRO

Você não precisa ser um sommelier para isso. Caso sinta um cheiro muito forte de álcool, tome cuidado.

DICAS PARA WHISKY

Adulteração de whiskys podem ser conferidas com um pão, isso mesmo, rs. Se molhar o pão e ficar escuro, significa que foi adulterado com iodo; caso fique transparente, é mais um indício de ser original. Isso ocorre porque a coloração do whisky é natural e é atingida em alguns anos, ao passo o iodo dá a mesma coloração, mas reage com o amido presente no pão.

Outra dica é tocar o whisky com uma caneta e em seguida agitar a garrafa e tocar novamente. Se o som soar diferente significa que é um whisky e o barulho diferente se deve em virtude da mistura do malte, mas atenção ainda, pois isso não significa que é o whisky do rótulo da garrafa.

Mais uma dica é balançar a garrafa e ver se as bolhas e espuma da bebida somem rapidamente.

DICA PARA CONHAQUE

A cor do conhaque, assim como a do whisky, pode variar conforme o tempo em que estava nos barris, mas caso apresente um aspecto acinzentado, muito cuidado! Tente virar a garrafa e ver como o líquido escorre por ela, deve apresentar faixas oleosas.

DICA SOBRE VODKAS

Vodka, junto com o whisky, é o um dos tipos de bebidas mais falsificadas. Sugiro que fiquem atento ao rótulo, pois deve constar a data do engarrafamento, número da licença, endereço de produção, marca de certificação e resistência. Um indício de adulteração para vodka é o cheiro de acetona, que remete ao álcool metílico.

SINTOMAS

Quem aí sente ressaca ao beber? Provavelmente muitas pessoas, a maioria. Mas cuidado com sintomas que não sejam de ressaca! Bebidas adulteradas podem fazer mal a saúde a depender do tipo de adulteração.

Vômitos, dores abdominais associados à tontura e embriaguez podem ser um sinal de adulteração.

O metanol, utilizado em vodkas falsificadas, pode até causar cegueira permanente!

COMENTEM MAIS DICAS AÍ

Tem diversas bebidas e diversas maneiras para saber se são falsificadas, neste tópico eu tentei fazer um apanhado geral. Caso tenham dicas, postem aí nos comentários, quem sabe fazemos um tópico para cada tipo de bebida :D

Compartilhe: