Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Snapdragon 8 Gen 1 é o novo processador para celulares topo de linha: confira as novidades

A linha de processadores da marca também mudou de nome e o novo chip deve equipar smartphones lançados ainda em 2021.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Entre os entusiastas em tecnologia o processador do smartphone é um assunto sério e um fator que pesa na hora da compra. A Qualcomm, que é conhecida por seus chips Snapdragon, apresentou seu novo processador para smartphones topo de linha, o Snapdragon 8 Gen 1 que possui muitas novidades além do nome, sendo uma GPU ainda mais preparada para os futuros celulares e tecnologias que serão mais frequentes a cada dia, como o 5G,  Wi-Fi 6 e inteligência artificial.

Os primeiros smartphones com os novos chips ainda não possuem data oficial para chegarem ao mercado, mas o fato deve acontecer ainda em 2021, já que a Xiaomi já anunciou que o futuro Xiaomi 12 será um dos primeiros aparelhos a contar com os processadores da Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. Confira quais são as novidades da nova geração e chips que, em breve, vão estar nos smartphones.

Nova nomenclatura para os Chips da Qualcomm. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Até então os processadores para dispositivos mobile da Qualcomm eram divididos em linhas 800, 700, 600 e 400 e agora ficam diferidos em séries de um número único seguido pelo número da geração do chip. Logo o processador Snapdragon 8 Gen 1 pertence a linha 8 que substitui a linha 800 entre chips topo de linha, enquanto o Gen 1 indica que trata-se da primeira geração dos novos processadores.

Melhor qualidade em fotos e vídeos com 8K e HDR

O HDR já presente em muitos smartphones para a gravação de vídeos, agora a tecnologia que balanceia luzes e sombras será habilitada para gravações em resolução 8K, além de suportar gravar em 8K e fazer fotografias com 64 MP de forma simultânea com apenas um toque na tela. Outra aquisição é a tecnologia Snapdragon Sight presente no novo chip da Qualcomm que promete imagens de 18-bit em dispositivos móveis, algo inédito até então em smartphones e que deve resultar em arquivos com mais informação.

5G mais eficiente e Wi-Fi 6/6E

Suporte a conexão 5G não é necessariamente uma novidade, afinal, processadores atuais da Qualcomm da linha 800 já estão aptos às novas redes. Porém os novos chips são equipados com novos modems de rádio frequência capazes de conexões 5G  de até 10 Gbps. Já nas conexões Wi-fi oferece suporte as recentes Wi-fi 6 e 6E e quetambém estão presentes com velocidades de até 3,6 Gbps. 

Smartphones com telas 4K

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando o assunto é resolução de tela dos smartphones, a resolução mais comum atualmente é Full HD, com alguns modelos mais sofisticados, como Galaxy S21 Ultra, chegando a ter resolução Quad HD+ ou 2K. Porém, o que atualmente está restrito a apenas algumas TVs e monitores deve chegar em breve aos smartphones, a resolução 4K com taxa de atualização de 60 Hz.  Além disso, os usuários que preferem imagens mais fluidas ao invés de uma maior resolução, poderão encontrar aparelhos com telas de 144 Hz e resolução full HD graças ao novo chip.


O lugar para encontrar as melhores promoções de smartphones é aqui no Promobit. Aproveite o cupom Americanas ou cupom Submarino para economizar ainda mais.