Take a fresh look at your lifestyle.

Tela do smartphone: qual a diferença entre IPS, Amoled e Super Amoled?

Entenda a diferença entre as diferentes tecnologias de tela e saiba quais são as principais características.

Atualmente a parte frontal dos smartphones é quase que totalmente ocupada pela tela e como nós passamos boa parte do tempo olhando para os smartphones é importante saber qual a tecnologia de tela que é usada em um celular que pretendemos comprar. Neste artigo explicamos qual a diferença entre IPS, Amoled e Super Amoled, que são os principais tipos de tela a equipar os smartphones. 

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphones em promoção?

Tela IPS, uma velha conhecida

As criações e evoluções tecnológicas são baseadas em algo já existe e com a tela IPS não seria diferente. O IPS, ou In-Plane Switcing, é uma melhoria das telas de cristal líquido, LCD e está presente em muitos aparelhos como o Moto G8 Power e o Redmi Note 9S. O display IPS apresenta alinhamento dos cristais líquidos em uma distribuição horizontal ao invés do vertical. Entre as melhorias que a tela IPS apresentou em relação a tecnologias anteriores está o maior ângulo de visão. 

Redmi Note 9s possui tela IPS

Quando comparadas com as telas AMOLED, os displays IPS podem demandar mais energia por funcionarem com uma luz de fundo que permanece sempre acesa. O mesmo motivo ajuda a explicar o porque das telas IPS não alcançarem o mesmo nível de contraste das telas Amoled, já que mesmo quando exibe a cor preta a luz de fundo permanece acesa, deixando os tons escuros mais opacos. 

Por outro lado, a mesma “luz de fundo” das telas IPS é responsável por oferecer cores com uma fidelidade mais apurada, fator pelo qual muitos profissionais que trabalham com edição de imagem preferem telas IPS.

Leia mais:

Oled x Amoled

Galaxy S10+ é equipado com tela Super Amoled

A telas OLED, ou no português, Diodo Orgânico Emissor de Luz, possui como uma de suas vantagens o menor gasto energético, já que os pixels são desligados e deixam de receber energia ao representar a cor preta. Porém, as primeiras gerações de telas OLED até apagavam totalmente seus pixels, mas eles não deixavam de receber energia, fazendo com que o gasto de energia fosse maior e diminuindo o tempo de vida de muitos desses pixels, que acabavam queimando. 

A resposta da indústria para o problema foram as telas OLED com matriz ativa, ou Active Matrix, que formam a palavra AMOLED, ou Matriz Ativa de Diodo Orgânicos Emissor de Luz. Com a matrix ativa, os pixels passaram de fato a não receber energia quando desligados, aumentando a vida útil das telas atuais. Porém, as telas OLED das gerações recentes já contam com matriz ativa e, na prática, telas OLED ou AMOLED podem ser consideradas a mesma coisa hoje em dia. 

Telas Super Amoled e Amoled Dinâmico, o que muda? 

O Galaxy S10+ é um dos aparelhos mais conhecidos com tela Super Amoled,  que é uma variação dos displays AMOLED criados pela Samsung. A tela Super Amoled apresenta como grande inovação o acréscimo de uma camada com sensibilidade ao toque dentro da tela Amoled, dispensando a camada superior de vidro touchscreen das telas OLED. O que possibilitou telas para smartphones ainda mais finas. 

A tela Amoled Dinâmico também foi criada pela Samsung e veio para substituir os displays Super Amoled, tanto que a tecnologia está presente no Galaxy S20. De acordo com a Samsung sua nova tecnologia de tela é capaz de oferecer melhores níveis de cores e intensidade de brilho, mas as principais inovações das telas com tecnologia Amoled Dinâmico foi o suporte ao HDR10+.

AMOLED ou IPS: qual o melhor tipo de tela para smartphones?

Existem telas boas e ruins independente de ser IPS, Amoled ou Super Amoled, mas de maneira geral as telas Amoled mostram-se melhores que as telas IPS quando o assunto é contraste e brilho. Apesar das telas IPS oferecerem reprodução de cores mais fiel e deixarem o preço final do aparelho menor, os usuários mais exigentes podem resolver o problema em suas telas Amoled ao calibrar as cores nas configurações do aparelho. 

Quanto ao preço, já foi o tempo em que as telas Amoled eram exclusividade dos aparelhos topo de linha, atualmente elas são encontradas com alguma facilidade em modelos intermediários.  


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit. Seu novo celular pode ficar ainda mais barato aproveitando o cupom Americanas.

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!