Promobit
Promobit Explica

Tudo sobre o Boost: tecnologia de amortecimento da Adidas

A entressola de Boost foi uma verdadeira revolução no desenvolvimento de tênis esportivo, tanto para atletas de alto nível quanto sneakerheads

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

13 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se está procurando por um tênis para praticar esportes ou apenas um modelo que privilegia o conforto para usar no dia a dia, é bem provável que recebido a indicação de um Adidas Boost – inclusive indicamos o Pureboost como um dos melhores tênis para crossfit.

Existe uma legião de pessoas apaixonadas pelos tênis da linha Boost e com razão, pois hoje ele é o calçado mais confortável que você encontrará no mercado. Mas por que ele é tão bom?

Aqui no Promobit sempre aparecem diversos modelos com um ótimo preço. Vale a pena dar uma olhada na nossa página com promoções de tênis.

O que é a tecnologia Boost?

BOOST é o nome dado ao material utilizado para produção da entressola dos tênis dessa linha. A tecnologia foi desenvolvida em 2013 pela Adidas junto à BASF – empresa química alemã que é responsável pela criação de diversos produtos.

O nome científico do Boost é TPU (Poliuretano Termoplástico Expandido). O material é formado pela junção de partículas de poliuretano termoplástico que se expandem até formar células fechadas com pequenas bolsas de ar no interior dessas estruturas.

boost-feito-de-tpu

Revolução nos tênis esportivos

Quando o Energy Boost foi lançado em 2013, ele representou uma verdadeira transformação nos tênis esportivos, pois a tecnologia era capaz de proporcionar conforto e maciez com amortecimento responsivo. Até então, o material utilizado para produção das entressolas era EVA, que ainda é utilizado em muitos tênis esportivos hoje em dia, mesmo alguns modelos da própria Adidas.

Hoje, algumas as principais marcas de tênis esportivo utilizam TPU para a fabricação da entressola, como Asics, Saucony, New Balance e Puma, mas até então, nada com a mesma performance que encontramos na linha Ultraboost, considerado por muitos como o tênis mais confortável que encontrará no mercado.

Outra revolução do Boost, principalmente após o lançamento do Ultraboost, foi se tornar referência em athleisure (tendência da moda que mistura produtos esportivos aos looks do dia a dia). Hoje o tênis é elogiado por atletas e por sneakerheads (fãs de tênis).

tenis-adidas-ultraboot

Polêmica e Boost na concorrência

A tecnologia Boost foi lançada em 2013 pela Adidas, após um longo período de desenvolvimento. No entanto, há indícios de que o projeto do novo material para as entressolas tenha iniciado bem antes e sem o envolvimento da Adidas.

Em 2009, a Puma, que também é uma empresa alemã, possuía parceria com a BASF e estavam trabalhando no desenvolvimento de uma entressola para os seus tênis. No entanto, essa parceria foi encerrada em 2011 pela BASF, que passou a trabalhar exclusivamente com a Adidas. Em 2013 chegou ao mercado o Energy Boost.

A Puma, além de provavelmente não ter ficado muito feliz, também não ficou parada e tempos depois chegou ao mercado a linha NRGY, que além da similaridade com o nome, possuia entressola de TPU, mesma tecnologia dos Boost.


Além de informação, no Promobit, você encontra as melhores ofertas de calçados masculinos e promoções de calçados femininos, além de ótimos cupons da internet, principalmente na Black Friday