Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Saldão de início de ano vale a pena mesmo?

Dados do Promobit respondem se saldão de início de ano vale a pena e quais categorias de produtos era melhor ter aproveitado no Natal do que agora.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

26 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Black Friday, Natal, início do ano… Existem várias datas sazonais que apresentam bons descontos para os consumidores. Por conta disso, às vezes fica difícil saber qual período devemos realmente aproveitar para fazer compras. Tentando responder parte dessa dúvida, apresentamos um estudo que responde se saldão de início de ano vale a pena realmente, se compararmos as promoções desse período com as recebidas no Natal.

Para este artigo, puxamos a quantidade de ofertas aprovadas entre os dias 01/12/2019 e 20/12/2019 (período mais óbvio para as pessoas fazerem compras de Natal) e comparamos com a quantidade aprovada entre 02/01/2020 a 20/01/2020 (período correspondente a um saldão de início de ano) de diversas categorias de produtos. Além disso, analisamos a quantidade de TOP Ofertas presentes em cada categoria (quando um produto está com o menor valor dos últimos seis meses). Quanto mais ofertas TOP, maior a vantagem de aproveitar para comprar produtos da categoria. Vamos ver os resultados. 

Quando é melhor aproveitar o Natal… 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pelo nosso estudo, reparamos que na maioria das vezes é melhor aproveitar o Natal do que o saldão de início de ano para fazer compras. É o caso, por exemplo, se você precisar comprar uma TV, pois de 01/12/2019 a 20/12/2019, 15,07% das promoções que apareceram do produto eram TOP Ofertas; já se considerarmos o período de saldão de início de ano, o número de TOP Ofertas de TV cai para 5,43%. 

Há outra discrepância quando percebemos a quantidade de TOP Ofertas de jogos de tabuleiro nos períodos, presente ideal para a criançada. Enquanto no período de compras de presentes de Natal 21,43% das ofertas do produto que apareceram eram TOP, durante os dias 02/01/2020 a 20/01/2020, nenhuma TOP Oferta de jogo de tabuleiro apareceu. 

Já se a sua ideia é trocar algum eletrodoméstico antigo, também é melhor fazer isso perto do Natal. Nesse período, no ano passado, 22,18% das ofertas que apareceram eram TOP, enquanto no período de saldão de início de ano, o número caiu para 7,69%. 

Por fim, podemos dizer o mesmo dos celulares: no período de compras de Natal, a quantidade de TOP Ofertas de smartphones em relação ao total de ofertas aprovadas foi de 13,41%, enquanto no período de saldão de início de ano o número caiu para 9,68%. 

De maneira geral, encontramos maior quantidade de ofertas e TOP Ofertas na época de Natal, mas existem três categorias específicas de produtos que recebem maior quantidade de ofertas no início do ano. Vamos conhecê-las agora. 

Quando o saldão de início de ano vale a pena… 

Existem três momentos em que o saldão de início de ano vale a pena: para comprar itens de moda e calçados masculinos, itens de moda e calçados femininos e fritadeiras elétricas. No período de saldão, 9,5% das promoções da primeira categoria que citamos eram TOP ofertas, contra 8,71% na época de Natal. Quando falamos em moda e calçados femininos, as TOP Ofertas no período de saldão representam 10,34% do total, contra 8,56% no período do Natal. 

Já quando falamos nas fritadeiras elétricas, é importante citar que aparece uma maior quantidade de promoções do produto no Natal, mas o preço não é tão vantajoso quanto no período de saldão de início de ano. Nessa época, a quantidade de TOP Ofertas em relação ao total aprovado é de 10%, enquanto no Natal esse número fica em 2.56%.  


Além de dados e análises, aqui no Promobit você encontra diversas promoções e cupons de desconto, como um cupom Americanas ou cupom Submarino. Use-os para economizar!