Take a fresh look at your lifestyle.

Saiba como se proteger de lojas falsas online

Confira nossas dicas sobre como se proteger de lojas falsas e aproveitar os verdadeiros descontos de compras online aqui no Promobit.

0

A hora de realizar uma compra pela internet pode ser assustadora para muitas pessoas. Ofertas com preços irreais são apresentadas por muitas lojas falsas, que se aproveitam de redes sociais como o Instagram para aplicar golpes em compradores mais desavisados. Outra prática comum é criar lojas virtuais com nomes parecidos ao de grandes marcas do varejo nacional, para tentar enganar os compradores. Fica então a dúvida, como se proteger de lojas falsas online na hora de realizar minha compra?

Felizmente, existem maneiras de se proteger dessas lojas e realizar ótimas compras com segurança no universo online.

Procon é seu melhor amigo

O Procon mantém uma lista atualizada com nome e endereço online de diversas lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. Atualmente, a lista conta com 518 estabelecimentos que praticam irregularidades, desde atraso em entregas até a venda de produtos danificados. Essa lista é extremamente útil em grandes eventos, como a Black Friday e Dia das Mães.

procon fiscalizacao

Reclame Aqui e Ebit ajudam a identificar lojas seguras

Se você está em dúvida se a loja realmente irá cumprir o que promete, vale dar uma olhada em sites como o Ebit e o Reclame Aqui.

O Ebit classifica cada loja com base no relato de clientes, medindo a satisfação com a compra e dando a loja um selo de qualidade que vai do bronze (regular) ao diamante (ótima).

Já o Reclame Aqui permite que os próprios usuários escrevam sua opinião sobre a loja e expliquem seu problema, criando um canal de comunicação entre compradores e vendedores. A grande vantagem do Reclame Aqui é que você pode ver qual é o maior defeito da loja, se ela procura resolver os problemas e a avaliação final do consumidor, dizendo se a questão foi ou não resolvida.

segurança

Evite lojas que aceitam pagamento apenas por dinheiro ou depósito

Se a loja insiste que você realize o pagamento em dinheiro, por depósito bancário, e não oferece nenhuma outra forma de pagamento (como cartão de crédito), levante as bandeiras vermelhas. Esse pode ser um grande indicativo de que a loja não pretende cumprir com a a venda e que tudo não passa de um golpe, como mostrado em reportagem do Fantástico.

Como se proteger ao realizar suas compras pela internet

Outras boas dicas para sempre realizar compras seguras é trocar ideias com amigos e familiares que já realizaram compra na loja, verificar o CNPJ e ficar de olho nas lojas que participam do Promobit, pois todas são fiscalizadas pela nossa equipe de moderação.


Ficou com dúvidas? Deixe um comentário no nosso blog!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!