Promobit
Promobit Explica

Teclado mecânico: como funciona e qual escolher para a sua jogatina

O Teclado mecânico é ideal para jogos e mais resistente que os tradicionais teclados de membrana. Eles também são recomendados para quem trabalha com grandes volumes de digitação.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os teclados mecânicos apresentam mecanismos separados de acionamento para cada tecla, o que na prática representa aumento da durabilidade e exatidão do teclado durante o uso em relação aos tradicionais teclados de membrana. Por esses motivos, os teclados que utilizam tal mecanismo são bastante procurados por gamers, profissionais de e-sports e até usuários com foco na produção de grandes volumes de texto, como escritores e jornalistas. 

Dentro da categoria dos teclados mecânicos existem singularidades que influenciam na usabilidade. Quer melhorar sua experiência ao jogar ou está em busca de um teclado mais duradouro e confortável? Acompanhe a leitura, pois neste artigo iremos falar um pouco mais sobre como funcionam os teclados com este mecanismo e qual a melhor forma de escolher um teclado mecânico para chamar de seu. 

O que é teclado mecânico

Diferente dos teclados de membrana, os teclados mecânicos são equipados em cada uma de suas teclas com um switch, um conjunto de acionamento de teclas com propulsor e mola próprios que apresentam melhor tempo de resposta e maior durabilidade. Somado ao sistema com molas individuais em cada tecla, alguns modelos de teclado mecânico contam com emissão de som a cada acionamento para que seja possível perceber que a tecla foi apertada. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Teclados mecânicos são projetados principalmente para prática de jogos e atividades que exigem maior sensibilidade no uso das teclas, fatores que os tornam mais caros que os teclados de membrana. O valor cobrado por esse tipo de teclado também varia de acordo com a qualidade do produto, logo quanto maior a demanda por uso profissional para a prática de games, por exemplo, maior será o preço cobrado. 

Além do valor, existem outras diferenças entre o teclado mecânico e o que funciona utilizando membranas. Os teclados de acionamento mecânico normalmente são maiores, menos discretos, mas com tempo de resposta muito menor quanto as teclas são apertadas. Outro diferencial é a possibilidade de personalização por meio da iluminação localizada embaixo das teclas. Em alguns modelos é possível configurar diferentes cores e tons e até o momento e quais regiões do teclados terão suas luzes acionadas durante a jogatina. 

Como escolher um teclado mecânico

teclado-mecanico-razer
Teclado mecânico Razer

Diante da dúvida sobre qual teclado mecânico escolher, podemos começar por entender as diferentes características dos switches, o mecanismo de acionamento de molas presente em cada tecla dos teclados mecânicos responsável por transformar a pressão feita pelo dedo sobre a tecla em impulso elétrico que será interpretado pelo computador como um comando. Ao analisarmos as características dos diferentes switches disponíveis é possível perceber que cada modelo pode ser mais ou menos vantajoso de acordo com o perfil do usuário. Então, vamos a eles:

Switches

São os switches de funcionamento mais simples entre os presentes nos teclados mecânicos. Neste mecanismo, quando a tecla é pressionada, a movimentação é linear até o fim do espaço disponível para que a tecla seja pressionada e após o final da trajetória o botão retorna à posição inicial. Nos teclados com switches lineares não existe nenhum aviso sonoro ou tátil que informe se a tecla foi acionada com eficiência. Os modelos mais conhecidos deste tipo de switches são Cherry MX Red e o Cherry MX Black

switch-linear
Switch linear com mola que retorna a tecla à posição inicial

Esta categoria de teclado mecânico é a mais próxima da experiência dos teclados de membrana e seu uso é recomendado para quem não joga games que exigem muita sensibilidade das teclas ou uso simultâneo de muitas delas, pois são teclas mais leves e a exatidão não é das melhores. Para quem trabalha com digitação ou digita com constância  talvez sinta alguma dificuldade com teclados de switches lineares e procurar teclados com digitação mais “dura” seja uma melhor opção.

Switches táteis sem click

Este tipo de Switch funciona de forma semelhante aos switches lineares, mas a grande diferença dos switches táteis está na presença de umbump, uma espécie de etapa intermediária no processo entre começar a empurrar a tecla e chegar ao final do seu trajeto, tornando possível saber se a tecla foi pressionada de forma eficaz. Por isso a denominação “tátil”. Esse tipo de teclado exige mais força do usuário e costuma ser aceito pela maioria dos que optam por teclados mecânicos. 

switch-tatil-sem-click
Switch com sensibilidade tátil

O bom funcionamento também para trabalhos com digitação com teclas menos leves, mas com melhor precisão que os modelos de switches lineares, faz deste tipo de teclado a porta de entrada para quem pretende migrar para os mecânicos sem passar por uma transição radical. Ao proporcionar boa experiência em jogos, no trabalho e por não possui emissão sonora como método de confirmação, os teclados de switches táteis costumam agradar uma grande parcela dos usuários. O principal modelo é o Cherry MX Brown.

Switches táteis com clique

A diferença entre os switches pode ser bem sensível, principalmente para os usuários menos aficionados. No caso do switch tátil com click, a única diferença está na presença da emissão sonora que, somada ao bump, servem como feedback ao usuário para confirmação sobre o acionamento das teclas. Fator essencial para muitos gamers, sendo, inclusive,  esse mecanismo o responsável pela expressão “barulho de teclado mecânico”. Os proprietários que prezam pela qualidade de digitação também serão bem servidos ao usar teclados com essa configuração.  

switch-tatil-com-click
Switch tátil com clique

A experiência em jogos é muito boa, principalmente para games que demandam clicks duplos, porém o barulho ao apertar cada tecla pode ser bastante incômodo para alguns usuários, o que torna o uso deste tipo de teclado pouco recomendado em ambientes de trabalho ou residenciais divididos com pessoas que não gostem do famoso barulho gerado a cada acionamento de botão.

Conclusão

Caso você nunca tenha usado um teclado mecânico e pretende sair dos teclados de membrana, mas não possui a digitação como prioridade, não joga games que demandam muita sensibilidade e uso de várias teclas ao mesmo tempo, os teclados mecânicos com switches lineares são uma boa opção. 

Mas se a digitação e precisão no acionamento das teclas forem prioridades para você, mas sem produzir muito barulho durante o uso, então deve-se optar pelos teclados com switches táteis. Agora se o que você busca é a melhor usabilidade gamer possível aliada ao melhor conforto durante a digitação, curto tempo de resposta, sensibilidade tátil e feedback sonoro, então certamente os teclados mecânicos táteis com clique devem ser a sua escolha.  


No Promobit você encontra games com ótimos preços para jogar no PC com seu teclado mecânico ou na tela da TV com seu console. A compra pode ficar ainda mais barata com o cupom Lojas Americanas.