Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Vale a pena comprar uma placa de vídeo externa para notebook?

As placas de vídeo externas permitem aumentar a capacidade gráfica para jogos e aplicativos 3D, mas o preço elevado pode ser um empecilho

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

13 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A placa de vídeo é o componente responsável por toda a exibição de vídeos e renderização de gráficos de um computador e assim como todos os demais componentes, nem sempre suas configurações são suficientes para as atividades que queremos ou precisamos desempenhar.

Uma das alternativas existentes para facilitar a vida daqueles que gostariam de possuir melhor capacidade gráfica sem a necessidade de comprar um novo notebook sãs as placas de vídeo externas. Mas será que comprar uma placa de vídeo externa é a melhor solução ou é preferível esperar por uma promoção de notebook e investir em uma máquina nova?

Neste texto iremos analisar os prós e contras das placas de vídeo externas para notebook e para quais usos elas são mais recomendadas. 

Como funcionam as placas de vídeo externas?

nvidia-egpu-placa-de-video-externa

Placas de vídeo externas precisam de alimentação própria e conexão específica ao computador em que serão instaladas. Algumas marcas como Razer e Gigabyte fabricam suportes para acoplar essas placas de vídeo convencionais chamados docks, que possuem toda a estrutura necessária para a instalação e conexão dessas placas, como cabo de energia e conexão PCI-express onde será instalada a placa.  

A conexão entre esses modelos e o notebook acontece por entrada USB-C ou Thunderbolt 3, que garante a velocidade de transferência de dados entre o periférico e o computador. Além de possuir um notebook com entrada apropriada, é necessário que sua máquina suporte a instalação de uma placa externa via bios. 

Existem diferentes modelos de docks no mercado, a maioria é importada e alguns possuem funcionalidades extras como suporte para SSD que possibilita ampliar o armazenamento total, entradas USB adicionais e compatibilidade com mais ou menos placas gráficas. O dilema entre preço e desempenho também está presente por aqui. 

Compensa ter uma placa de vídeo externa para notebook? 

O investimento necessário para instalar uma placa de vídeo externa em seu notebook deve ser analisado de acordo com diferentes fatores, pois existem vantagens e desvantagens no processo e o saldo final pode não ser satisfatório para todos.

Umas das vantagens de adquirir uma placa de vídeo externa é a possibilidade de rodar games que as configurações de fábrica do seu notebook não são capazes de executar. Caso você já possua um notebook com bom processador, mas com uma placa de vídeo insuficiente, aderir aos docks para placa de vídeo pode ser a solução. Além de descartar a necessidade de comprar um outro computador apenas para jogos, a portabilidade será mantida ao usá-lo para trabalho e para seus games favoritos ao chegar em casa. 

egpu-gaming-box-placa-de-video-externa

Porém é necessário ter em mente que apenas computadores mais caros já possuem os atributos necessários de compatibilidade com as placas de vídeo externas, como entrada USB-C – apesar da expectativa de que os modelos de entrada futuramente serão fabricados com essa tecnologia. Mesmo os decks também não possuem preços muito atrativos, sendo comercializados no exterior com valor inicial de R$ 1.500 em conversão direta do real para o dólar, mas com possibilidade de custar o dobro do preço em uma importação. 

Leia também:Como funciona a taxação de produtos importados

Também é preciso estar atento a capacidade do processador do computador, pois a melhoria de desempenho proporcionada pela nova placa deve estar de acordo com o quanto o processador é capaz de suportar. Não adianta comprar a melhor placa de vídeo disponível se o seu notebook não é capaz de suportar tamanha potência. A experiência pode ser frustrante.  

Falando em desempenho, por melhor que seja a placa de vídeo escolhida para ser conectada externamente, a qualidade do resultado entregue não será tão boa quanto uma placa de vídeo interna. Isso acontece porque as entradas utilizadas dentro dos computadores são capazes de trocar informações em maior quantidade e de forma mais veloz que as entradas dos decks. 

Aderir ao uso de placas de vídeo externas é uma alternativa para quem já possui um bom notebook que seja compatível para essa função e queria rodar os jogos atuais em boa qualidade, executar funções gráficas ou rodar aplicativos 3D. Além de não estar com orçamento apertado, pois será necessário investir nos decks e em uma nova placa de vídeo, caso contrário, talvez a relação custo-benefício para fazer esse upgrade na sua máquina não seja das mais vantajosas.


Não deixe de conferir os produtos de informática em promoção no Promobit. Aproveite os cupons Kabum, cupons Submarino e cupons Americanas para comprar ainda mais barato.