Promobit
Avatar do membro Danilod
9
Artigos e Matérias

Análise sobre cadeiras gamer e porque você NÃO deveria comprar uma

por Danilod (@danilod)

8 de abril de 2021 às 17:20

18241

25

25

Olá,

Esse artigo tem a finalidade de instruir pessoas que estão pensando em comprar uma cadeira gamer agora ou no futuro, seja para jogar ou trabalhar de casa, agora que o home office se tornou realidade para muita gente.

Bom, eu comprei uma cadeira gamer há cerca de três anos, quando a busca por esses produtos ainda não era uma febre e os preços não estavam tão altos. Comprei o modelo ThunderX3 TCG12.



Paguei cerca de R$700 na cadeira na época. Pesquisando por ela, via que era muito bem avaliada em canais do YouTube e pessoas que tinham comprado há pouco tempo, por isso decidi fazer esse "investimento" comprando uma cadeira cara.

A qualidade da cadeira em si não é ruim. Mesmo após três anos, usando +10 horas por dia, ela ainda não começou a descascar o courino nem perdeu a cor, não deu qualquer problema no pistão, nos braços ou algo do tipo. No mais, o único "problema" é a ferrugem nos pés da cadeira, mas que dá para ignorar.

O real problema é a dor nas costas que passei a ter há mais de um ano. Mesmo fazendo exercícios regulares, sofria com esse problema e amigos próximos relatavam o mesmo, por isso procurei um médico. Ele me recomendou alguns exercícios e até trocar de colchão. Segui as recomendações e a dor diminuiu, mas percebi que ainda era acentuada durante e logo após o horário de trabalho.

Foi então que comecei a pesquisar sobre cadeiras gamer em geral (não a minha específica) e encontrei vídeos técnicos que explicavam os problemas de ergonomia que este tipo de cadeira tem.



No vídeo que deixei de exemplo acima (que está em inglês mas tem legendas), que não é o único do tipo, explicam que cadeiras gamer são baseadas em bancos de carros de corrida, que são feitos para que o piloto troque de posição menos vezes quanto possível. Porém uma corrida não dura 8 horas. Então imagine o que acontece com o nosso corpo ao ter a troca de posições limitadas durante tanto tempo? Não é algo bom.

Além disso, há o problema de ergonomia com a almofada de lombar, que várias cadeiras do tipo têm. Como ela não cobre toda a curvatura das nossas costas, pode acabar causando problemas graves na postura e dores crônicas, que já são relatadas em fóruns por pessoas que têm uma cadeira gamer há mais tempo.



Outra questão sobre cadeiras gamer vendidas no Brasil que eu não sabia e muitas pessoas também não sabem, é que a grande maioria, mesmo de marcas supostamente grandes, são produtos white label vindos da China a um preço muito mais baixo do que o que pagamos.

Sei que não posso mandar o link aqui, mas se qualquer um pesquisar por "Cadeira Gamer" no Alibaba verá que é possível comprar estes produtos em lote pagando menos de R$100 por unidade. Chegando no Brasil, a empresa insere sua marca no produto, o registra e vende como um modelo único por 10x o preço original ou até mais.

Essa é a história sobre cadeiras gamer e porque eu não recomendo que você compre uma. Eu continuo usando a minha, pois não tenho condições no momento de comprar uma nova, mas trocarei assim que possível. Acredito que saúde deve ser prioridade para nós, agora mais do que nunca.

E abaixo deixo algumas alternativas para quem precisa de uma cadeira e tenha a possibilidade de comprar um outro modelo que não seja as ditas "gamer".

Cadeiras de escritório: Cadeiras de escritório de marcas boas podem custar até o mesmo preço de uma cadeira gamer, mas o diferencial delas é que são feitos testes de ergonomia e elas seguem normas e padrões que nem todas as cadeiras gamer seguem. Isso inclui encosto que segue a curvatura natural das nossas costas, braços ajustáveis, encosto respirável, entre outras coisas.

Não conheço muitas marcas de confiança, mas tenho visto relatos muito bons de compradores (não Youtubers patrocinados por marcas e lojas) sobre cadeiras da Flexform, Alberflex e Bortolini.



Bancos de carro "improvisados": Outra opção que também vi muitos relatos positivos em redes sociais são de "cadeiras gamer improvisadas". Basicamente, a pessoa utiliza um banco de carro e o fixa à carcaça de uma cadeira comum.

Se o banco será reclinável, depende da construção da cadeira, mas fato é que bancos de carro são melhor estofados do que qualquer cadeira, também são feitos com testes de ergonomia e são feitos de material muito mais durável.

Veja se na sua cidade ou em um local próximo, nas redes sociais, não há alguém que já faça produtos assim. Se tiver conhecimento, você mesmo pode fazer, há vídeos no Youtube que ensinam. O banco é possível encontrar em ferro-velho ou aterros e podem ser comprados ou até levados de graça dependendo da condição.



Bom, é isso pessoal. Desculpem pelo textão. Tenho pensado nisso há um tempo, para alertar outras pessoas. Há muitas cadeiras gamer no mercado, de marcas que aparecem e logo somem. Vários modelos deixam de ser vendidos, por isso é difícil encontrar opiniões a longo prazo.

Deixo a seguir outro vídeo com algumas dicas de ergonomia:



Cuidem de sua saúde. Paz!

Compartilhe: