Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Tudo que precisa saber antes de comprar panela de pressão

Fizemos um passo a passo com algumas dicas e tudo o que precisa saber antes de comprar panela de pressão para você escolher a melhor.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

6 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Uma panela de pressão é um item essencial não só para o preparo de feijão, mas também de outras comidas, como batatas e sopas, para que elas fiquem prontas mais rapidamente. Mas, sabemos que o medo de a panela de pressão explodir ainda é grande e, para tranquilizar e ajudar quem ainda tem receio de comprar um eletroportátil desse tipo, mas pensa no investimento, montamos esse guia com tudo que precisa saber antes de comprar panela de pressão. 

Devo escolher panela de pressão comum ou elétrica?

panela de pressao

As diferenças entre as panelas de pressão comum e elétrica são bem significativas. Ambas possuem uma borracha na tampa que faz a vedação do aparelho e impede a saída de vapor, além de uma válvula para evitar acidentes, mas a panela de pressão elétrica é bem mais completa: ela consegue preparar uma variedade maior de alimentos, como arroz, legumes, carnes e etc e possui muitos outros dispositivos de segurança. Isso não vai dar 100% de certeza de que não ocorrerá uma explosão, mas vai diminuir drasticamente o risco. 

Pelas razões que citamos acima, achamos mais interessante escolher uma panela de pressão elétrica, um aparelho mais moderno. Você pode colher mais informações sobre esse tipo de panela nos textos abaixo: 

Como comprar uma panela de pressão? 

Para comprar uma panela de pressão comum ou elétrica, você vai precisar prestar atenção em algumas características delas para ter certeza de que está comprando um produto que atenda mesmo as suas necessidades. Dá uma olhada no passo a passo que montamos para isso a seguir. 

Fique de olho no tamanho

Mesmo se você for comprar uma panela de pressão comum ou uma panela elétrica, é importante pensar no tamanho que ela vai ter. O tamanho ideal está diretamente relacionado ao número de pessoas que moram com você. Um modelo de até 4,5 litros comporta bem uma família de duas pessoas; já se na casa tiver de três a seis pessoas, o ideal é um modelo de seis litros. Já para famílias bem maiores, que tenham mais de seis pessoas, é necessário uma panela com oito a dez litros de capacidade. 

Veja as características

Outra etapa para comprar uma panela de pressão é ficar de olho nas características dela. Se ela for comum, o ideal é optar por uma em alumínio, que é bem resistente. Ela também pode ter revestimento antiaderente, que risca com mais facilidade (se não forem tomados alguns cuidados, como usar talheres de silicone), mas também é mais fácil de limpar. 

Já se você for comprar uma panela de pressão elétrica, terá que analisar a capacidade em litros, a potência medida em watts, a quantidade de programas automáticos que ela possui e se possui, timer e a quantidade de sistemas de segurança. É legal observar também se ela tem display digital e o preço, claro. Mas, se você continuar acompanhando as promoções do Promobit, é certeza que vai pagar mais barato por qualquer produto. 

Tenha ciência de que ela poderá explodir 

Panela de Pressão Elétrica Mondial Pratic Cook PE-26

Você sabia que até mesmo a panela elétrica explode? Sim, isso pode acontecer e nós já falamos sobre isso em outro artigo, é só você clicar para ler. É claro que a chance de a panela elétrica explodir é bem menor se comparada a panela elétrica normal, mas ainda assim há esse risco. 

A boa notícia é que é só tomar alguns cuidados simples que a chance de explosão diminui para quase zero. Vamos falar disso no próximo tópico. 

Saiba como conservá-la 

Seja a sua panela de pressão elétrica ou comum, existem alguns cuidados para você tomar com o produto para ele não explodir, veja: 

  • Não abra qualquer tipo de panela de pressão antes de ela ter perdido toda a pressão;  
  • Limpe-a frequentemente e, antes de começar o preparo de um alimento, verifique a situação das travas e da válvula; 
  • Não encha a panela com mais de ⅔ de sua capacidade de água, pois isso pode fazer a pressão lá dentro aumentar muito e até vazar o líquido. 

Dê uma olhada nas nossas promoções de panela de pressão e promoções de panela de pressão elétrica para pagar mais barato por uma! Use um cupom Americanas para economizar ainda mais!