Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Vou morar sozinho: o que é essencial comprar primeiro?

Cama, geladeira, máquina de lavar. Já se imaginou sem esses itens? Veja esses e outros produtos essenciais para comprar quando vamos morar sozinho, separados por cômodo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

26 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Morar sozinho é uma conquista e tanto. Seja quando vamos para uma faculdade em outra cidade, quando optamos por estar mais próximos do trabalho ou quando queremos mais independência, é nesse momento que percebemos que vamos ter mais responsabilidades e realmente tocar a própria vida.

No meio disso tudo, uma das necessidades que surgem é escolher os itens básicos fundamentais em casa, para que não haja apuros nos primeiros dias e você não tenha que improvisar ao jantar na cama, por exemplo. Para te ajudar, montamos esse artigo com produtos essenciais para comprar quando vamos morar sozinho, separados por cômodo. 

Cozinha

A cozinha é o cômodo que mais demanda atenção na escolha dos produtos essenciais e o espaço que exige mais investimento.

Geladeira

Tamanho Geladeira

Os itens listados aqui são os primariamente necessários para ter na cozinha quando vamos morar sozinho e a prioridade por alguns deles vai depender do seu perfil. É claro que ter uma geladeira é essencial, mesmo que você seja propenso a pedir comida pronta ao invés de fazê-la. Isso porque é com ela que você conseguirá água gelada para o verão, armazenar bebidas, alimentos e principalmente, congelados (há quem prefira preparar a comida da semana no sábado ou domingo e depois congelá-la em potes menores).

Leia também:Guia de compra: como escolher a melhor geladeira

Fogão ou Micro-ondas?

Micro-ondas

Ainda no item de preparação da comida, você pode se perguntar: para fazê-la ou aquecê-la, é melhor eu comprar um fogão ou micro-ondas? Isso depende. Se a sua rotina é bastante corrida e você não costuma ficar em casa, talvez seja mais legal optar por um micro-ondas, porque muitos deles, além de aquecimento, oferecem opções pré-prontas de cozimento, como descongelar comida, fazer pipoca, brigadeiro, pudim etc, o que acaba cumprindo algumas funções que seriam do fogão.

Leia também:Qual a melhor marca de micro-ondas do mercado?

Leve em consideração também que adquirir um micro-ondas sai muito mais em conta do que um fogão, então se a sua intenção é estar minimamente instalada em casa para depois pensar nos detalhes, pode priorizar o micro-ondas e aos poucos juntar dinheiro para o fogão.

Uma outra opção é adquirir eletroportáteis elétricos, como panela de pressão elétrica, fritadeira, cafeteiras, etc. Tome cuidado apenas para que no todo eles não saiam mais caros do que o próprio eletrodoméstico.

Utensílios Domésticos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É muito comum ao mudarmos de residência lembrarmos de itens maiores, como eletrodomésticos e eletroportáteis, mas esquecermos de necessidades básicas para o dia-a-dia: utensílios domésticos. Aqui estou falando de talheres, pratos, copos, tigelas, panelas e itens obrigatórios para a preparação e apreciação das refeições.

Repare que, como você irá morar sozinho, não há necessidade de comprar um aparelho de jantar completo, até porque você não dará conta de usá-lo todo. Calcule apenas o suficiente para te contemplar até o dia em que você lavará as louças e terá peças prontas para uso novamente. 

Leia também: Gourmet iniciante: como escolher o jogo de panelas?

Mesa e Cadeira

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

À primeira vista, pode não parecer tão essencial comprar uma mesa e cadeiras para ter em casa, mas não é muito confortável comer em cima da cama, não é mesmo? Afinal, você também merece um pouco mais de comodidade para comemorar essa nova fase da vida.

Considere ainda que, para trabalhar em casa ou passar um tempo no computador, é legal ter um apoio fixo para cansar menos. Você pode utilizar sua mesa para isso, ao invés de ficar com o notebook no colo.

Leia também:Como escolher a mesa de jantar perfeita?

Escorredor de louça e pano de prato

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na correria de mudança, a probabilidade de você se esquecer desses itens é muito grande, mas são bastante úteis, já que se você lavar a louça e deixá-la apoiada no lado limpo da pia vai demorar muito tempo para secar e você terá que esperar pelo menos um pouco para utilizá-la.

Armário

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para guardar os itens de cozinha que citamos no artigo, nada melhor do que comprar um armário ou pelo menos um gaveteiro para que tudo fique organizado e você não tenha que deixar espalhado pela cozinha. Quando tudo está guardado, também fica mais fácil localizar cada item e não perdê-lo ou não lembrar onde foi colocado.

Quarto

Cama estrado

O quarto é o seu cantinho, espaço onde você pode colocar um pouco mais da sua personalidade e seus gostos. Mas, provavelmente, não é logo de cara que você vai conseguir fazer isso. O essencial mesmo é comprar uma cama para dormir (é legal optar por uma box, para poder guardar o que precisar embaixo, como suas roupas – ainda mais se você não tiver como comprar um guarda-roupas logo de cara – ou outros itens) e jogos de cama, com lençol, fronha e cobertor ou edredom. Para este último item, lembre-se de comprar pelo menos dois, para usar um enquanto o outro está no processo de lavagem.

Leia também:Como comprar cama box: tudo o que você precisa saber

“Ah, mas onde vou deixar minhas roupas?”. A verdade é que se a grana estiver bastante apertada, você vai ver que a saída é deixá-las na mala em que usou para trazê-las ao apartamento ou casa em que vai morar, pelo menos nos primeiros dias. Ao longo do tempo, tente conseguir um gaveteiro e uma arara, para que as roupas que necessitam ficar penduradas não amassem. Depois, invista sim em um guarda-roupas, para que suas peças fiquem mais organizadas e seja fácil de encontrá-las.

Lavanderia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você for morar em apartamento, já deve saber que o espaço destinado à lavanderia é bastante reduzido e, na verdade, os itens necessários para ela também. Você vai precisar de uma máquina de lavar ou um tanque (recomendamos a máquina de lavar, pois ela centrifuga a roupa e torna mais rápido o processo de lavagem e secagem), um varal para estendê-las (que pode ser de chão ou de teto) e prendedores de roupas. Você também pode optar por comprar um balde para deixar peças mais delicadas de molho separadamente.

Banheiro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No banheiro, é muito importante contar com jogos de toalha (e aqui aplica-se a mesma regra dos jogos de cama: compre mais de um para poder variar enquanto outro está lavando), cesto de lixo, cesto para roupa suja e, é claro, nunca se esqueça de ter sempre papel higiênico disponível (ele acaba nas piores horas!).

Sala

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para a sala não pensamos em nenhum item realmente essencial. O sofá serve para acomodar visitas e não necessariamente para proporcionar conforto para você, então podemos dizer que ele pode esperar um pouco na fila. O mesmo pode se dizer para uma TV (dá para assistir Netflix pelo celular, por exemplo) e para um rack.

A situação só muda de figura se você já tiver algum tipo de console na sua casa antiga, como um PS4, e trazê-lo para a nova. Aí sim vai precisar de uma TV para jogá-lo e um móvel para se acomodar confortavelmente enquanto joga.

Morar sozinho: dica extra

Antes de se mudar e começar as mudanças na sua casa nova, é muito importante verificar se ela já se encontra com instalação de chuveiro e fogão prontas, além de acesso à energia elétrica e internet.


Ajude-nos a completar essa lista! Deixe nos comentários qual item você acha essencial para quem vai morar sozinho. Dê uma olhada nas nossas promoções de eletrodomésticos e nos nossos cupons de desconto para garantir os menores preços!