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Usuários relatam cobranças de empresa fantasma que usa o nome da Yellow

Diversos donos de cartões de crédito relataram nos últimos dias cobranças indevidas feitas pela "Yellow", mesmo sem ter conta na marca.

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Yolanda Moretto

31 de mai de 2019

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Uma apuração realizada pela nossa equipe mostrou que diversos portadores de cartão de crédito sofreram cobranças indevidas na última semana, feitas por uma empresa fantasma, utilizando o nome da Yellow, empresa conhecida pelas suas bicicletas e patinetes compartilhados.

As cobranças eram em geral de R$40,00 ou R$120,00 feitas pelo cartão de crédito e vindas de uma empresa intitulada “Yellow soluçoes de mobilidade”. Algumas das pessoas que sofreram esse golpe compartilharam suas experiências aqui na plataforma Promobit e encontramos muitas outras reclamações sobre o caso na internet. Alguns dos relatos, inclusive, são de pessoas que moram em cidades que não possuem o serviço da empresa de bicicletas e patinetes.

Importante apontar também que o nome de razão social da Yellow realmente é “Yellow Soluções de Mobilidade”. No entanto, a empresa não possui dados financeiros de seus clientes e costuma aparecer nas faturas como “PayPal – Yellow”.

Segundo a própria companhia Yellow, a verdadeira, nos seus Termos de Uso, toda a aquisição de crédito para bicicletas e patinetes, assim como transações financeiras no aplicativo, são processadas diretamente pelo PayPal, por meio de uma integração direta no App da Yellow e portanto, a Yellow não tem acesso aos dados de cartão de crédito dos usuários.

Nossa equipe do Promobit está em contato com as empresas para saber mais informações sobre o que pode ter acontecido e para confirmar se esses pagamentos foram realmente de responsabilidade da Yellow e/ou da PayPal ou se foram feitos por uma terceira empresa indevidamente.

O que fazer em caso de cobrança indevida?

Existem dois tipos de cobrança indevida. Aquelas que realmente foram feitas por uma empresa em que você possui cadastro, mas no valor errado e existem aquelas cobranças oriundas de cartões clonados ou de criminosos que, de alguma forma, conseguiram os dados do seu cartão.

Caso a cobrança venha de uma empresa que você conheça

No primeiro caso, uma cobrança indevida de uma empresa confiável, o ideal é entrar diretamente em contato pelos canais de comunicação da empresa, como a Central de Ajuda, ou até mesmo pelo aplicativo da empresa, e explicar o problema e o porquê da cobrança ser indevida.

Geralmente a empresa já está acostumada a lidar com situações do tipo e irá direcionar o usuário para o passo a passo necessário para o estorno do valor.

Um exemplo é quando você usa o Uber, mas ele cobra o valor errado pela corrida. Ou quando a sua fatura da internet cobra algum serviço adicional que você não possui.

Caso a cobrança seja de uma empresa desconhecida

O maior problema está nas situações em que você não consegue identificar a empresa prestadora do serviço, como no caso relatado acima, que se trata do uso indevido dos dados de um portador de cartão de crédito, de forma ilegal.

Nesse caso, é possível que você tenha sido vítima de clonagem de cartão ou de algum vazamento de dados e a ação da cobrança foi feita por criminosos buscando ganhar dinheiro em cima disso.

A primeira coisa a se fazer nesse caso é entrar em contato com seu banco e bloquearo cartão e, em seguida, pegar todas as informações que você tiver sobre o incidente a abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia.

Como se proteger de golpes na internet?

A internet é um lugar prático e que oferece muitas comodidades, mas é preciso também ficar muito atento para não acabar caindo em golpes e/ou passando informações sensíveis para criminosos. Nunca compartilhe os dados do seu cartão de crédito com pessoas que você não conhece e até mesmo com lojas que não sejam seguras. E na hora de realizar uma compra pela internet, confira a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui e o Ebit e até mesmo conferir o CNPJ da empresa.