Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Tudo que precisa saber sobre kit protetor de berço

Entenda quais são as peças e estofados que compõem o kit protetor de berço e porque a compra e uso desse produto não é recomendada.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

12 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando estamos nos preparando para a chegada de uma criança, às vezes nos empolgamos e sentimos vontade de comprar de tudo: muitas roupinhas coloridas, sapatinhos, bichinhos de pelúcia e outros itens, sempre pensando em deixar o quarto mais aconchegante e acolhedor para o neném.

Mas, a verdade é que muitos desses itens são necessários, como no caso do kit protetor de berço, que é contra indicado pela Sociedade Americana de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Pediatria por risco de causar asfixia, sufocamento e morte súbita nos pequenos. Mas, por que isso pode acontecer? Neste artigo, respondemos a essa pergunta e mostramos do que exatamente é composto o kit protetor de berço.

O que é e o que vem no kit protetor de berço?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A ideia do kit protetor de berço é, literalmente, proteger as fendas do berço na tentativa de não machucar a pele do bebê em caso de atrito ou dificultar a hipótese de as pernas e os braços dele ficarem presas. Na maioria, é composto pelos seguintes itens:

Protetores estofados laterais

São três protetores almofadados: um para a cabeceira e dois de tamanhos iguais para as laterais do berço. A função deles é tampar as grades, justamente pelos motivos citados acima.

Saia do berço

É um babado decorativo, geralmente com muitas preguinhas, usado para cobrir o estrado do berço quando ele estiver na posição mais alta. De maneira nenhuma fica em contato com o bebê e é mais um enfeite do que um item realmente necessário.

Jogo de cama para berço

Um jogo de cama para berço é quase como um de adulto (com lençol, fronha e cobertor ou edredom), mas acompanha um virol decorativo.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Protetor de colchão

O kit protetor de berço também conta com um protetor de colchão para absorver possíveis acidentes relacionados a xixi do neném e derramamento de leite, vômitos e golfadas. Ele deve ser usado abaixo do lençol.

Trocador de fraldas

Uma almofada plastificada utilizada para a troca de fraldas do bebê, geralmente colocada em um suporte adicional ao berço ou utilizada sobre uma cômoda, se for mais confortável.

Mosqueteiro

Um mosqueteiro é uma proteção que cobre a parte de cima do berço, para evitar a vinda de insetos e mosquitos. Pode ser pendurado no teto ou no vão do próprio berço (se ele possuir) ou num dossel, dependendo da estrutura do quarto.

Bichos de pelúcia

Não é regra, mas alguns kits ainda contam com bichinhos de pelúcia, que geralmente são colocados dentro do berço como decoração ou, para quando o bebê for maior, ele brincar.

Por que o kit protetor de berço é contra indicado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Todos esses estofamentos do kit protetor evitam sim que o bebê fique preso ao berço, mas causam mais efeitos nocivos do que satisfatórios. Para evitar acidentes, o ideal é deixar o mínimo possível de objetos perto do bebê. Os rolos e almofadas presentes no kit, assim como os bichos de pelúcia, podem fazer com que ele fique sufocado ou sofra estrangulamento enquanto dorme.

Inclusive, até o uso de coberta no inverno deve ser bastante cauteloso, para não faltar ar para a criança. O edredom deve ficar bem preso embaixo dos bracinhos dela e nunca estar perto da cabeça, pois se o bebê se mexer, pode acabar sufocando. Tome cuidado também para não colocar cobertas demais quando o clima estiver mais quente, pois a criança ainda não tem a habilidade de regulamento de temperatura desenvolvida e pode ficar com muito calor.

Além disso, corre-se o risco de, quando um pouco maior, a criança escalar os protetores laterais e as pelúcias e, sem querer, cair do berço.

Como substituir, então, o kit protetor de berço?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A verdade é que ele não precisa ser substituído. Quando você for comprar o berço para seu bebê, certifique-se de que ele vem com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que especifica quais devem ser as medidas exatas do berço, inclusive da fenda entre as grades dele. Se a peça tiver o selo do Inmetro, o espaço entre as grades será menor e, dificilmente, as perninhas e braços do seu neném vão caber lá.

Além disso, reitera-se o fato de que menos é mais. Ou seja, enquanto muito pequeno, quanto menos objetos estiverem perto do seu bebê, melhor. Assim, o sono dele será mais tranquilo (muitos estímulos também dificultam a vinda do sono) e seguro. O ideal é somente deixar a criança deitada sobre um lençol de elástico preso ao colchão, sem travesseiro, dormindo livremente.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre o kit protetor de berço, o que acha de olhar nossas promoções de produtos para bebês e crianças? Veja também nossos cupons de desconto e promoções de fralda para garantir os menores preços!