Take a fresh look at your lifestyle.

Panela elétrica explode? Veja em quais situações isso acontece

Mesmo que seja mais difícil em comparação a uma panela de pressão normal, a panela elétrica explode em algumas situações sim. Veja quando isso acontece.

Um dos maiores medos das pessoas sobre panelas de pressão é o fato de que elas podem explodir. Por isso, uma alternativa é optar pela panela de pressão elétrica, que possui alguns dispositivos de segurança para diminuir a chance de ocorrer algum problema. Mas, você sabia que mesmo assim, se não forem tomados alguns cuidados, a panela elétrica explode? 

Para esclarecer dúvidas sobre isso, vamos comparar os mecanismos de segurança dos dois tipos de panela e explicar em quais situações a panela elétrica pode explodir, além de explicar quais cuidados você pode tomar para isso não acontecer. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Panela de Pressão Elétrica em promoção?

Panela de pressão vs. Panela elétrica: dispositivos de segurança 

A panela de pressão comum é totalmente vedada por uma borracha que fica na tampa e proporciona o contato entre ela e a panela. Isso impede que o vapor escape e, com o tempo e o calor das chamas do fogão, ele vai se acumulando, o que faz com que a pressão da panela aumente e fique maior que a pressão atmosférica. É assim que funciona uma panela de pressão e é por isso que ela cozinha os alimentos mais rapidamente. 

Mas, para que não ocorra um acidente nesse processo, a panela de pressão comum possui uma válvula (que produz um barulho de apito característico). A válvula é o dispositivo de segurança da panela e é ela que controla o nível de pressão lá dentro, justamente para que não ocorra uma explosão. Quando a pressão dentro da panela comum está no limite, a válvula empurra o pino da tampa da panela de pressão e faz com que o excesso de vapor escape. 

Se a sua panela de pressão comum não estiver soltando fumaça depois de ter pego pressão, você deve tomar muito cuidado, pois é possível que haja um problema e aí sim ela pode explodir. Além disso, quando a sua comida já estiver pronta, lembre-se de esperar toda a pressão da panela sair para poder abri-la. 

Leia também: 

E a panela de pressão elétrica?

panela de pressao mondial

A panela elétrica também possui válvula de segurança e tampa com travamento que funcionam da mesma maneira que as panelas de pressão comum. Mas, além disso, alguns modelos possuem dispositivos extras para um cozimento mais seguro, como: 

  • Controle interno de temperatura que a faz desligar automaticamente em caso de superaquecimento ou ausência de alimentos; 
  • Controle de pressão, que faz com que a panela desligue automaticamente se a pressão ultrapassar o limite de segurança; 
  • Dispositivo anti-entupimento. 

Além disso, a maioria das panelas elétricas possuem timer, em que é possível controlar o tempo de cozimento de um alimento. Quando ele estiver pronto, a panela também vai desligar automaticamente sem causar acidentes (mesmo assim, é preciso esperar a panela perder a pressão para abri-la). 

Com todas essas características, a panela elétrica explode?

Panela de Pressão Elétrica Mondial Pratic Cook PE-12

Sim! Apesar de ser mais moderna e mais preparada que a panela de pressão comum, a panela elétrica explode também. E isso pode acontecer por dois motivos simples: se a tampa da panela for aberta antes de perder a pressão, porque a trava da panela está com defeito ou porque ela foi aberta antes do tempo; se a válvula da panela estiver entupida ou obstruída e, assim, o excesso de vapor não sair de dentro da panela. 

Por isso, é importante que você tome alguns cuidados mesmo com a panela elétrica: 

  • Não abra a panela de pressão elétrica antes de ela ter perdido toda a pressão;  
  • Limpe-a frequentemente e, antes de começar o preparo de um alimento, verifique a situação das travas e da válvula; 
  • Não encha a panela com mais de ⅔ de sua capacidade de água, pois isso pode fazer a pressão lá dentro aumentar muito e até vazar o líquido. 

Quem aproveita as promoções de panela elétrica no Promobit paga mais barato. Use um cupom Submarino ou cupom Americanas para economizar ainda mais!


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!