Promobit
Promobit Explica

Saiba como usar o aplicativo espião Cerberus

O aplicativo de segurança Cerberus consegue rastrear seu celular e apagar suas informações pessoais em caso de roubo

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

23 de jan de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Durante o programa Fantástico deste último domingo, 21, a equipe de reportagem da Globo utilizou um “aplicativo espião” para revelar o caminho percorrido por ladrões de celulares, após caírem na isca armada pela equipe e pelo repórter Giovani Grizotti.

Na reportagem, um aplicativo de segurança foi instalado nos celulares usados para chamar a atenção dos ladrões, tornando possível acompanhar bate-papos, áudios e vídeos dos bandidos, tirar fotos secretamente com sua câmera frontal e ainda ver a localização do aparelho pelo GPS, mesmo após o chip do aparelho ser trocado.

A reportagem deixou as pessoas curiosas para saber qual era, afinal, o aplicativo espião capaz de realizar todas essas funções e ajudar a recuperar um celular perdido e o Promobit traz a resposta para vocês: o nome do aplicativo espião é Cerberus.

O que é o Cerberus e o que ele é capaz de fazer?

O Cerberus é um aplicativo de segurança desenvolvido pela LSDroid que oferece diversas funcionalidades para proteger o usuário no caso de perda ou roubo do smartphone. Com ele é possível enviar comandos remotamente para o aparelho, por internet ou SMS, e bloquear o celular, saber se um novo chip for inserido, iniciar um alarme sonoro, apagar os dados internos, acessar o GPS, tirar fotos e até mesmo gravar vídeos, entre outras opções.

O aplicativo espião ainda é capaz de informar dados sobre o celular, como em qual rede wifi ele está conectado, a porcentagem de bateria e o número do chip configurado no aparelho.

Essas ferramentas oferecidas pelo Cerberus podem ser utilizadas para você recuperar seu celular e manter suas informações pessoais protegidas.

Como instalar o Cerberus?

cerberus

O Cerberus está disponível apenas para celulares Android. Você pode fazer o download do aplicativo na Play Store do Google. Para ter acesso as suas funcionalidades após o período de teste, é necessário pagar uma taxa de R$ 20,00 por ano.

O que fazer se meu celular for roubado?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que você não deve, em hipótese alguma, ir atrás do bandido sozinho, mesmo que aplicativos de segurança como o Cerberus passem a localização do celular furtado.

Assim que possível, acesse o Cerberus ou outro aplicativo de segurança para apagar suas informações pessoais do dispositivo e faça um BO em uma delegacia da polícia. Caso os policiais não consigam recuperar seu celular, liga na sua operadora e peça para bloquear o IMEI do aparelho, que funciona como uma espécie de “RG” do seu celular, fazendo com que ele não seja mais capaz de realizar ou receber ligações. Vale lembrar, no entanto, que com o IMEI bloqueado ainda é possível acessar aplicativos e redes wifi, por isso a importância de apagar os dados pessoais.

Como saber o IMEI do meu aparelho?

usando smartphone a noite

Você pode encontrar o número IMEI na caixa de seu aparelho, próxima ao código de barras.

É possível ainda, se você estiver com o aparelho em mãos, digitar o código *#06# no aplicativo de ligações para visualizar o código na própria tela do celular.

Outros aplicativos de segurança:

Google Find My Device

O aplicativo de segurança do Google rastreia celulares Android, oferece a possibilidade de fazer o celular tocar em volume alto e de ser controlado remotamente, bloqueando a tela ou apagando os dados internos. Não é tão completo quanto o Cerberus, mas é gratuito.

Wemp Locator

O Wemp é um aplicativo de segurança gratuito para celulares Android que permite o back up de dados e avisa quando o usuário estiver entrando em uma área que apresenta uma taxa elevada de roubos de celular.

Buscar iPhone

Parece celulares iOS, a Apple oferece o dispositivo Buscar iPhone e também um acesso remoto pelo iCloud. Ele apresenta funções similares ao Find My Phone e permite que os dados do celular sejam apagados remotamente.