Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Saiba como escolher o ferro de passar ideal para você

Embora seja possível encontrar uma grande variedade de modelos no mercado, não existe segredo para saber como escolher ferro de passar. Veja como!

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

3 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você já cansou de ter que sair de casa com a roupa amarrotada porque não teve tempo para passá-las? Enquanto ainda não inventaram um produto para desamassar roupas de forma instantânea, o bom e clássico ferro de passar ainda é a opção mais adequada.

Na hora de comprar um ferro de passar, você vai encontrar uma série de modelos, de marcas diferentes e com funcionalidades que podem até chamar a atenção, mas que talvez não sejam tão úteis para seu caso ou, ainda, podem danificar a peça se não for utilizado corretamente. Indispensável para quem não pode sair de casa com a roupa amarrotada e gosta de ter sempre uma aprência impecável, aqui você vai saber como escolher ferro de passar.

Tipos de ferro de passar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ferro a seco

O ferro a seco é um dos modelos mais comuns de ferro de passar. Seu funcionamento é como o de qualquer outro, basta ligá-lo na tomada e aguardar a base aquecer para utilizá-lo. Sua principal diferença está na ausência do reservatório de água, porém é possível combinar seu uso com um borrifador de água para amaciar as roupas enquanto as estiver passando.

Tecidos mais grossos, como é o caso do jeans, acabam sendo mais difíceis de passar com um ferro a seco. Por outro lado, em tecidos mais delicados, como seda, seu uso é mais recomendado uma vez que o vapor pode manchar as peças.

Ferro a vapor

Já o ferro a vapor é ideal para tecidos mais grossos, por ser capaz de desamassar mais facilmente tecidos como linho e jeans. O vapor ajuda a deixar as fibras da roupa mais macias, assim o calor da base consegue deixá-las esticadas com maior facilidade. Esse modelo possui um reservatório de água, que precisa ser reabastecia e apresenta uma grande vantagem para quem gosta de economizar: o ferro a vapor consome menos energia.

Além desses dois, também existem modelos menores para viagem, para quem precisa ter sempre um ferro fácil de carregar onde quer que esteja. Também é possível encontrar alguns modelos de ferro de passar com a função desligamento automático, que é uma medida de segurança para os mais descuidados, como também ajuda a economizar energia.

Outro ainda contam com sistema de auto limpeza, assim você não precisa se preocupar com as saídas de vapor, que podem entupir caso você não as limpe regularmente. Além disso, modelos com cabo maior também são mais indicados para quem procura mais liberdade de movimento na hora de passar as roupas.

Como escolher ferro de passar?

Para saber como escolher ferro de passar ideal, é importante prestar atenção em algumas características, como o tipo (a seco ou a vapor), o material da base e em qual tipo de tecido ele será utilizado.

Uma vez que a base é a parte principal para desamassar as roupas, essa é também um dos pontos principais na hora de escolher o melhor ferro de passar para o seu caso. Modelos mais em conta possuem base de alumínio polido, mas o deslizamento dele sobre as peças não é tão eficiente quanto base feitas de outros materiais. Além disso, bases de alumínio polido tendem a danificar estampas e outros detalhes, que acabam derretendo e fazendo a maior sujeira.

Outros modelos possuem base em cerâmica, teflon ou durillium, que são materiais antiaderentes e proporcionam uma distribuição uniforme do calor sobre as peças. Além de deslizar mais facilmente e não danificar roupas estampadas.

Por último, seja qual for sua escolha, você pode utilizar algum produto apropriado para umedecer a roupa e, assim, facilitar o processo de deslizamento do ferro sobre a peça, principalmente as de tecido mais grosso como calças jeans.


Se você chegou até aqui, então já sabe como escolher ferro de passar, então por que não aproveitar as ofertas de eletroportáteis no Promobit? Com um cupom Americanas ou cupom Submarino você paga mais barato nas suas compras.