Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

Tendências para o mercado de smartphones em 2020

Muitos aparelhos já foram lançados até o momento e algumas tendências para os smartphones em 2020 despontam.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

8 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Os smartphones apresentam algumas tendências que tornam-se padrões presentes em boa parte das marcas e que alteram-se de acordo com a evolução tecnológica e demandas de mercado. Com a chegada do segundo semestre já é possível perceber algumas tendências do mercado de smartphones em 2020. Confira o que já é tendência entre os celulares e o que pode vir a ser.

Câmeras com mais megapixels, variadas e com mais zoom

Câmeras de 108 mp

As câmeras com 108 megapixels chegaram aos aparelhos topo de linha no final de 2019 e atualmente, só no mercado brasileiro já são três os celulares que possuem uma câmera com tamanha quantidade de pixels. São eles Galaxy S20 Ultra, Xiaomi Mi Note 10 e o Motorola Edge+. Ainda não será em 2020 que câmeras capazes de fazer fotos gigantescas serão frequentes nos aparelhos intermediários, mas celulares premium devem evoluir o uso desse tipo de sensor. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Mi Note 10 com câmera de 108mp

Enquanto Xiaomi Mi Note 10 e Motorola Edge+ fazem uso da tecnologia quad pixel em seus sensores, combinando quatro pixels em um pixels que oferece detalhes maiores, o Galaxy S20 Ultra combina nove pixels em um pixel de qualidade superior. Não será surpresa se em breve aparelhos passarem a combinar 12 ou mais pixels em suas fotos de sensores principais. 

Câmera macro como diferencial dos intermediários

A câmera para fotografar objetos pequenos de muito perto deixou de ser algo exótico e presente apenas no Motorola One Macro e já encontra-se em muitos aparelhos intermediários como Redmi Note 9, Galaxy A71 e na linha mais popular da Motorola, Moto G8. A câmera macro ainda é modesta em muitos aparelhos, com apenas 2 mp, mas alguns celulares já possuem esse tipo de câmera com 5 mp. 

Além de uma provável continuidade desta evolução (talvez câmeras macro de 8mp), esse tipo de câmera deve chegar aos aparelhos de entrada entre 2020 e 2021, já que aparelhos básicos estão superando a fronteira das câmeras duplas e o próximo passo deve ser oferecer câmeras variadas. 

Evolução na qualidade do zoom

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As câmeras variadas dos smartphones já oferecem qualidade muito boa em suas diferentes propostas, porém as câmeras tele ainda apresentam uma margem considerável para melhorias. Alguns dos novos modelos já são capazes de aproximações incríveis de 30x, 50x e até 100x, mas é inegável que quando o zoom é apenas digital os resultados não são tão satisfatórios. Os celulares continuaram a ter câmeras zoom com aproximação maior, mas será que a nitidez vai melhorar?

Seu smartphone com mais espaço interno que muito notebook

A capacidade de hardware está entre as especificações mais dinâmicas dos smartphones, pois de um ano para outro alguns aparelhos tornam-se defasados ou menos eficientes devido à maior exigência de aplicativos e atualizações de sistema. Uma configuração padrão que pode ser considerada o mínimo para que um smartphone não fique lento e pesado em menos de um ano atualmente é de 4G de memória RAM e 64GB de armazenamento, porém 128GB de espaço interno já desponta como uma tendência entre intermediários. 

Logo, os 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento devem virar o padrão dos aparelhos de entrada que já contam com 3GB de RAM em muitos modelos. Quanto aos topo de linha, basta pensar que alguns celulares premium já possuem 1 TB de espaço interno e 12 GB de RAM, entretanto aparelhos topo de linha equilibrados já proporcionam ótimos resultados com configurações entre 6 e 8 GB de RAM e espaço interno variando entre 256GB e 512GB.

Telas maiores e amoled mais acessíveis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A71 é exemplo de aparelho intermediário com tela grande e super Amoled

Observando os lançamentos de smartphones em 2020, as telas dos aparelhos devem continuar crescendo. Tanto que é preciso alguma pesquisa para encontrar celulares com displays menores que 6 polegadas, com exemplos mais extremos como o Galaxy A71 que possui tela de 6,7 polegadas. Quanto a tecnologia, celulares Samsung e Xiaomi  já retiraram a exclusividade das telas Amoled e Oled, respectivamente, de seus topos de linha e já oferecem o display como diferencial de aparelhos intermediários. 

Outro ponto que desponta como uma tendência para os celulares premium é a tela com taxa de atualização variável que surgiu como novidade no OnePlus 7 com tela de 90hz e já está presente no Motorola Edge e Edge+, enquanto o Galaxy S20 Ultra chega até 120hz, proporcionando maior fluidez na usabilidade, consumo de vídeos e jogos, porém exigindo mais das baterias. 

Baterias cada vez mais duradouras

Muita gente ainda é nostálgica da época dos celulares que passavam dias longe da tomada. Essa realidade não voltará tão cedo, pois os atuais smartphones demandam mais consumo energético a nova geração, porém as baterias não vão deixar de acompanhar a demanda. As baterias são medidas em miliampére-hora, ou mAh e quanto maior for a unidade de medida, maior é a capacidade de carga da bateria.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 2019, uma bateria de 4.000 mAh seria o suficiente para um aparelho premium, mas em 2020 já encontramos intermediários com 4.500, 5.000 mAh. Inclusive, existe o rumor da chegada do Galaxy M31 com 6.000 mAh de bateria e esse número não aparenta diminuir nos próximos anos. 

A tecnologia de carregamento rápido já mostra-se consolidada em boa parte dos smartphones em 2020 e o carregamento por indução ou compartilhamento de bateria com outros celulares e aparelhos eletrônicos também deve romper a barreira dos flagships. 

Cadê a entrada para fones?

Como boa parte das inovações surgem nos aparelhos mais caros, os usuários que preferem fones de ouvido com fio precisam começar a se preocupar. Muitos celulares topo de linha já não contam com a famosa entrada P2 para fones e com os fones bluetooth tornando-se mais acessíveis, o cenário deve chegar aos aparelhos intermediários. Até a ausência de fones de ouvido na caixa do aparelho já deixou de ser um absurdo. Né, Xiaomi?


Confira as melhores promoções de smarphone no Promobit e economize na compra do seu novo celular. Seu novo aparelho pode ficar ainda mais barato com algum cupom de desconto, agora que já dá para saber as tendências para smartphones em 2020.