Promobit
Promobit
Artigos

Será que o fogão Venax é bom? Conheça a marca e modelos

Produto nacional e econômico, mas reputação de marca baixa e assistência técnica deficiente… Será que o fogão Venax é bom ou é melhor optar por outro?

Será que o fogão Venax é bom? Conheça a marca e modelos

28 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O fogão é um item essencial na cozinha, tanto para fazer a comida do dia a dia quanto para nos ajudar em receitas elaboradas que escolhemos experimentar por lazer. Na hora de escolher um, percebemos que existem diversas marcas no mercado, então se torna interessante analisar uma a uma antes de realmente optar pela melhor. Como forma de contribuir para essa escolha, hoje analisamos se o fogão Venax é bom e se vale a pena optar por um.

Quer receber avisos sempre que aparecer Fogão Venax em promoção?

Sobre a Venax 

A Venax é uma empresa de eletrodomésticos sediada no Rio Grande do Sul e produz não só para o Brasil, mas também para mais de 40 países. São diversos produtos disponíveis, dentre eles fornos, itens de refrigeração, como adegas e cervejeiras, fogões dos mais diversos tipos (e inclusive linhas industriais) e até fogões a lenha.

Como são muitos modelos apresentados, especialmente neste artigo focaremos nos fogões domésticos, citando características gerais deles, sem destacar nenhum modelo específico da marca. Também analisaremos a reputação da marca com base nas informações do Reclame Aqui e consideraremos as opiniões dos usuários do Promobit sobre os modelos de fogões, que coletamos em comentários de ofertas.

Leia também: 
  • Melhores fogões 4 bocas para comprar
  • Melhores fogões 5 bocas para comprar
  • Melhores cooktops para comprar

Características dos fogões Venax 

Fogão à Gás Delplus Vitreo 4 Q Pink

Antes de falar sobre a reputação da marca e avaliações dos consumidores, apresentaremos características gerais dos fogões Venax. No geral, a Venax é bastante abrangente e consegue atingir diversos públicos: quem pretende ou mora sozinho, casais, pessoas que dividem o mesmo espaço, famílias etc.

Variedade de modelos, tipos e cores 

Independentemente da reputação da marca ou qualquer informação nesse sentido, é inegável que a Venax possui uma variedade de fogões. São modelos de 4, 5 ou 6 bocas, em aço esmaltado, mesa de inox ou mesa de vidro, sejam eles de piso, de embutir ou até portáteis e cooktops.

Além disso, no geral, eles têm um visual antigo e, se você preferir, tem modelos coloridos para escolher, como: amarelo, azul, branco, grafite, verde, vermelho, entre outras cores.

Economia a longo prazo 

Os cooktops e fogões da Venax possuem classificação energética A no Selo Procel, o que significa que são econômicos no quesito consumo de energia elétrica.

Marca tem site próprio, mas não é tão simples 

Uma das características que percebemos quando fomos avaliar a Venax é que ela possui dois sites: um funciona como se fosse um catálogo, com todos os produtos da marca, sejam eles fogões ou não. Nele, você consegue acessar cada produto facilmente e descobrir se há unidades em estoque, mas não ver o preço. Para comprá-los, há um botão escrito “Acesse nossa loja virtual”, e então você é redirecionado para o outro site, diretamente para a página inicial, e não para o produto que você deseja comprar. 

Embora isso não queira dizer nada sobre os fogões Venax em si, é algo que atrapalha a experiência do consumidor.

Afinal, o fogão Venax é bom? 

Fogão à Gás Venax da Vinci 4 Q Branco

Para começar, temos uma informação sobre a marca: a reputação no Reclame Aqui é ruim, com nota geral 5.1. Nem todas as reclamações estão respondidas e algumas, inclusive, estão lá há mais de dois meses. Além disso, o índice de solução dos problemas é de 64,3% e a nota geral das pessoas consumidoras é de 4.11, sendo que somente 25% das pessoas que tiveram problemas voltariam a fazer negócio com a empresa.

Apesar de nem todas essas reclamações estarem relacionadas a fogões especificamente, porque dizem respeito à marca no geral, 44,84% dos problemas que estão são sobre Fogão-Forno. Aliás, isso é algo que se confirma quando levamos em consideração os comentários dos usuários do Promobit sobre os fogões Venax: há queixas sobre a falta de assistência técnica e sobre a qualidade dos fogões, que não são duráveis.

Por isso, nossa resposta sobre se o fogão Venax é bom, por conta desses dados, é não. Para escolher fogões com mais custo-benefício e durabilidade, recomendamos a leitura do nosso texto de melhores fogões.


Agora que você já sabe se fogão Venox é bom, dê uma olhada nas nossas promoções de fogão, promoções de fogão 4 bocas e promoção de fogões 5 bocas para comprar o seu!

Veja também