Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Saiba como se proteger de lojas falsas online

Confira nossas dicas sobre como se proteger de lojas falsas e aproveitar os verdadeiros descontos de compras online aqui no Promobit.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

14 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A hora de realizar uma compra pela internet pode ser assustadora para muitas pessoas. Ofertas com preços irreais são apresentadas por muitas lojas falsas, que se aproveitam de redes sociais como o Instagram para aplicar golpes em compradores mais desavisados. Outra prática comum é criar lojas virtuais com nomes parecidos ao de grandes marcas do varejo nacional, para tentar enganar os compradores. Fica então a dúvida, como se proteger de lojas falsas online na hora de realizar minha compra?

Felizmente, existem maneiras de se proteger dessas lojas e realizar ótimas compras com segurança no universo online.

Procon é seu melhor amigo

O Procon mantém uma lista atualizada com nome e endereço online de diversas lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. Atualmente, a lista conta com 518 estabelecimentos que praticam irregularidades, desde atraso em entregas até a venda de produtos danificados. Essa lista é extremamente útil em grandes eventos, como a Black Friday e Dia das Mães.

procon fiscalizacao

Reclame Aqui e Ebit ajudam a identificar lojas seguras

Se você está em dúvida se a loja realmente irá cumprir o que promete, vale dar uma olhada em sites como o Ebit e o Reclame Aqui.

O Ebit classifica cada loja com base no relato de clientes, medindo a satisfação com a compra e dando a loja um selo de qualidade que vai do bronze (regular) ao diamante (ótima).

Já o Reclame Aqui permite que os próprios usuários escrevam sua opinião sobre a loja e expliquem seu problema, criando um canal de comunicação entre compradores e vendedores. A grande vantagem do Reclame Aqui é que você pode ver qual é o maior defeito da loja, se ela procura resolver os problemas e a avaliação final do consumidor, dizendo se a questão foi ou não resolvida.

segurança

Evite lojas que aceitam pagamento apenas por dinheiro ou depósito

Se a loja insiste que você realize o pagamento em dinheiro, por depósito bancário, e não oferece nenhuma outra forma de pagamento (como cartão de crédito), levante as bandeiras vermelhas. Esse pode ser um grande indicativo de que a loja não pretende cumprir com a a venda e que tudo não passa de um golpe, como mostrado em reportagem do Fantástico.

Como se proteger ao realizar suas compras pela internet

Outras boas dicas para sempre realizar compras seguras é trocar ideias com amigos e familiares que já realizaram compra na loja, verificar o CNPJ e ficar de olho nas lojas que participam do Promobit, pois todas são fiscalizadas pela nossa equipe de moderação.


Ficou com dúvidas? Deixe um comentário no nosso blog!