Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Vale a pena comprar umidificador de ar?

Um dos aparelhos mais procurados nessa época do ano, descubra se você deveria comprar um umidificador de ar.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

26 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Em épocas mais secas, o aparelho se torna objeto de desejo de muitos consumidores. Com promessas de favorecer o sistema respiratório, proporcionar melhores noites de sono, reduzir eletricidade estática e até mesmo deixar a pele mais bonita, sendo indispensável em todas as casas. Mas ele é tão importante assim? E realmente vale a pena comprar um umidificador de ar?

Por que comprar um umidificador de ar?

Começando porque todas as alternativas acima são verdadeiras. O aparelho devolve a umidade ao ar ao espalhar vapor ou pequenas gotículas de água no ambiente.

Não só nessa época de inverno, mas sempre que o tempo fica seco, contar com o aparelho é fundamental para diminuir a sensação de “secura do ar” e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com doenças respiratórias. De acordo com a OMG, o nível de umidade tolerado para nosso organismo é entre 40% e 80%, sendo 60% o número perfeito.

Outra vantagem do eletrodoméstico é em relação ao sono. Com maior umidade no ambiente, o sistema respiratório fica hidratado, o que melhora a respiração durante a noite e consequentemente a qualidade do sono e o ronco.

umidificador de ar

Custo-benefício do aparelho

O Umidificador de ar possui um preço relativamente baixo quando comparado a muitos outros eletrodomésticos. No Promobit, aparelhos de marcas como Mondial, Britânia, Black Decker e Elgin costumam aparecer por aqui em promoções que giram em torno de R$ 50 e R$100, dependendo das características do aparelho.

Como fica ligado por apenas quatro horas e possui um consumo energético baixo, o umidificador não irá pesar na conta de luz e pode ser utilizado sem culpa. Mas claro, como o consumo de energia pode variar de aparelho para aparelho, dependendo das especificações, é sempre bom observar essa característica para fazer a melhor compra.

Cuidados no uso do Umidificador de ar

O mau uso do aparelho pode causar até mais malefícios do que benefícios. O primeiro ponto é sempre deixá-lo ligado apenas enquanto for necessário. Normalmente esse período vem especificado no manual do produto, mas é bem comum ser em torno de 3 ou 4 horas.

O objetivo do eletrodoméstico é balancear a umidade do ar. Ao trabalhar por mais tempo que o necessário, o nível irá exceder o indicado, o que é tão ruim quanto estar abaixo, pois cria-se um ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos e o aparecimento de mofo.

Outro ponto importante é o local em que irá posicioná-lo. O ideal é colocar o aparelho afastado da parede e de qualquer objeto que possa reter a umidade.

Como escolher o umidificador de ar?

Existem diferentes tipos de umidificador no mercado, sendo o portátil o mais facilmente encontrado. Caso seu objetivo seja melhorar a qualidade do ar do quarto ou sala, essa opção será suficiente para você. Além desse modelo, também é possível encontrar umidificadores centrais, que são acoplados a alguns ar-condicionados ou sistemas de ventilação e os consoles, que possuem maior tamanho capacidade e umidificação.

Umidificadores

Tecnologia de umidificação

Um ponto muito importante na hora de escolher o umidificador de ar é a tecnologia que ele utiliza para realizar o trabalho. Hoje existem cinco sistemas que podem ser encontrados no eletrodoméstico, são eles:

Ultrassônico: com melhor distribuição da umidade e bastante silencioso, o umidificador ultrassônico é o mais indicado para se ter em casa, principalmente no quarto. O sistema de dispersão desse aparelho é feito por um sistema que gera vibrações ultrassônicas na água, jogando gotas microscópicas de água em forma de vapor em todo o ambiente.

Impulsor: com um dos melhores custos-benefícios entre a categoria, o umidificador de ar impulsor é baseado em um sistema de rotação de disco em alta velocidade por um motor elétrico para dispersar as gotas e água no ambiente. Como é um “sistema frio” (tanto o vapor quanto a carcaça do aparelho não aquecem), ele é indicado para quem tem crianças em casa, pois elas não terão riscos de queimaduras.

Evaporativo: utilizando um sistema mais simples, baseado em um tipo de ventilador e uma estrutura para absorver e espalhar a água no ambiente de forma mais natural. Com isso, o mecanismo também provoca a circulação do ar, que é hidratado antes de retornar ao cômodo. Como ponto negativo, ele é mais barulhento do que os dois modelos citados anteriormente.

Vaporizador: um dos mais conhecidos e utilizados sistemas de umidificação, o vaporizador utiliza um mecanismo de aquecimento da água para dispersar o vapor que surge do processo no ar. Preferível para climas frios, pois ele também ajuda a aquecer o ambiente. No entanto, essa característica é uma faca de dois gumes, pois ao elevar a temperatura, favorece-se a proliferação de bactérias.

O vaporizador não deve ser utilizado por quem tem crianças pequenas ou animais em casa, pois elas correm o risco de ter queimadura ao encostar na carcaça do aparelho.

Higrômetro e temporizador

Na hora de comprar o umidificador de ar, sempre dê preferência para modelos que incluam higrômetro (medidor de temperatura) ou temporizador, pois eles desligam o aparelho automaticamente quando a umidade do ar ou tempo de funcionamento é atingido. Essa funcionalidade evita que a umidade necessária seja excedida e possa causar malefícios.

Afina, vale a pena comprar um umidificador de ar?

Como pode perceber ao longo do texto, a resposta é sim! O aparelho é fundamental para melhorar a qualidade do ar, principalmente em cidades que sofrem com tempo muito seco ou poluição.

Além dos pontos que levantamos acima no texto, na hora de comprar o umidificador, fique atento ao tamanho do reservatório e a metragem que ele consegue cobrir.


No Promobit, você encontra as melhores promoções de umidificadores de ar, além de ofertas de ar-condicionado e diversos eletrônicos e eletrodomésticos. Na nossa plataforma, também estão reunidos os cupons de desconto das principais lojas do Brasil, garantindo que você economize ainda mais ao aproveitar as promoções da Americanas, Submarino e Pontofrio.

Se está esperando aquela promoção para comprar o umidificador e ar, além de fazer o download do nosso app de descontos, não deixe de acompanhar a nossa página especial na Black Friday